Iníco / Sobrevivencialismo e Auto-Suficiência / Como evitar que saqueadores ataquem sua casa?

Como evitar que saqueadores ataquem sua casa?

Nos anos recentes as manifestações tem se tornado cada vez mais comuns no mundo. As pessoas estão bravas por vários motivos, seja por esportes, economia, corrupção ou apenas alguns rebeldes adolescentes que procuram oportunidade de se aproveitar da mentalidade de multidão para causar estrago.

Como preparador e sobrevivencialista você com certeza viu isso… Carros queimando, lojas saqueadas e patrimônios destruídos em manifestações que eram à princípio pacíficas.  Em outros eventos maiores, como o Katrina, além dos desastres naturais ainda houveram as gangues que roubaram e mataram aproveitando a falta de leis.

Milhões em danos, negócios arruinados, pessoas machucadas e mortas e tudo pelo quê? Simples, para aproveitar a oportunidade de fazer o que quiserem sem medo de repercussões. Estas pessoas não estão protestando de maneira pacífica. Eles vêem que a lei não pode controlar uma multidão enorme e então decidem que as leis não se aplicam mais a eles.

A mídia também tem parcela de culpa nestas manifestações, afinal, que tipo de de bem faz anunciar que “uma multidão revoltada será esperada se X coisa não acontecer…”.

Este tipo de notícia acaba criando oportunistas criminosos que pensam “Ei, talvez nós devemos ficar bravos. Nós precisamos sair lá e deixar todos bravos”. E então, agem como pavios no meio de um mar de pólvora, incitando a violência, os saques, roubos e a punição de quem fique no caminho deles.

Então o que você pode fazer para estes saqueadores te ignorarem?

A primeira e mais sensível resposta de um sobrevivencialista é “Vou para meu abrigo secundário”. Eu prefiro assistir as manifestações se desenrolarem pela TV do que estar preso no meio dela e ter de defender minha propriedade e família de centenas de pessoas que não temem pelas consequências de seus atos.

Mas e se as coisas começarem rapidamente? Se você chegar em casa depois do trabalho e a situação já está acontecendo, não permitindo sua saída? O que você pode fazer para fazer estas pessoas passarem reto por você?

Bom, existem formas de fazer a sua casa e você parecerem menos convidativos. Vamos lá.

Escondido ou à mostra?

Cada situação irá determinar se é melhor ficar escondido ou deixar as pessoas verem que você está ali. Por exemplo, se você pode pegar sua família e amigos para ir à uma localidade específica, existe segurança em maior número. Isto lhe permitirá ficar visível, usando armas longas enquanto você se move pela sua propriedade.

Donos de lojas armados defendendo seus patrimônios de forma ostensiva durante as manifestações em St. Louis – EUA.

Mas também há o lado negativo disso, pois seus vizinhos que não são preparados para este tipo de situação verão suas luzes acessas e talvez até venham pedir ajuda, proteção, comida e etc. Então, esteja preparado para isso… Tudo tem seu lado positivo e negativo.

Manter-se escondido talvez seja a escolha mais lógica à princípio, mas lembre-se que estas pessoas estão procurando por oportunidades.

Uma casa sem luzes ou sinais de presença humana = oportunidade.

Claro, se eles estão vindo com rapidez e violência, destruindo tudo em seu caminho, você não tem outra escolha se não escapar ou atirar. Mas na vida real não é assim que acontece.

Multidões tomam tempo para se aquecer e encorajar pessoas a ficarem violentas. Isto lhe dará certo tempo para você, sua família e amigos criarem um plano de ação para deter os saqueadores.

Veículos

London RiotsTornar o acesso à sua propriedade mais difícil é um ótimo começo. Contudo, se você decidiu estar completamente visível é melhor se certificar de manter a sua visão aberta para que todos que estão passando na rua possam te ver.

Se seus vizinhos estão lhe ajudando, é conveniente ter um dos veículos deles parados e prontos para partir caso algo dê errado.

Você também pode usar seu veículo para iluminar sua casa e jardim. Os saqueadores odeiam serem vistos, eles preferem andar de maneira silenciosa pelas sombras. Usar suas luzes para deixar sua casa parecendo um estádio de futebol pode desencorajar aproximações.

A outra opção é criar uma espécie de barricada com os veículos. Criar um semi círculo na frente da casa poderá limitar os caminhos por onde eles queiram entrar. Direcionar por onde as pessoas tentarão invadir sua casa lhe dará pontos em caso de precisar realizar uma defesa de maior intensidade.

Barulho

Já viu uma briga começar na rua? Já percebeu o que acontece assim que os indivíduos ouvem a polícia chegando? Todo mundo tende a correr e sair rapidamente da cena. Mesmo aqueles não envolvidos vão correr. Mas o que os faz fazer isso?

Bom, existe uma razão pela qual eles possuem sirenes altas e luzes piscando. Estes itens tendem a assustar as pessoas! Barulhos altos, luzes piscando e… Um megafone.

Um megafone é um item que você poderia ter para deter os saqueadores. Eles são muito altos e possuem o impacto desejado… Assustar ou chamar atenção. Eles também possuem várias outras utilidades para procurar crianças ou membros da família perdidos e também para avisar os marginais com um simples “Pare ou vou atirar”.

