Iníco / Ecumenismo / Campori 2019: João Dória poderia usar esse lenço de líder de Desbravadores sem cumprir os requisitos abaixo?

Campori 2019: João Dória poderia usar esse lenço de líder de Desbravadores sem cumprir os requisitos abaixo?

[Qual o sentido das duas últimas palavras usadas por Dória? Se você souber, avise-nos, por favor.]

O Lenço do Desbravador

Ao longo da História, muitas organizações têm usado um lenço (de diversas cores e formatos) sobre os ombros para ornamentar, aquecer o pescoço e vários outros fins. Como as Tribos indígenas da América Latina; Cowboys e vaqueiros do Velho Oeste; O Exército inglês e a Guarda Vermelha da China; O Exército americano (lembra do seriado Rim-Tim-Tim?); Lampião e os cangaceiros; Os marinheiros e gaúchos; Os Lobinhos e Escoteiros; Os clubes de Desbravadores e Aventureiros. Mas recentemente o Escotismo (fundado por Baden Powel em l907) popularizou essa prática e os Desbravadores (Organização Juvenil da Igreja Adventista do Sétimo Dia) adotaram cedo o lenço provavelmente inspirados neles. É interessante que cada Grupo Escoteiro confecciona seu lenço de uma cor diferente, enquanto os clubes de desbravadores usam no mundo todo a mesma cor.

O lenço do Desbravador exemplifica os mais elevados princípios desse movimento e torna-se um elo de união entre seus participantes.

SIGNIFICADO E FINALIDADE

O lenço “é a identificação mundial dos desbravadores.”

O formato triangular simboliza a perfeição da Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo)

O tripé da Educação (física, mental e espiritual).

O globinho a Organização Mundial dos Desbravadores

A a cor amarela (excelência de seus ideais);

Azul (lealdade a Deus, aos pais e a Igreja).

O LENÇO DO LÍDER

No lenço de Líder a borda vermelha lembra a “liderança do servo, ensinada por Cristo”; as tarjas coloridas e estrelas simbolizam as seis classes Regulares (Amigo, Companheiro, Pesquisador, Pioneiro, Excursionista e Guia) o octógono à Liderança Mundial dos Desbravadores e o reconhecimento do Líder para investir. Ambos devem ser usados com “uniforme oficial e de atividades. Quando necessário também poderá ser usado outra roupa, desde que a mesma combine com os princípios dos desbravadores e que a pessoa que o usa esteja envolvida em atividades do clube.” Podemos afirmar ser o lenço a peça mais importante do uniforme. Somente quando o membro aspirante o recebe sobre os ombros é considerado de fato um desbravador e investido de autoridade para participar de todas as atividades do Clube Local e do Movimento Internacional. Essa primeira conquista torna-se a motivação para todas as demais. Sendo o símbolo visual mais marcante e identificatório do Clube, o lenço deve ser almejado pelo juvenil que ingressa e respeitado por sua alta significação. Quando possível ele é presenteado ao novato e recolhido se este desonra os ideais nele representados. Em atitudes indignas ou indisciplina exagerada mesmo quem “comprou” perde o direito de usá-lo. Mudando o comportamento e refazendo o processo pode-se reconquistá-lo.

“O lenço amarelo (cor do fogo) representa a vida e o coração do desbravador. O lenço está para o juvenil como a aliança para o noivo, é um símbolo de sua união e fidelidade ao clube. O lenço é a tocha ambulante que inflama no desbravador o desejo de viver elevados ideais. O lenço é ao mesmo tempo a gravata e a coroa da farda do desbravador. O lenço é a porta de entrada no clube de desbravadores e a fechadura que nos prende a ele”

ALGUMAS REGRAS IMPORTANTES PARA SE USAR O LENÇO

Compreender e viver os ideais dos Desbravadores para ter o direito de usá-lo.

Cumprir o Cartão de Lenço e ser investido

Não usá-lo sujo, amassado ou rasgado.

Usá-lo com uniformes oficial, de atividades e como identificação visual

Usar o prendedor oficial e não outros objetos (aliança, pedaço de mangueira…)

Tirá-lo em atividades que possam estragá-lo ou perdê-lo

Guardá-lo em local apropriado após o uso.

