Iníco / Farsas e Conspirações / 7 coisas que você vai perder em um desastre de longo termo

7 coisas que você vai perder em um desastre de longo termo

10-26-13sandy

Quando planejando para desastres a maioria das pessoas não toma tempo para realmente entender as ameaças que vão enfrentar. Isso é um problema, pois o único jeito de começar a lidar com os possíveis danos é ter consciência das ameaças.

Claro que muitos perigos serão diferentes para cada pessoa devido às diferenças de região, níveis de preparação e até estilos de vida, mas alguns pontos podem ser generalizados para todos.

Sem água nos encanamentos

Water Treatment Plant

Enquanto muitos preparadores entendem a necessidade de possuir uma fonte de água confiável, eu não acho que muitos entendam realmente como é perder a sua água por um período de tempo estendido. Se o sistema de distribuição de água ficar comprometido, você não precisará apenas de água potável mas também para lavar a louça, tomar banho e prover todas as suas necessidades de higiene.

Sem energia elétrica

Power Lines

Se você acredita que está pronto para enfrentar uma falta de energia extendida, pense novamente. Em uma pesquisa recente feita nos EUA, 90% dos cidadãos admitiram que provavelmente morreriam em duas semanas se tivessem que lidar com um colapso do sistema de energia elétrica no país. Enquanto estes números podem parecer meio chocantes, eles não devem estar muito longe da verdade.

Pense. Nós vivemos em um mundo que se tornou completamente dependente da eletricidade, quase tudo que fazemos de forma direta ou indireta depende de energia. Das luzes e televisão da nossa casa até serviços mais críticos como aparelhos hospitalares ou semelhantes, perder a eletricidade por muito tempo mudaria completamente a vida como conhecemos hoje.

Sem computadores ou internet

Computer Network

Não é apenas a falta de emails ou Facebook que teremos de enfrentar. Atualmente muito da logística de distribuição de recursos, aprendizagem, economia e interações sociais são dependentes de alguma forma da Internet e outros serviços de rede.

Muitos confiam que o acervo de conteúdo encontrado na internet sempre estará disponível, mas não é bem assim. Aquele vídeo que você viu com uma técnica que poderia lhe ajudar muito não poderá mais ser acessado.

Da distribuição de comida para os mercados até o manejo de suas contas bancárias e registros médicos, se a rede cair ou enfrentarmos algo como pulsos eletromagnéticos ou até mesmo ataques cibernéticos, estaremos muito encrencados.

Sem telefones, emails e Facebook

cellphones

Já falamos sobre a questão da internet, mas aqui também devemos falar da comunicação. A forma como nos comunicamos hoje é completamente insustentável em uma crise de longa duração.

Estamos acostumados a enviar e receber mensagens quase que instantaneamente, o que definitivamente não aconteceria em um desastre. Se você ainda não tem pontos de referência ou sistemas de comunicação de emergência estabelecidos com sua família ou grupo, isso deve estar no topo da sua lista de prioridades.

Sem comércio eletrônico e cartões

Bank Cards

Muitos preparadores pensam que dinheiro irá se tornar inútil em um colapso econômico, mas durante as primeiras fases de qualquer desastre ou colapso pode ser um dos itens mais importantes para carregar. Você pode até saber que após uma quebra do sistema o dinheiro logo não terá valor, porém as pessoas não preparadas ainda não.

Durante colapsos relativamente pequenos como furacões ou tempestades que derrubam a energia elétrica, o comércio eletrônico como cartões de crédito e caixas automáticos são os primeiros a parar de funcionar. Isso significa que há uma possibilidade de você perder tudo o que estiver em sua conta bancária por simples incapacidade de acessá-la.

Sem transporte público

Evacuating during a disaster by foot

Se você olhar para os desastres de curto período como o furacão Katrina ou até mesmo o desastre de Mariana, você já terá uma noção bem clara de quão despreparadas as pessoas em áreas urbanas estão para sobreviver. Durante estes desastres as pessoas que dependiam de transportes públicos ficaram presas nas zonas de perigo pois não tinham habilidades ou planos de deixar a região por conta própria.

Sem transporte pessoal

People trying to get gas during a disaster

Eu sempre digo para as pessoas que não é bom deixar o tanque de gasolina do carro abaixar mais do que a metade. Quando as coisas desandarem você precisará de uma forma de fugir e não poderá se preocupar em parar para abastecer.

Acha que é algo muito forçado? Assim que o furacão Katrina se aproximou da cidade os postos de gasolina ficaram secos de combustível em poucas horas. Os postos que ainda tinham algo armazenado começaram a racionar, limitando para 5 litros de gasolina por cliente – e gerando filas de horas.

Como descobrir as ameças que você enfrentará durante um desastre?

Esta lista é feita para te deixar pensando. Para realmente ficar preparado você precisa fazer uma análise de cenário, é ela quem lhe dará a habilidade de identificar cada aspecto que pode mostrar-se perigoso à sua volta.

Já falamos sobre a análise de cenário nesta postagem (clique aqui).

Traduzido e complementado do blog OffGridSurvival.

7 coisas que você vai perder em um desastre de longo termo

Compartilhar isso:

Sobre Max Rangel

Servo do Eterno, Casado com Arlete Vieira, Pai de 2 filhas, Analista de Sistemas, Fundador e Colunista do site www.religiaopura.com.br.

Além disso, veja também:

VOCÊ É O CULPADO! – Libertar.in

Relacionado

Inteligência Artificial: Agenda Trans-humanismo

Relacionado

Deixe uma resposta