Iníco / Artigos / A Verdade Acima de Tudo: Do Deus Único para o Deus Trino

A Verdade Acima de Tudo: Do Deus Único para o Deus Trino

Nos últimos dias, tem sido levantada uma calorosa discussão sobre a Doutrina da Trindade. De um lado, os membros (“leigos”) acusando a liderança da igreja de ter apostatado da verdade por ter ido buscar essa doutrina na Igreja Católica. De outro lado, a liderança da Igreja procurando provar que os pioneiros eram semi-arianos e que a Doutrina da Trindade foi revelada por Deus de forma progressiva para preservar a unidade da Igreja.Diante deste debate, surgem alguns questionamentos quanto ao assunto em discussão, entre estes questionamentos, podemos destacar:

  • Teria a Igreja Adventista do Sétimo Dia em algum momento de sua história sido não trinitariana?
  • Se isso aconteceu, quando e como se processou esta mudança?
  • Teria havido uma ampla discussão entre os líderes da igreja e os membros para que fosse efetuada esta mudança?
  • Teria essa doutrina realmente sido revelada por Deus de forma progressiva, a fim de preservar a unidade da igreja?
  • Seria verdade que a publicação da Doutrina da Trindade nos Year Books de 1931, seria para facilitar a entrada da IASD nos países africanos?
  • Teriam validade as Doutrinas Fundamentais aprovadas em Battle Creek, no ano de 1894, por 1521 membros?
  • Teria Ellen White sido trinitariana?
  • Se sim, porque nunca censurou seu esposo e outros pioneiros por escreverem e publicarem artigos contra a Doutrina da Trindade?
  • Teria sido considerada a evidência bíblica no estabelecimento dessa doutrina na IASD, ou essa doutrina foi estabelecida através de outras fontes, fora da evidência bíblica?

Poderíamos citar muitos outros questionamentos, no entanto, cremos que, se tivermos respondidos os questionamentos apresentados acima já teremos subsídios suficientes para aceitarmos ou rejeitarmos a Doutrina da Trindade.

Neste compendio, procuraremos apresentar um estudo dos fatos históricos mais relevantes sobre as mudanças ocorridas na doutrina da Igreja.

Vale lembrar que não trata-se de um estudo sobre a Doutrina da Trindade, e sim sobre a forma como ela foi introduzida na Igreja Adventista do Sétimo Dia.

 

Caso o prezado leitor deseje maiores esclarecimentos sobre o assunto relacionado diretamente a Doutrina da Trindade, favor acessar nosso site ou enviar-nos um e-mail. Os endereços estão expostos no rodapé desta página.

Que Deus o abençoe!

Adilson de Souza 

“O inimigo das almas tem procurado introduzir a suposição de que uma grande reforma devia efetuar-se entre os adventistas do sétimo dia, e que essa reforma consistiria em renunciar às doutrinas que se erguem como pilares de nossa fé, e empenhar-se num processo de reorganização. Se tal reforma se efetuasse, qual seria o resultado? Seriam rejeitados os princípios da verdade, que Deus em Sua sabedoria concedeu à igreja remanescente. Nossa religião seria alterada. Os princípios fundamentais que têm sustido a obra neste últimos cinqüenta anos, seriam tidos na conta de erros. Estabelecer-se-ia uma nova organização. Escrever-se-iam livros de ordem diferente. Introduzir-se-ia um sistema de filosofia intelectual. Os fundadores deste sistema iriam às cidades, realizando uma obra maravilhosa…” – Mensagens Escolhidas Volume 1, pág. 205.

Deus sempre terá novas revelações a fazer a seu povo, no entanto, Ele jamais revelará algo que seja contrario daquilo que Ele já tenha revelado ao seu povo no passado.

A Doutrina da Trindade, conforme comprovaremos, é uma revelação contrária às revelações do passado. Sendo assim não podemos aceitar essa Doutrina como uma nova revelação de Deus para seu povo. – (Ennis Méier)

Através deste estudo, procuraremos apresentar uma importante parte da história da Igreja Adventista do Sétimo Dia que é desconhecida pela maior parte dos seus membros, e até por parte de muitos de seus pastores e administradores.

Alguns interpretam os fatos como uma sórdida e real conspiração engendrada por homens com intenções e planos bem diferentes dos pioneiros deste movimento. Outros, mais tradicionais e fiéis a Corporação da Igreja, acreditam que tudo não passa de uma conspiração fabricada por alguns poucos descontentes e problemáticos membros ou ex-membros, que em algum momento se sentiram maltratados por pessoas que representavam a igreja, e procuram agora a todo custo vingar-se inventando calúnias, distorcendo os fatos e denegrindo pessoas.

Conspiração real por parte dos líderes da Igreja ou conspiração fabricada por pessoas descontentes com a igreja?

Analise as informações e tire as suas próprias conclusões.

Vamos aos fatos! — Clique no link para baixar o texto completo: A Verdade Acima de Tudo – Do Deus Único ao Deus Trino.

Compartilhar isso:

Sobre Max Rangel

Servo do Eterno, Casado com Arlete Vieira, Pai de 2 filhas, Analista de Sistemas, Fundador e Colunista do site www.religiaopura.com.br.

Além disso, veja também:

Projeto editorial quer oferecer Bíblia em Português mais fiel ao Texto Recebido

As mudanças no texto bíblico foram tantas que nós nos perguntamos: será que isto não …

1888 Re-Examinado — Apresentação

Por Robert J. Wieland e Donald K. Short “Estas coisas lhes sobrevieram como exemplos, e …

Deixe uma resposta