Adaptá-lo a necessidades reais (fazer um torniquete, uma tipóia…) mas não a afazeres comuns (como flanela, avental…)

Aspirar e conquistar o Lenço de Líder.

Se abandonar o Clube ou seus princípios devolve-lo a direção.

CURIOSIDADES

  • A tradicional “saudação do lenço” é feita em camporis e momentos especiais, ao comando os desbravadores balançam bem alto o lenço segurando em uma das pontas. Nas investiduras de líderes, o lenço de Líder é colocado sobre o lenço de desbravador, que é então retirado e substituído pelo novo.
  • Em casos muitos especiais (grande contingente, vários clubes etc) o Líder pode autorizar um ancião ou membros da Diretoria para ajudá-lo a investir somente no lenço. Em países ou regiões onde o uniforme não pode ser usado (por causa de conflitos, etc) o desbravador mantêm o lenço como identificação.
  • Agora há duas opções de prendedor: de metal ou tecido bordado. O escolhido deve ser usado por todo o clube.
  • As unidades podem confeccionar seu próprio prendedor para usá-lo somente com uniforme de atividades. Sugestões: em couro, madeira, cordão trançado, borracha etc. Nenhum clube pode produzir um “lenço paralelo”, somente o lenço oficial pode ser usado.

CARTÃO DE REQUISITOS

 Estar no Clube a pelo menos 60 dias.

Decorar o voto e a Lei dos Desbravadores

Decorar e cantar o Hino dos Desbravadores.

Conhecer e explicar os símbolos dos Desbravadores

Conhecer e explicar a Bandeira dos Desbravadores

Conhecer e explicar a Saudação dos Desbravadores

Conhecer o uso, significado e confecção do Uniforme

Possuir Uniforme completo

Ter, no mínimo, 10 anos de idade

Estar em dias com as taxas do Clube

ESTUDO DA BIBLIA

Ter uma Bíblia

Decorar e apresentar 4 versos bíblicos

Estar em dias com a Leitura Anual da Bíblia

HISTÓRIA DOS DESBRAVADORES

Explicar a estrutura Administrativa dos Desbravadores

Conhecer o surgimento e a História dos Desbravadores

CIVISMO E ORDEM UNIDA

Decorar e cantar o Hino Nacional Brasileiro

Conhecer a composição da Bandeira Nacional

Conhecer o Código de disciplina do Clube

Conhecer e executar os comandos básicos de Ordem Unida

RESPOSTAS

HINO

 Nós somos os Desbravadores,

Os servos do Rei dos Reis!

Sempre avante assim marchamos,

Fiéis às Suas Leis.

Devemos ao mundo anunciar

As novas da Salvação;

Que Cristo virá em breve

Dar o Galardão.

 SIMBOLO

O TRIÂNGULO VERMELHO (sacrifício) a Lembra-nos de Cristo: “Por que Deus amou o mundo de tal maneira que deu O Seu Filho unigênito para que todos o que n’Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. (João 3:16). b. “… apresenteis os vossos corpos por sacrifício vivo,m santo e agradável a Deus.” (Romanos 12:1).

TRÊS LADOS

A Totalidade da Trindade – Pai, Filho e Espírito Santo.

Tripé da educação:

FISICO – Acampamentos, trabalhos manuais, enfoque sobre a saúde.

MENTAL – Habilidades e especialidades.

ESPIRITUAL – Ação missionária e desenvolvimento espiritual pessoal.

OURO – AMARELO (excelência) a “Aconselho-te que de Mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres.” (Apocalipse 3:18). b. Padrão de medida. O Clube de Desbravadores possui elevados padrões para ajudar a edificar um caráter íntegro para o reino do céu.

ESCUDO (proteção) a Na Escritura, Deus é sempre chamado de Escudo para Seu povo. “Não temas… eu Sou o teu escudo.” (Gênesis 15:1). b. “Embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar os dardos inflamados do Maligno. (Efésios 6:16)”.

ESPADA (Bíblia) a A espada é usada na guerra. Uma batalha é sempre ganha pelo ataque. Estamos em guerra contra o pecado e nossa arma é a Palavra de Deus.

