Ellen G White & a Grande Controvérsia sobre a Terra Plana

https://i0.wp.com/www.adventistas.com/wp-content/uploads/2022/02/egw-globo.jpg?resize=618%2C458

Ellen G White é reconhecida como uma profetisa na Igreja Adventista do Sétimo Dia que ajudou a moldar a visão e a missão da igreja. Ela escreveu vários livros e literatura, no entanto, dentro dessas obras escritas, ela sustentou que seu trabalho não veio para substituir a Bíblia, mas sim nos apontar de volta para a Bíblia:

Pouca atenção é dada à Bíblia, e o Senhor deu uma luz menor para conduzir homens e mulheres à luz maior.” — The Review and Herald, 20 de janeiro de 1903 (Citado em Colporteur Ministry, 125.)

O Senhor deseja que você estude suas Bíblias . Ele não deu nenhuma luz adicional para tomar o lugar de sua Palavra. Esta luz deve trazer mentes confusas à sua Palavra, que, se comida e digerida, é como o sangue vital da alma. Carta 130, 1901. 3SM 29.2

Observe que, na última declaração citada, ela deixa bem claro que Deus não lhe deu nenhuma luz adicional que deveria tomar o lugar da Palavra de Deus, a Bíblia. Seu papel é simplesmente nos apontar de volta para a Bíblia.

Fig 1: Ellen G White – Sola Scriptura

Ao longo da última década, houve um ressurgimento dos adventistas que, através de um estudo diligente das escrituras, estão trazendo à luz que a Bíblia ensina que realmente vivemos em uma planície estacionária, assente em pilares cobertos por um firmamento e cercados por águas. Isso já foi entendido pelos antigos israelitas conforme descrito em sua literatura e também foi adotado pelos primeiros reformadores protestantes, como Martinho Lutero e João Calvino. Foi só depois da infiltração jesuíta; através de pessoas como Copérnico e outros cientistas jesuítas, como Johannes Kepler e Galileu, que a percepção cristã começou a mudar para uma cosmologia heliocêntrica. Esta cosmologia heliocêntrica também foi adotada por muitos fundadores de igrejas adventistas, incluindo Ellen White. Embora houvesse algumas exceções, como o ancião da igreja Alex Gleason, que em seu livro:

Fig 2: Alex Gleason era um ancião adventista que se opunha à ideia de que a igreja deveria ensinar que vivemos em um globo devido à falta de evidências bíblicas. Seu Mapa da Terra Plana do mundo ainda é usado por muitos e curiosamente é o logotipo oficial das Nações Unidas

Quando estudamos os escritos de Ellen White, não há como negar que Ellen White foi uma proponente da teoria heliocêntrica como ela escreveu:

Não é por causa do poder inerente que ano após ano a terra produz suas graças e continua seu movimento ao redor do sol. A mão de Deus guia os planetas e os mantém em posição em sua marcha ordenada pelos céus. exército por número: Ele chama todos eles pelos nomes pela grandeza do seu poder, porque ele é forte em poder, nenhum falha.’ Isaías 40:26.” (Patriarcas e Profetas, 115).

A mesma mão que segura as montanhas e as equilibra em posição, guia os mundos em sua misteriosa marcha ao redor do sol ” (Mensagens Escolhidas, Vol 1, 293).

Assim ele perseverou em seus trabalhos até que a mensagem do Juízo fosse levada a uma grande parte do globo habitável ” (O Grande Conflito, 361).

Portanto, porque Ellen White abraçou a teoria heliocêntrica, muitos adventistas agora se recusam a examinar as escrituras referentes ao que Deus realmente escreveu na Bíblia. Mais frequentemente, eles zombam daqueles que aceitam a abordagem estacionária geocêntrica bíblica unindo-se ao mundo declarando-os fanáticos e totalmente enganados. Infelizmente, esta não é a abordagem que devemos ter como cristãos uns com os outros. Somos informados:

“ Quando um irmão recebe nova luz sobre as Escrituras, deve explicar francamente sua posição, e todo ministro deve examinar as Escrituras com espírito de sinceridade para ver se os pontos apresentados podem ser substanciados pela palavra inspirada. “O servo do Senhor não deve lutar; mas seja gentil com todos os homens, apto a ensinar, paciente, instruindo com mansidão aqueles que “se opõem”; se Deus porventura lhes der arrependimento para o reconhecimento da verdade .” 2 Timóteo 2:24, 25.