Clima

Sabe o que impediu várias multidões? Não foi a pacificação realizada pela polícia, foi a temperatura. Saques e manifestações geralmente acontecem no verão quando o clima está quente, não no meio do inverno onde você sente sua face queimar. Quando a temperatura cai, assim também cai o entusiasmo e a violência.

Aqui vai um trecho do NY Times de 2013:

“Nós descobrimos que altas temperaturas e chuvas fortes aumentam radicalmente os conflitos: para cada desvio no clima em sentido a temperaturas quentes e chuvas fortes, houve um aumento de 14% nos conflitos dos grupos e 4% no conflito entre indivíduos.”

Dê uma pesquisada no Google e você verá que muitos estudos apresentam que o clima tem papel importante nestes encontros violentos.

Atividade
Riot Police

Não ache que os saqueadores não vão te machucar, mas eles estão procurando por alvos fáceis. Então é importante fazer a sua casa ou vizinhança um lugar de alta atividade, com muitas pessoas prontas para defender.

Ter pessoas andando na propriedade com tochas em mãos, veículos subindo e descendo pela rua e um vigia em cada esquina ou telhado pode inibir grande parte dos oportunistas.

Muitas vezes apenas música ou uma TV ligada em alto volume pode ser o suficiente para assustar as ameaças potenciais.

Essencialmente, quanto mais pessoas você agrupar na sua comunidade, melhor será.

Já saqueado?

Este artigo tem mostrado a defesa da “força em números” para parar os saqueadores, porém existe outra opção que iria requerer decisões difíceis e sacrifícios.

Aqui estou falando sobre fazer sua propriedade parecer já saqueada. Vamos pensar em algumas opções:

Lixo e coisas quebradas Greece Riots

Eu tenho alguns amigos que mantém suas TV quebradas na garagem para usar neste tipo de evento. Eles vão quebrá-la completamente e colocar na frente do gramado para dar a impressão de que o lugar já foi saqueado e aquilo foi o que sobrou.

Além disso, você também pode derrubar lixo em toda a sua propriedade, as pessoas odeiam cheiros e nojeira, especialmente se o seu lixo já estiver fermentando por alguns dias.

Possui animais? Fezes de gatos e cachorro são bem malcheirosas e servem perfeitamente. Por mais nojento que pareça, passe as fezes nas maçanetas da sua porta e outros lugares que as pessoas tocariam para tentar abrir. Se um saqueador tocar ele vai ter um susto desagradável e a reação instintual será não tentar tocar mais naquele local.

E claro, também há excremento humano. Pegar suas fezes em um saco e jogá-la ao redor de sua propriedade vai com certeza afastar as pessoas, cheiro de fezes humanas é sempre relacionado a doença.

Esconda seus itens valiosos

Se você prefere manter-se escondido, é mais interessante esconder todos seus bens mais caros em um lugar que não vão achar com facilidade. Um buraco no chão, uma caixa enterrada ou até mesmo uma parede falsa onde você consiga acessar um cômodo ou espaço para colocar itens.

Evite manter itens valorosos em você. Coisas como jóias ou tudo aquilo que tem valor sentimental. A perda ou quebra deles pode ter um efeito devastador na sua consciência e moral.

FogoBurning Tyres

Se há algo em abundância em uma manifestação esse item é o fogo. Que tal criar um fogo grande na frente da sua propriedade? Queimar pneus criará uma grande fumaça e fedor, além de demonstrar que a propriedade já foi “atacada”.

Também irá mascará o cheio de qualquer comida que você esteja preparando, o que é importante em eventos de grande duração.

Janelas tampadas

Quando as massas de pessoas arrombam as lojas eles só conseguem entrar pelo espaço da porta, então muitas vezes os saqueadores quebram as janelas para também entrar com mais facilidade.

Ter janelas com grades vai inviabilizar este plano. Caso suas janelas sejam abertas, você pode ter em seu quintal algumas madeiras pré cortadas para encaixarem na sua janela e fazer sua propriedade ficar mais resistente e parecer abandonada ou vazia.

Se parece que ninguém vive ali, então não há nada para roubar.

Aí em cima discutimos diferentes opções, para ficar e proteger o que é seu, se esconder ou se mostrar ou até fugir para viver outro dia e ver sua propriedade sucumbir a vândalos e saqueadores.

Todas as escolhas são difíceis e tomam muito planejamento, pessoas, habilidade e determinação. Não existe um jeito certo ou errado, existe a resposta certa para você e para a situação onde você está.

Começar a refletir sobre este tema pode lhe poupar dores de cabeça no futuro. Que outras estratégias você acha que podem funcionar?

Traduzido e adaptado do blog Prepperzine.

Fonte: http://sobrevivencialismo.com/2015/10/13/como-evitar-que-saqueadores-ataquem-sua-casa/

Compartilhar isso:

Sobre Max Rangel

Servo do Eterno, Casado com Arlete Vieira, Pai de 2 filhas, Analista de Sistemas, Fundador e Colunista do site www.religiaopura.com.br.

Além disso, veja também:

COMO FAZER SEMENTES ORGÂNICA EM CASA

Relacionado

TENHA UM KIT DE SOBREVIVÊNCIA

Relacionado

Deixe uma resposta