Iníco / Alimentação e Saúde / A realidade de quem vive com depressão: “Ou pede ajuda, ou se suicida”

A realidade de quem vive com depressão: “Ou pede ajuda, ou se suicida”

A atriz e diretora Katarzyna Napiórkowska produziu impactantes vídeos que mostram vida com depressão e dá dicas de como conviver com alguém depressivo.

A depressão é uma doença devastadora, mas que não é levada a sério por muitos. Quantas vezes já escutou a frase “isso é frescura” quando alguém toca nesse assunto? Pensando nisso, a atriz, diretora, fotógrafa e vlogueira  Katarzyna Napiórkowska produziu um vídeo impactante mostrando como é a vida de quem sofre com depressão.

Depressão não é invenção ou desculpa, é uma doença que pode causar morte

Depressão não é invenção ou desculpa, é uma doença que pode causar morte.

Em “Living with depression” (ou Vivendo com depressão, em português), uma jovem descreve todo o processo de desenvolvimento da doença, seus sentimentos e atitudes. É uma tentativa de mostrar como a doença realmente afeta o dia a dia da pessoa e a transforma.

Com o tempo a situação só piora e as mínimas coisas se tornam grandes problemas

Com o tempo a situação só piora e as mínimas coisas se tornam grandes problemas.

Vivendo com depressão (Legendado)

O vídeo original teve mais de 1,5 milhão de visualizações e foi compartilhado diversas vezes nas redes sociais. O seu complemento, outro vídeo intitulado de “Living with a depressed person” (Vivendo com uma pessoa depressiva, em português), veio alguns dias depois. Nele, Kat conta que nunca teve depressão, mas que já conviveu com muitas pessoas depressivas e deixa claro que o passo mais importante é pedir ajuda médica.

“Não, eu nunca tive depressão, não estou na posição de dar nenhum conselho, mas já convivi com muitas pessoas nessa situação. A depressão não é uma escolha, são reações químicas que acontecem no cérebro e ninguém consegue controlar isso.”, explica Kat.

Chega uma hora que a pessoa com depressão só tem duas saídas: procurar ajuda ou tentar o suicídio

Chega uma hora que a pessoa com depressão só tem duas saídas: procurar ajuda ou tentar o suicídio.

As principais dicas dadas Katarzyna para quem convive com pessoas depressivas são:

1. Nunca diga coisas do tipo “não entendo porque está reclamando” ou “não sei do que você precisa”. Isso nunca ajuda e quem tem depressão não pode se sentir envergonhado ou culpado.

2. Não se torne superprotetor. Se a pessoa não quiser conversar sobre o problema, dê espaço para ela respirar. Volte depois de um tempo e apenas mostre que você está ali para qualquer coisa.

Dê espaço para quem tem depressão respirar, mas mostre que você está sempre por perto

Dê espaço para quem tem depressão respirar, mas mostre que você está sempre por perto.

3. Encoraje quem tem depressão a procurar um especialista. Um tratamento apropriado é o que mais ajuda.

4. Saiba que a convivência é muito complicada e que você terá que ter paciência e força. Muitas vezes não é a pessoa que está falando, mas sim a doença. Não crie muitas expectativas.

Para mais dicas e depoimentos, veja o vídeo em inglês.

FONTE: http://saude.ig.com.br/

Comentário: A depressão não é uma escolha, são reações químicas que acontecem no cérebro e ninguém consegue controlar isso.

“Fiquei desconcertado, encurvei-me ao máximo; o dia inteiro tenho andado entristecido.” — Salmo 38:6.

O QUE OS ESPECIALISTAS DIZEM

Todas as pessoas se sentem deprimidas de vez em quando, mas a depressão clínica é um distúrbio debilitante contínuo que interfere no dia a dia da pessoa. Nem todos os especialistas concordam no que é tristeza “normal” e no que é “distúrbio”. Mas, sem dúvida, algumas pessoas têm sentimentos negativos profundos, às vezes acompanhados de excessivo sentimento de culpa e de inutilidade.

O QUE A BÍBLIA DIZ

A Bíblia menciona muitos homens e mulheres que tiveram sentimentos negativos. Por exemplo, Ana sentiu-se “amargurada de alma” — uma expressão que pode ser vertida como ‘aflita’ e ‘muito triste’. (1 Samuel 1:10) Certa ocasião, o profeta Elias ficou tão triste a ponto de pedir ao Eterno Deus que tirasse sua vida. — 1 Reis 19:4.

Os cristãos do primeiro século foram instruídos a ‘falar consoladoramente às almas deprimidas’. (1 Tessalonicenses 5:14) De acordo com uma obra de referência, o termo “almas deprimidas” pode se referir àqueles “que são temporariamente vencidos pelo estresse da vida”. Tudo indica que até mesmo homens e mulheres fiéis do passado às vezes se sentiam deprimidos.

A pessoa é culpada de ter depressão?

“Toda a criação junta persiste em gemer e junta está em dores até agora.” — Romanos 8:22.

O QUE A BÍBLIA DIZ

A Bíblia ensina que as doenças são resultado da rebelião do primeiro casal humano. Por exemplo, Salmo 51:5 declara: “Em erro fui dado à luz com dores de parto, e em pecado me concebeu minha mãe.” Romanos 5:12 explica que “por intermédio de um só homem [Adão] entrou o pecado no mundo, e a morte por intermédio do pecado, e assim a morte se espalhou a todos os homens, porque todos tinham pecado”. Por termos herdado a imperfeição de Adão, todos nós estamos sujeitos a doenças físicas e emocionais. Por isso, “toda a criação junta persiste em gemer e junta está em dores”. (Romanos 8:22) Mas a Bíblia também dá uma esperança que nenhum médico pode dar — a de um novo mundo pacífico, prometido por Deus, onde não haverá mais doenças nem distúrbios, incluindo a depressão. — Revelação (Apocalipse) 21:4.

Como você pode lidar com a depressão?

“Perto está YHWH dos que têm coração quebrantado; e salva os que têm espírito esmagado.” — Salmo 34:18.

POR QUE ISSO DEVERIA INTERESSAR VOCÊ?

Nem sempre você pode controlar as circunstâncias, e coisas ruins acabam lhe afetando. (Eclesiastes 9:11, 12) Mas você pode tomar medidas práticas para não ser dominado por sentimentos negativos.

O QUE A BÍBLIA DIZ

A Bíblia reconhece que os doentes precisam de médico. (Lucas 5:31) Então, se você sofre de um debilitante transtorno de humor, não há nada de errado em procurar ajuda médica. A Bíblia também enfatiza a importância da oração. Por exemplo, Salmo 55:22 diz: “Lança teu fardo sobre o próprio YHWH, e Ele mesmo te susterá. Nunca permitirá que o justo seja abalado.” Os benefícios da oração não são imaginários; são reais. Quando oramos, nos comunicamos com o Eterno Deus, que está ‘perto dos que têm coração quebrantado’. — Salmo 34:18.

Abrir-se com um amigo íntimo também pode ser de ajuda. (Provérbios 17:17)

Compartilhar isso:

Sobre Max Rangel

Servo do Eterno, Casado com Arlete Vieira, Pai de 2 filhas, Analista de Sistemas, Fundador e Colunista do site www.religiaopura.com.br.

Além disso, veja também:

Sandoval, o mendigo que pregou aos jovens de nossa igreja…

…Falou melhor que todos os pastores que já passaram por lá juntos! Relacionado

Expressões da Sabedoria do Criador na natureza Com mau humor, ninguém vê, ninguém compreende!

Relacionado

Deixe uma resposta