Quando alguém apresenta ‘nova luz’, a primeira coisa que devemos fazer como cristãos não é ir ao que Ellen White disse, mas antes ir às Escrituras para ver se é verdade. Mais uma vez, ela escreve:

“ Os testemunhos da irmã White não devem ser levados à frente. A PALAVRA DE DEUS É O PADRÃO CERTO. OS TESTEMUNHOS NÃO DEVEM SUBSTITUIR A PALAVRA. Grande cuidado deve ser exercido por todos os crentes para avançar essas questões com cuidado, e sempre parar quando você tiver dito o suficiente. Que TODOS PROVEM SUAS POSIÇÃO DAS ESCRITURAS E SUBSTÂNCIA CADA PONTO QUE AFIRMAM COMO VERDADE DA PALAVRA DE DEUS REVELADA. ”—Carta 12, 1890

” Quanto mais olhamos para as promessas da Palavra de Deus, mais brilhantes elas crescem. Quanto mais as praticamos, mais profunda será a nossa compreensão delas. NOSSA POSIÇÃO E FÉ ESTÁ NA BÍBLIA. E NUNCA QUEREMOS ALMA NENHUMA. PARA TRAZER OS TESTEMUNHOS À FRENTE DA BÍBLIA . — Manuscrito 7, 1894.

Note que ela diz NUNCA!!! NUNCA devemos colocar os testemunhos à frente da Bíblia. Infelizmente, é exatamente isso que tantos adventistas do sétimo dia estão fazendo! Eles estão, indo contra o conselho daquele em quem alegam crer… Exaltando seus escritos ACIMA da bíblia e não usando a bíblia como a única autoridade em todos os pontos de doutrina. É a Bíblia que afirma infalibilidade, e EGW não.

“Em relação à infalibilidade, eu nunca a reivindiquei; SÓ DEUS É INFALÍVEL. SUA PALAVRA É VERDADEIRA, e nEle não há variação ou sombra de variação.” – Carta 10, 1895.

Ela não faz rodeios na autoridade bíblica e com razão. A Bíblia SOMENTE é nossa regra e guia. Isso é fundamental para entender. Observe também que EGW entendeu que havia muitas coisas que a igreja e ela ainda precisavam aprender em seus dias. Ela nunca afirmou que toda a luz terminou com seus escritos, como muitos foram levados a acreditar.

“Por mais tempo que os homens tenham nutrido certos pontos de vista, SE NÃO FOREM SUSTENTADOS PELA PALAVRA ESCRITA, DEVEM SER REJEITADOS. TEMOS MUITAS LIÇÕES PARA APRENDER E MUITAS, MUITAS, PARA DESAPRENDER. Só Deus e o céu são infalíveis. Aqueles que pensam que nunca terão que desistir de uma visão querida, nunca terão oportunidade de mudar uma opinião, ficarão desapontados. Enquanto mantivermos nossas próprias ideias e opiniões com persistência determinada, não poderemos ter a unidade pela qual Cristo orou”. – RH 26 de julho de 1892

Observe que ela se inclui na declaração acima, daí a palavra ‘NÓS’. A lógica da autoridade bíblica é muito simples, clara e direta. A doutrina bíblica SEMPRE vem em primeiro lugar. Se estudarmos a Bíblia com um coração sincero, sem idéias preconcebidas, você verá que a Bíblia apresenta muito claramente uma Terra Geocêntrica, com o Sol, a Lua e as estrelas girando acima de nós. Você não encontraria um pingo da teoria heliocêntrica dentro da Sagrada Escritura. ( Veja estudo bíblico sobre o assunto aqui )

Agora, isso representa um grande dilema para muitos adventistas do sétimo dia, pois muitos acreditam que tudo o que Ellen White escreveu foi dado a ela sob inspiração, embora isso não seja o caso. Pertencente à forma da Terra, Ellen G. White deixa bem claro que esta revelação não foi dada a ela. Considere as seguintes afirmações:

“ Estava presente um homem que havia expressado o desejo de me ver e falar comigo sobre o mundo redondo e plano. Enviei-lhe uma mensagem de que quando Cristo deu minha comissão para fazer a obra que Ele havia colocado sobre mim, o mundo plano ou redondo NÃO FOI INCLUÍDO NA MENSAGEM. o Senhor cuidou de Sua casa, Seu mundo aqui embaixo, melhor do que qualquer agente humano poderia cuidar dele; e até que a mensagem viesse do Senhor, o silêncio era eloqüência sobre essa questão .” 19LtMs, Lt 390, 1904, par. 2

“ Um deles veio até mim e quer me dar informações sobre o mundo plano ou redondo. Disse eu ‘não tenho esse fardo de jeito nenhum’, NÃO TENHO NADA A DIZER A VOCÊ OU A QUALQUER OUTRA PESSOA SOBRE UM MUNDO REDONDO OU PLANO ” (MS 155, 1904 par 79).

