Em debate nas redes sociais: “Sola Scriptura” ou “Prima Ellen White”

O prima Scriptura, (do latim “primeiro a Bíblia”) defendido pelo Catolicismo, advoga que a Bíblia não é a única fonte de verdade mas deve ser somente a “primeira” permitindo outras “autoridades” na vida do crente tais como a tradição eclesiástica e deu origem aos abusos de poder papal, etc.

No prima scriptura, podemos confiar em algo que não seja a Bíblia.

Os reformadores, cientes dos abusos do prima Scriptura, propuseram o sola scriptura = os Cristãos vivem somente sob a autoridade das Escrituras, nada mais.

Ellen White, seguindo os Reformadores, cria no sola Scripturacomo muitas passagens de seus escritos revelam: “Ponde a irmã White de lado. Não citeis outra vez as minhas palavras enquanto viverdes, até que possais obedecer à Bíblia” (Manuscrito 43, 1901).

Depois da sua morte em 1915, mudamos gradualmente nossa posição para prima Scriptura para conferir autoridade a Ellen White também, algo que ela nunca pretendeu.

Hoje, porém, o Adventismo pratica o prima Ellen White, ou seja, a primazia de Ellen White, já que a Bíblia, segundo interpretada por nossa profetisa, é nossa única regra de fé e prática! Isso a coloca acima da Bíblia, detendo assim os oráculos do que a Bíblia significa. Isso seria anátema para Ellen White.

Conclusão: Os Adventistas dependem servilmente de Ellen White para compreender as Escrituras, o que é uma negação de um princípio basilar da Reforma protestante.

Materiais em PDF para download no grupo “Teologia Adventista” no Facebook:

Fontes:

Sobre Max Rangel

Servo do Eterno, Casado, Pai de 2 filhas, Analista de Sistemas, Fundador e Colunista do site www.religiaopura.com.br.

Além disso, veja também:

É proibido duvidar desse deus | Pastor Rodrigo Mocellin

Pastor adventista macumbeiro tenta fazer a Bíblia desmentir a si mesma, mas é refutado

Veja também: Fonte: https://www.adventistas.com/2023/12/10/pastor-adventista-macumbeiro-tenta-fazer-a-biblia-desmentir-a-si-mesma-mas-e-refutado/

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.