A Crença dos Escritores da Bíblia na Terra Plana

Resultado de imagem para terra plana

por Adrian Swindler

Todas as seitas cristãs reconhecem a Bíblia como a principal fonte de revelação. Este material compilado foi supostamente inspirado por Deus e escrito por autores escolhidos para revelar a ele e sua vontade ao homem.

A Bíblia, então, é o fundamento da religião cristã. Para os fundamentalistas cristãos que acreditam na inspiração verbal, a Bíblia é um fundamento infalível. Eles afirmam que “o Espírito Santo dominou e guiou as mentes e canetas dos que escreveram (a Bíblia) a ponto de tornar seus escritos livres de todo e qualquer tipo de erros, sejam erros de história ou cronologia ou botânica ou biologia ou astronomia, ou erros quanto à verdade moral e espiritual pertencente a Deus ou ao homem, no tempo ou na eternidade ”(Wilbur F. Tillett,“ Os Elementos Divinos na Bíblia ”, O Comentário Bíblico de Abingdon).

Apesar da óbvia sinceridade daqueles que assim veem a Bíblia, a doutrina da inerrância não tem base no fato. Que a Bíblia contém erros em todas as áreas mencionadas pelo Sr. Till é uma verdade amplamente reconhecida por estudiosos da Bíblia respeitáveis. Um dos erros científicos mais consistentes que os escritores da Bíblia fizeram preocupou-se com a concepção errônea da forma da Terra. No Salmo 24: 2, por exemplo, foi dito que “o mundo e tudo o que nele pertence pertencem ao Senhor; a terra e todos os que vivem nela são dele. Ele construiu nas águas profundas abaixo da terra e colocou suas fundações nas profundezas do oceano ”(GNB).

Esta passagem e outras semelhantes na Bíblia não fazem sentido até que sejam interpretadas em termos da antiga concepção hebraica do mundo, conforme representado nas ilustrações gráficas da página seguinte, publicadas na New American Bible e no The Interpreter’s Dictionary of the Bíblia. (Semelhantes aparecem em outros dicionários da Bíblia.) Se você estudar os gráficos e depois ler a citação acima novamente, o significado do salmista se tornará bem claro. Ele achava que a terra repousava em fundações ou pilares que Deus havia colocado nas profundezas do oceano. Escusado será dizer que a ciência moderna sabe melhor.

Aqui estão apenas algumas das muitas outras passagens que provam que os escritores da Bíblia ignoravam a forma esférica da Terra:

Daniel 4: 7-8: “Eu vi uma árvore de grande altura no centro do mundo. Era grande e forte, com seu topo tocando os céus, e podia ser visto das extremidades da terra. ”Este foi um sonho inspirado, mas transmite um conceito de terra plana, porque não importava quão alta fosse uma árvore ser, as pessoas do outro lado de uma terra esférica não poderiam ver isto.

Mateus 4: 8, “O diabo o levou (Jesus) a um monte muito alto e mostrou perante ele todos os reinos do mundo em sua magnificência …” A única razão plausível para a “montanha muito alta” era que a altitude seria tornar possível ver até os confins da terra. Somente em uma terra plana isso seria remotamente possível, de modo que os escritores do Novo Testamento eram tão ignorantes quanto o Velho.

Em Gênesis 11: 4, o povo queria construir uma torre para o céu. Se você olhar para os gráficos acima, você pode ver seu conceito de corpos celestes sob a cúpula, não muito longe. Presumivelmente, o Senhor temia que eles pudessem realizar seu plano, então ele os fez falar várias línguas. É claro que essa não é a razão pela qual as pessoas falam idiomas diferentes, mas nada é fantástico demais para o ignorante acreditar.

As seguintes referências mostram que os escritores da Bíblia achavam que havia água acima de uma sólida cúpula com comportas (veja os gráficos novamente) que poderiam ser abertas para fazer chover:

Jó 38:22: “Você entrou no armazém da neve e viu o tesouro do granizo?” Observe os itens dois e três no gráfico do Dicionário do Intérprete, e o significado pretendido dessa afirmação fica bem claro.

Salmo 104: 3, 13: “Você estende os céus como uma tenda, você constrói seu palácio nas águas acima … Você rega as montanhas de seu palácio.” Aqui Deus habita em um palácio acima das águas sobre o firmamento ou cúpula. Para regar as montanhas, ele abre as comportas. Bastante não científica!

Gênesis 1: 6-7: “Haja uma cúpula para dividir a água e mantê-la em dois lugares separados… e foi feito. Então Deus fez uma cúpula, e separou a água debaixo dela da água acima dela. ”Assim, o NAB e o Dicionário da Bíblia do Intérprete estão bastante corretos em suas representações gráficas do que os escritores da Bíblia acreditavam e ensinavam. Quantos de vocês leitores acreditam que a terra é plana? A Bíblia ensina que é!