Observe que ela diz que não tem NADA a dizer a NINGUÉM sobre ROUND e FLAT. Então, tecnicamente, não precisamos discutir sobre nenhuma das declarações de EGW sobre este tópico porque ela diz que não tem nada a dizer a ninguém sobre o assunto. Ao lado disso, ela afirma: “ até que a mensagem viesse do Senhor, o silêncio era eloquência sobre essa questão”.

Assim como o poder de Satanás para enganar aumentou muito no último século, da mesma forma, a Luz da Palavra de Deus também aumentará para neutralizar o engano. Com o surgimento de agências espaciais como a NASA enganando o mundo a acreditar que eles têm astronautas no espaço e alienígenas estão ao alcance, devemos saber que agora estamos à beira dos sinais e maravilhas de Satanás para preparar o mundo para o falso Messias. Então, em face desta ilusão vindoura, Deus abriu as Sagradas Escrituras para seu povo em relação ao firmamento. Ou seja, a Bíblia ensina que existe um Domo Selado acima de nós que impede qualquer pessoa de sair da terra. É acima desse Firmamento que estão as ‘Águas acima’. É obra do firmamento separar as águas de baixo das águas de cima. (Gênesis 1:7). O conceito de ‘espaço exterior’ não existe, é ficção científica que foi programada em nossas mentes através da TV. A bíblia ensina que a terra é cercada por água… daí porque a primeira mensagem dos anjos clama:

“ Dizendo em alta voz: Teme a Deus e dá-lhe glória; porque é chegada a hora do seu julgamento; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas ”. Ap 14:7

Nota ‘Fontes de Água’, existe uma marca distintiva entre os mares, e as fontes (fonte) de água. Novamente, vemos isso em Êxodo e Salmos:

“ Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra ”. Êxodo 20:4

“ Louvai-o, ó céus dos céus, e ó águas que estão acima dos céus . ” Salmo 148:4

A Bíblia ensina que a terra é cercada por água, não espaço vazio. O que a NASA está nos mostrando na TV são ilusões de CGI e tela verde. Eles foram expostos por mentir e enganar as pessoas repetidamente com suas chamadas Space Antics.

 

Agora, por que eles estão fazendo isso, muitos perguntam? Qual é o sentido do engano? Bem, tudo remonta ao grande conflito entre Cristo e Satanás; Mentiras Vs a Verdade. A razão pela qual eles estão fazendo isso é porque eles querem colocar Deus tão longe de sua criação para criar o ateísmo. Sem a doutrina heliocêntrica, toda a evolução, a teoria do big bang desmorona, por isso, quando muitos ateus descobrem as mentiras e descobrem que a Bíblia estava certa o tempo todo, muitos encontram a salvação através de Jesus Cristo. Devemos matar a raiz primeiro… essa raiz, e a cola que mantém o cientificismo unido é a doutrina heliocêntrica. Uma vez que essa mentira é exposta, toda a narrativa do sistema de ciência dominante desmorona e eles sabem disso. Daí porque hoje’

Amigos, espero que vejam que esta é mais do que uma Terra Plana ou Redonda. é um ataque clandestino à Palavra de Deus. Ele é projetado para causar incredulidade. Esse entendimento pode não ter sido tão importante durante o tempo de Ellen White, mas com certeza é para nós hoje.

Há alguns que pensam que se Ellen White estivesse errada sobre a forma da Terra, isso a tornaria uma falsa profeta. Embora eu não acredite que seja esse o caso. Quando ela foi questionada diretamente sobre o assunto, ela deixa bem claro que Deus não lhe deu essa mensagem e confessou sua ignorância. Ela poderia ter dito que eu vi a terra girando, certamente é um globo, mas ela confessou sua ignorância e disse que Deus não lhe deu essa revelação. No entanto, acredito que Deus estava revelando mais a ela do que ela imaginava. Quando estudamos as primeiras visões de seu relato, onde ela afirma explicitamente: ‘Eu vi…’, elas não são heliocêntricas. Por exemplo:

“ De novo olhei e vi a terra purificada. Não havia um único sinal da maldição. A superfície quebrada e irregular da terra agora parecia uma planície extensa e nivelada . ” Primeiros Escritos 295.1

