Em que Caminho devemos andar?

Espinhos e laços há no caminho do perverso; o que guarda a sua alma retira-se para longe dele. Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. Provérbios 22:5,6

Veja a importância do contexto bíblico para evitar leituras distorcidas: Que Caminho é esse? Será aquele percurso que você faz quando vai ao templo? O versículo anterior fala do caminho do perverso… Agora me diga: Qual o oposto de perversidade?

Vou tentar ser mais claro: Certa ocasião um doutor na lei de Deus (teólogo), digamos assim, tentando por Jesus a prova, pergunta-lhe: – Mestre, que farei para herdar a vida eterna?


Jesus responde com uma outra pergunta: Que está escrito na Lei?

O teólogo responde: amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a sua alma, com todo o teu entendimento e com todas as tuas forças, e ao teu próximo como a ti mesmo!
Jesus, completa: – Muito bem… faz isso e viverás!

O perito na lei querendo se justificar pergunta novamente: – E quem é meu próximo?

*O cara tinha acabado de dar uma boa resposta mas, por vaidade pergunta, quem é meu próximo? Certamente que ele pensou que o “próximo” era somente os amados dele mesmo, como os familiares por exemplo, então, estou bem na foto – amo quem me ama, e odeio quem me odeia – no mínimo, vou ser elogiado por Jesus!

O Senhor Jesus responde com uma história:
Certo homem ia descendo rumo a Jericó, quando foi pego por assaltantes que o roubaram e o espancaram, deixando-o quase morto. Na mesma estrada ia passando um sacerdote, um líder religioso muito respeitado, quando viu o homem caído passou por longe. Esse líder religioso estava fazendo um percurso em direção ao seu local de culto, estava indo “encontrar com Deus”, porém, ignora a necessidade daquele homem.

Depois, na mesma estrada, um levita, alguém encarregado nos serviços do templo, um obreiro, um adorador, quando chegou ao lugar, passa também por longe. Ele que diz amar deus e até trabalha para deus, é incapaz de adorar Deus servindo o próximo em sua tragédia, ele que tem hora marcada, que tem compromisso com “a igreja”, não faz ideia do que seja culto *inteligente, culto racional… Então, vê e ignora!

Então um samaritano, um não religioso, passando por ali vê o homem no chão e tem piedade dele. Ele que não visita o templo, sabe reconhecer um necessitado e ajudá-lo, ele que não é dizimista sabe cuidar daquele homem, limpar suas feridas, prestando um verdadeiro *culto a Deus através do amor ao próximo… além disso, ainda o leva para um hotel e deixa dinheiro para quitar suas despesas.

Três homens passam pela mesma estrada, porém, seus corações tem ‪caminhos‬ diferentes. Dois deles seguem o caminho da hipocrisia e do egoísmo, um deles, o último, percorre o ‪caminho‬ da misericórdia, da compaixão, do amor ao próximo!

Agora pergunto: Em que caminho devemos ensinar nossos filhos? De que caminho fala o livro de Provérbios? Deus é amor, e esse Caminho deve ser percorrido dentro de nós mesmo, ao contrário, nossa caminhada sem “O Caminho” terá sido em vão!

http://ideiaerevelacao.blogspot.com.br/2015/05/em-que-caminho-devemos-andar.html

Sobre Max Rangel

Servo do Eterno, Casado, Pai de 2 filhas, Analista de Sistemas, Fundador e Colunista do site www.religiaopura.com.br.

Além disso, veja também:

Festas de Yahuwah: Obrigação Perpétua

As Escrituras encerram convocando todos os que vivem na Terra “Temei a [Yahuwah], e dai-lhe …

Uma Nova Visão Sobre os Sete Pecados Capitais

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.