Os fundamentalistas cristãos usaram várias escrituras para tentar provar que os escritores da Bíblia sabiam que a Terra era redonda. Desde que eu já mostrei que esses escritores achavam que a Terra é plana, se alguns versículos realmente ensinam que ela é redonda, então há uma contradição na Bíblia e os fundamentalistas perdem de qualquer maneira.

Jó 38: 13-14 é algumas vezes citado como um texto da Terra Redonda: “Ordenaste a manhã desde os teus dias; e fez com que a manjedoura conhecesse o seu lugar; para que tomasse posse dos confins da terra, para que os ímpios pudessem ser expulsos dela? É transformado em argila para o selo; e afirmam que a declaração sobre a terra “girando (como) para o selo” era uma referência à rotação da Terra, mas essa passagem não tem nada a ver com movimento. A palavra usada era haphak, que significava “converter, mudar ou deixar claro”. É a mesma palavra que foi usada em Êxodo 7 em referência à vara de Arão transformando-se em uma serpente e as águas do Egito se transformando em sangue, então, em vez de a palavra significado girar no sentido de movimento, significava mudar no sentido de mudar. A GNB esclarece o significado em Jó 38:14: “A luz do dia faz com que as colinas e vales se destaquem como as dobras de uma vestimenta, clara como a marca de uma foca no barro.” Assim, longe de ensinar a revolução da terra, isso era meramente uma referência aos efeitos da luz do sol no manhã. Note também que a KJV se refere aqui aos “confins da terra”. Isto indicaria uma terra plana, já que não há extremidades para um globo.

Jó 26: 7 também foi citado como prova de que o escritor deste livro sabia que a Terra era uma esfera: “Ele estende o norte sobre o lugar vazio e pendura a terra sobre o nada”. Uma nota de rodapé NAB neste versículo diz: “O Norte: usado aqui como sinônimo do firmamento, cf. É. 14:13 ”(ênfase inserida). Assim, lemos: “Ele estende a cúpula (firmamento) sobre o espaço vazio”. Em outras palavras, a cúpula não tinha suporte no meio. A referência em Isaías 14:13 diz: “Você (o Rei da Babilônia) estava determinado a subir ao céu e colocar seu trono acima das estrelas mais altas (veja os gráficos). Você pensou que se sentaria como um rei naquela montanha no norte, onde os deuses se reúnem. ”O“ norte ”era de fato usado como sinônimo dos céus ou firmamento,

“Ele … pendura a terra sobre nada” simplesmente expressou uma crença hebraica de que a terra plana, embora apoiada por pilares, não ficava nas costas de Atlas ou de uma tartaruga ou de um elefante, como seus vizinhos pagãos acreditavam. Neste trabalho estava certo, mas não porque ele estava inspirado; caso contrário, ele não teria dito no mesmo contexto: “Os pilares dos céus tremem (veja os gráficos) e ficam atordoados com sua repreensão estrondosa” (26:11). Ele pensou que o trovão era a voz de Deus!

Os fundamentalistas usam Isaías 40:22 para argumentar que a rotundidade da Terra era conhecida do escritor: “É ele (Deus) que está sentado no círculo da terra, e seus habitantes são como gafanhotos; que estende os céus como uma cortina e os espalha como uma tenda para habitar. ”Eles entendem mal a primeira metade do verso, que é esclarecida pela colocação do“ trono de Deus ”no gráfico da NAB, e eles evitam o segundo tempo. O NAB nos dá uma tradução adequada do versículo: “Ele está sentado no trono acima da abóbada (cúpula) da terra…. Ele estende os céus como um véu, estendendo-os como uma tenda para habitar ”. Veja as ilustrações gráficas novamente e verifique o conceito hebraico de firmamento, conforme explicado em Eerdmans e em outros dicionários confiáveis ​​da Bíblia.

Os hebreus foram inspirados por nada mais que suas motivações políticas e religiosas. Assim, ignorando os fatos científicos, eles pensavam que a Terra era plana, que as pessoas doentes eram possuídas por demônios e que essencialmente tudo era causado por deuses ou demônios. Infelizmente, muitas pessoas ainda são tão ignorantes quanto.
Artigo escrito por Adrian Swindler.

Sobre Max Rangel

Servo do Eterno, Casado, Pai de 2 filhas, Analista de Sistemas, Fundador e Colunista do site www.religiaopura.com.br.

Além disso, veja também:

EXAMINE TUDO, RETENHA O QUE FOR BOM: Documentários da Alcyon Plêiades contêm verdades preciosas…

…Ainda que não concordemos com todos os detalhes de suas crenças, há informações importantíssimas no …

E O PORCO AGRADECE – A Destruição do Impuro. Será que podemos comer qualquer coisa?

Um Comentário

  1. Se vc não crer na Bíblia como sendo uma Palavra Fiel e Verdadeira então não crer e Deus como O Deus Eterno e Criador!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.