Observe que ela vê a Terra como “uma planície extensa e nivelada”… sem curvatura. Na verdade, ninguém viu essa chamada curvatura da Terra, a menos que um olho de peixe ou uma lente grande de anjo seja usada. (Observe que uma lente olho de peixe é o que curva as extremidades de uma imagem que, portanto, dá a ilusão de uma curvatura. Isso é discutido mais neste vídeo ). Todos os registros de contas oculares sinceras o descrevem como plano. De fato, um famoso cientista chamado Auguste Piccard, o primeiro homem a deixar a estratosfera da Terra (cerca de 10 milhas acima) descreve a Terra como: “Parecia um disco plano com borda virada para cima”

Ellen White também descreve o firmamento como sendo sólido e abrindo e fechando quando Cristo vier:

” Aquela voz estremece os céus e a terra. Há um grande terremoto, “como nunca houve desde que os homens estão sobre a terra, um terremoto tão forte e tão grande”. Versículos 17, 18. O firmamento parece abrir e fechar. A glória do trono de Deus parece resplandecer .” Grande Conflito 1888 636,3

” Pelo povo de Deus uma voz clara e melodiosa é ouvida, dizendo: “Olhe para cima”, e levantando os olhos para o céu, eles vêem o arco da promessa. As nuvens negras e iradas que cobriam o firmamento se separaram , e, como Estêvão, olham fixamente para o céu e vêem a glória de Deus e do Filho do homem assentado em Seu trono. ” DD 46.2

Novamente, isso confirma o testemunho das escrituras e que o trono de Deus está logo acima do firmamento, e o firmamento é sólido.

Finalmente, há alguns que relataram que Ellen White disse ter visto homens em outros planetas, como Júpiter. Embora essa não fosse sua interpretação, mas sim Tiago White e Elder Bates. O que ela afirma foi: “O Senhor me deu uma visão de outros mundos. Asas me foram dadas, e um anjo me acompanhou desde a cidade até um lugar que era brilhante e glorioso. A grama do lugar era verde viva, e os pássaros dali cantavam uma doce canção. Os habitantes do lugar eram de todos os tamanhos; eram nobres, majestosos e adoráveis. Eles traziam a expressa imagem de Jesus, e seus semblantes irradiavam santa alegria, expressando a liberdade e felicidade do lugar .” Primeiros Escritos, pp. 39, 40.

Observe que ela diz que viu outros mundos, e de acordo com o testemunho de Jó na Bíblia, existem outros mundos não caídos que existem fora do Firmamento, porém eles não estão em nossa jurisdição e certamente não são descritos como bolas giratórias.

Assim, para concluir, embora Ellen White chame a Terra de globo em seus escritos, a Bíblia nunca a descreve como tal. Também sabemos com certeza, que sua ideia da Terra ser um globo veio de seu próprio entendimento e não do Espírito Santo como ela mesma nos diz que Deus não lhe deu essa mensagem e até que a mensagem viesse do Senhor o silêncio era eloquência. Portanto, no assunto da Cosmologia Bíblica, o mundo redondo e plano, devemos usar a Bíblia como a única autoridade sobre o assunto, e quando examinamos as escrituras, descobrimos que todos os profetas concordam em um… um mundo geocêntrico estacionário com as estrelas girando ao nosso redor. Não existe o conceito de espaço sideral como fomos programados para acreditar, mas sim um Firmamento acima de nós, que sustenta as águas acima. Está acima daquelas águas, o trono de Deus está localizado. “E ele me mostrou um rio puro de água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro .” Apocalipse 22:1 ” E sobre o firmamento que estava sobre as suas cabeças havia a semelhança de um trono, como a aparência de uma pedra de safira; e sobre a semelhança do trono havia uma semelhança como a aparência de um homem sobre ele”  Ezequiel 1:26

Fonte: http://www.sdawatchmen.org/blog-studies-events/145-ellen-g-white-the-flat-earth-controversy?

Sobre Max Rangel

Servo do Eterno, Casado, Pai de 2 filhas, Analista de Sistemas, Fundador e Colunista do site www.religiaopura.com.br.

Além disso, veja também:

Pastor adventista macumbeiro tenta fazer a Bíblia desmentir a si mesma, mas é refutado

Veja também: Fonte: https://www.adventistas.com/2023/12/10/pastor-adventista-macumbeiro-tenta-fazer-a-biblia-desmentir-a-si-mesma-mas-e-refutado/

DIAGRAMA DA AGENDA ALIEN

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.