BRANCO (pureza)

“O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas.” (Apocalipse 3:5).

Desejamos possuir a pureza e a justiça da vida de Cristo em nossa vida.

AZUL (lealdade)

É objetivo do Clube de Desbravadores ajudar e ensinar a lealdade a nosso Deus no céu; Nossos pais; Nossa Igreja.

A lealdade é definida como um reflexo do caráter de nosso Verdadeiro Líder.

TRIÂNGULO INVERTIDO

a) A ordem inversa de importância ensinada por Jesus que é contrária ao ensinamento do mundo.

b) O sacrifício do eu ao colocar as necessidades dos outros diante das nossas.

OBS: Alguns acrescentam para o Triângulo “O amor a Deus, à Pátria e ao Semelhante.”

A SAUDAÇAO DOS DESBRAVADORES: MARANATA

“O Senhor logo vêm”, (baseado em I Coríntios l6:22) é a única saudação “reconhecida oficialmente” pelos Desbravadores. Usada em apresentações, cumprimento entres desbravadores, permissão para entrar ou sair de forma/reuniões… “como posição para o voto… juramento à Bíblia ou para saudar um líder hierarquicamente superior… Não deve ser usada diante da Bandeira nacional ou execução do Hino Nacional”.

Feita em sentido com o braço direito levantado (inclinação de 90 ) mão espalmada e o polegar dobrado. Os quatro dedos representam os quatro “A”. m Amar r Anunciar A segunda Vinda de Cristo n Apressar t Aguardar Desbravador ajoelhado aceitando o desafio.

ORIENTAÇÕES

NOTA: As classes de Liderança de Desbravadores são oferecidas a jovens Adventistas, batizados e que tenham mais de 16 anos de idade.

Cada nível de liderança deve ser alcançado separadamente, e em ordem crescente. Independente da idade, cada participante deve iniciar sempre no primeiro nível.

Os requisitos cumpridos para uma classe não têm valor para a outra. Cada requisito só terá validade quando cumprido dentro do período de realização de cada nível da classe.

1. CANDIDATO – O candidato a Líder (L), Líder Máster (LM) ou Líder Máster Avançado (LMA), poderá iniciar os requisitos da classe, após receber uma recomendação, por escrito, da comissão de sua igreja.

2. PROVA – Todo o candidato a Líder, Máster e Máster Avançado deverá fazer as provas determinadas pela classe, e atingir nota mínima 7. No entanto, o candidato que não for aprovado somente
poderá fazer uma nova prova após três meses.

3. APLICAÇÃO DA PROVA – As provas deverão ser realizadas exclusivamente pelo MDA da Associação/Missão.

4. LIVROS – Os livros indicados para as provas são:
LÍDER – Salvação e Serviço / Nisto Cremos / Estatuto da Criança
MÁSTER – Nisto Cremos
MÁSTER AVANÇADO – Nisto Cremos

5. PASTA – Todo candidato deverá preparar uma pasta, que deverá conter todos os documentos e trabalhos realizados para o cumprimento da classe, seguindo a ordem e as exigências dos
requisitos do cartão. O material deverá ser em:

  • -Papel: A4
  • Fonte :Times New Roman ou Arial – 12
  • Espaçamento: 1,5 entrelinhas.
  • Margens: superior – 3,0; inferior – 2,0; esquerda – 3,0; direita – 2,0

Nos casos de reação à leitura/resumo:

  • Uma página: 1500 caracteres
  • Duas páginas: 3000 caracteres
  • Três páginas: 4500 caracteres
  • Quatro páginas: 6000 caracteres

A capa deverá conter as seguintes informações:

  • Título com o nível de Liderança do candidato
  • Nome completo do candidato
  • Nome do Clube que participa
  • Região
  • Associação/Missão
  • União

6. ENTREGA DA PASTA – Este material deverá ser entregue ao MDA de sua Associação/Missão, sempre com 90 dias de antecedência da data programada para a investidura. Anexar à pasta, o seu registro totalmente preenchido e devidamente assinado.

