Iníco / Alimentação e Saúde / 13 dicas de sobrevivência para crises financeiras

13 dicas de sobrevivência para crises financeiras

great-depression

Um dia você acorda e descobre que está desempregado. Busca por meses uma recolocação mas simplesmente não há mais vagas. Vai ao mercado e se assusta com o preço de itens que antes eram muito baratos… E agora? Como pagar contas e comprar provisões para nossa família? Para responder esta pergunta,  hoje compilamos algumas dicas simples e que foram utilizadas por pessoas que passaram por grandes crises financeiras.

O que podemos aprender com aqueles que passaram por cenários econômicos ruins?

1. Reutilize tudo

(Image via)

Hoje temos a conduta de jogar itens fora muito rapidamente. Em uma situação de crise financeira cada item (mesmo que velho, rasgado ou quebrado) deve ser considerado como um recurso em potencial. Uma camisa velha e rasgada pode ser um novo pano de chão, um equipamento eletrônico pode ter peças úteis para outras finalidades e assim por diante.

2. Use misturas para aproveitar a carne por mais tempo

lentils as meat extender

A carne geralmente é o item mais caro em um cenário de crise econômica, então deve ser poupada e gerenciada com sabedoria. Ao comer suas refeições, preencha-as com muitos grãos como arroz, feijão ou até mesmo lentilhas, que lhe deixarão satisfeito mais rapidamente e evitarão que você consuma mais carne do que precisa.

3. Aprenda a fabricar itens de higiene

diy homemade soap

Hoje pode parecer um absurdo, mas itens de higiene e cosméticos são considerados luxo quando a crise financeira é severa. Para evitar gastos com este tipo de itens é importante aprender a fabricá-los.  Sabão, shampoo e pasta de dente podem ser fabricados por uma fração do valor do produto industrializado.

4. Não pague por nada que você possa fazer sozinho

oil change supplies

Atualmente é muito comum terceirizar serviços para evitar o incômodo de ter de fazê-los. Chamamos o eletricista para resolver um curto circuito em casa, o encanador para desentupir a pia, levamos o carro para trocar o óleo… Aprenda a lidar com as tarefas de limpeza e reparos básicos, isso pode fazer você economizar muito.

5. Cultive vegetais e ervas

grow your own herbs and vegetables

Já comentamos muito sobre a importância de plantar sua própria comida aqui no portal, porém sempre é importante enfatizar. Tudo aquilo que você conseguir plantar, será algo a menos para ser comprado. Temperos, vegetais, frutas… Qualquer tipo de cultivo pode lhe ajudar.

 

6. Compre itens genéricos se puder

generic vs name brand

De roupas a desinfetantes, nomes e marcas caras nem sempre são sinônimos de qualidade. Faça sua pesquisa e sempre que possível, compre itens genéricos.

7. Só um pouco já resolve

soap in hand

Acredite ou não, a maioria de nós usa MUITO mais shampoo, sabão ou detergente do que precisamos. Em vez de encher sua mão ou entupir sua escova de dentes, lembre-se que “só um pouco já resolve”.

8. Limpe com vinagre

cleaning with vinegar

Vinagre é um produto de limpeza maravilhoso e natural, podendo ser usado para limpar janelas, espelhos e desodorizar encanamentos. Sendo mais barato do que a maioria dos desinfetantes e produtos de limpeza, vale a pena pesquisar sobre o potencial deste item.

9. Aprenda a costurar e reparar suas próprias roupas

mend your own clothes

Costurar suas roupas poderá lhe salvar uma boa quantia de dinheiro. Botões que caem, zíperes que param de funcionar, tudo isso pode ser arrumado com apenas um pouco de conhecimento e materiais.

10. Reutilize Potes

reuse butter tubs

Potes como os de margarina, sorte e semelhantes podem ser limpos e reusados para uma série de propósitos diferentes. Isso já é uma prática muito comum entre nós brasileiros, porém sempre é interessante lembrar desta dica antes de jogar aquele pote recém vazio fora.

11. Crie seus animais para comer

raising backyard chickens

Se você mora em um apartamento no meio do centro urbano talvez isso seja inviável, mas para aqueles que moram em residências, sempre é possível criar alguns animais como fonte de comida. Coelhos e codornas são silenciosas e não incomodarão seus vizinhos, por exemplo.

12.Aprenda a guardar e preservar sua comida

canning food for long term storage

Criar compotas com frutas, guardar a carne em potes de banha, armazenar grãos em garrafas seladas… Tudo isso ajuda a evitar o desperdício. Lembre-se que em uma situação de crise a última coisa que você quer é ter de jogar comida estragada fora.

13. Aproveite o tempo junto à família

great depression family

Uma das coisas que sempre podemos admirar em pessoas mais velhas e que passaram por dificuldades é que elas se aproximaram muito de sua família durante estes períodos. Tempos difíceis são a forma mais fácil de criar vínculos fortes entre nossos familiares, visto que todos estão unidos e lutando pela mesma causa. Isso pode parecer um conselho óbvio, mas em um mundo onde todos estão cada vez mais distantes, pode servir de um pequeno lembrete.

Quais outras dicas você possui e que podem ajudar alguém que está passando por uma crise financeira?

Texto inspirado na postagem do site SurvivalLife

13 dicas de sobrevivência para crises financeiras

Compartilhar isso:

Sobre Max Rangel

Servo do Eterno, Casado com Arlete Vieira, Pai de 2 filhas, Analista de Sistemas, Fundador e Colunista do site www.religiaopura.com.br.

Além disso, veja também:

Inteligência Artificial: Agenda Trans-humanismo

Relacionado

PASTOR ADVENTISTA FALA SOBRE OBELISCO

Relacionado

Deixe uma resposta