7. AVALIAÇÃO DA PASTA – A avaliação, aprovação e a autorização para a investidura, deverá ser realizada pelo MDA. No caso de Líder Máster Avançado, a pasta deverá conter a recomendação por escrito (Formulário MDA/DSA-LMA).

8. PERMISSÃO PARA INVESTIDURA – O candidato somente poderá ser investido após receber a devida aprovação de sua pasta.

9. INVESTIDURA – A cerimônia de investidura para cada nível de liderança, deverá ser realizada por:
LÍDER – MDA da Associação/Missão ou Pastor Distrital/Regional mediante autorização.
MÁSTER – MDA  da União ou Associação mediante autorização.
MÁSTER AVANÇADO – MDA da Divisão ou União mediante autorização.

10. PERDA TEMPORÁRIA DA INVESTIDURA: Em caso de inatividade, quando deixar de se envolver diretamente com o Clube de Desbravadores por um período de dois anos. Para voltar a sua condição de líder investido terá que revalidar a investidura (item 13). Não precisando participar de uma nova cerimônia de investidura.

11. PERDA DA INVESTIDURA: A investidura permanecerá válida enquanto a pessoa estiver ativamente envolvida como membro do Clube de Desbravadores. No entanto perderá sua investidura e o direito de usar o uniforme, conforme os casos abaixo, necessitando revalidar a investidura (item 12 e 13):
a. Censura: Quando receber censura por parte da igreja, somente poderá começar a revalidação após vencer o prazo da censura, apresentando a autorização para a nova investidura.
b. Remoção: Quando for removido por parte da igreja, somente poderá começar a revalidação após seu rebatismo, apresentando a autorização para a nova investidura.

12. AUTORIZAÇÃO PARA NOVA INVESTIDURA: Para reaver a investidura, será necessário procurar o Regional, Coordenador ou Departamental para poder receber a autorização para iniciar a
revalidação de investidura.

13. REVALIDAÇÃO DE INVESTIDURA – A revalidação acontecerá após o candidato completar no período de um ano, os requisitos abaixo e, após isso, deverá participar de uma nova investidura para voltar a usar o uniforme:
1. Ser membro ativo de um Clube de Desbravadores ou participar ativamente de uma coordenação distrital ou regional.
2. Participar do curso de 10 horas dirigido pela Associação/Missão, e apresentar o certificado.3. Escolher e participar em um dos itens abaixo:
a. Participar de um projeto ou programa especial com seu Clube.
b. Estar atuando em algum cargo de liderança de sua igreja;
c. Organizar ou participar de um projeto evangelístico como: Semana Santa, Pequeno Grupo, Classe Bíblica ou equivalente;
4. Participar ativamente numa das equipes de apoio de um evento realizado pelo MDA da Associação/Missão.

NOTA: O propósito da renovação é dar reconhecimento para aqueles que, através do seu treinamento, são  responsáveis por manter um alto padrão de excelência moral e física no Clube de Desbravadores. Esta não é uma tentativa para excluir uma pessoa qualificada que, durante muitos anos, serviu  fielmente à igreja e aos seus jovens nas suas várias organizações; mas uma maneira de valorizar os que permanecem fiéis e ativos aos propósitos da igreja.

14. PERDA DEFINITIVA DE INVESTIDURA – Fica determinado que qualquer pessoa que tenha sofrido repreensão por envolvimento com algum tipo de abuso sexual com menores, não poderá mais reaver sua investidura.

Fontes: 

https://clubedeliderescapitaobates.wordpress.com/2009/10/05/o-lenco-do-desbravador/

https://www.adventistas.org/pt/desbravadores/orientacoes-cartao-classes-de-lideranca/

www.adventistas.com

Sobre Max Rangel

Servo do Eterno, Casado com Arlete Vieira, Pai de 2 filhas, Analista de Sistemas, Fundador e Colunista do site www.religiaopura.com.br.

Além disso, veja também:

Terraplanista adventista lança portal TerraPlanaBrasil.com.br e desafia líderes da IASD

 Irmão Danilo enfrenta Leandro Quadros e defende a doutrina bíblica da Terra plana nesse …

NÃO HAVERÁ DECRETO DOMINICAL

Relacionado

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.