Iníco / Alimentação, Saúde e Plantas Medicinais / Evitando a Cólera após Desastre: O que Você Precisa Saber para Estar Preparado

Evitando a Cólera após Desastre: O que Você Precisa Saber para Estar Preparado

A cólera é um caso grave de diarreia causada pela bactéria Vibrio cholerae, que naturalmente vive na água do mar. Quando entra no intestino, produz uma toxina que envenena uma proteína vital de transporte celular. A maioria dos casos de cólera ocorre por causa da água contaminada por fezes. 

Uma pessoa que ingeriu comida ou água contaminada terá sintomas entre 12 horas e cinco dias após o consumo. Se não for tratada, ele ou ela vai morrer dentro de horas.

Surtos de cólera geralmente ocorrem nas comunidades mais pobres, com o pior sistema de saneamento e purificação de água, e seguem desastres, particularmente tsunamis e inundações. Esses desastres expõem muitas pessoas a bactérias do mar que podem contaminar os sistemas de água. Surtos de cólera frequentemente acompanham inundações que deixam o esgoto não tratado nas fontes de água potável das pessoas. A diarreia do doente contribui para a contagem bacteriana da água e os riscos de transmissão. Áreas como favelas periurbanas e acampamentos superlotados para pessoas deslocadas internamente, onde os requisitos mínimos de água potável e saneamento não estão sendo atendidos, podem aumentar o risco de transmissão da cólera, caso as bactérias estejam presentes ou sejam introduzidas.

A cada ano, 1,3 a 4 milhões de casos de cólera são registrados e 21.000 a 143.000 pessoas em todo o mundo morrem por causa disso.

A chave para prevenir e interromper a epidemia de cólera é purificar sua água. Use água purificada para tudo que envolve ingestão, como lavar louça, escovar os dentes, preparar comida. Para certificar-se de que sua água é segura para beber e usar, deixe ferver por pelo menos um minuto. Lembre-se sempre de guardar sua água em um recipiente limpo e coberto.

6 Melhores Maneiras de Armazenar Suprimentos de Emergência em um Pequeno Espaço

Além disso, lembre-se sempre de lavar as mãos com sabão antes de comer ou manusear alimentos. Você também deve lavar as mãos depois de usar o banheiro, depois de limpar seu filho, e depois de cuidar de alguém doente com diarreia.

Outra maneira de prevenir a cólera é usar sistemas de saneamento para descartar as fezes. Evite defecar em qualquer massa de água. Depois de defecar, crie o hábito de sempre lavar as mãos com sabão e água potável. Caso não haja banheiros disponíveis, especialmente durante desastres, defecar pelo menos 30 m de qualquer massa de água e depois enterrar seus resíduos. Você pode escavar banheiros temporários que são pelo menos a meio metro de profundidade e 30 m de qualquer corpo de água.

[Sobrevivencialismo] Como Fazer sua Própria Penicilina… Só por Precaução

Quando cozinhar alimentos, especialmente frutos do mar, cozinhe bem. Certifique-se de cozinhar mariscos, como caranguejos e lagostins, até que estejam muito quentes durante todo o tempo. Evite comer qualquer alimento cru além de frutas e verduras que você mesmo descascou.

Além disso, é importante limpar com segurança. A cozinha e os locais onde a família toma banho e lava roupas devem ser devidamente limpos após o uso. Purifique-se, sua família, fraldas e roupas a 30 metros de fontes de água potável.

[Sobrevivencialismo] 5 Habilidades que Você Precisa Aprimorar Agora

Aqui estão outras coisas que você precisa lembrar sobre a cólera:

* O risco de cólera é baixo até que algum outro desastre perturbe o saneamento.
* As áreas costeiras têm um risco maior de ter problemas de cólera do que as áreas do interior.
* As áreas do interior não são imunes à cólera. As fontes de água locais também podem ser infectadas por um migrante – seja ele marisco importado ou humano.
* As grandes cidades são zonas de alto risco se praticarem saneamento precário.

O saneamento adequado é a chave para prevenir a cólera e outros surtos bacterianos.

Leia mais:

9 Superalimentos que Você Pode Cultivar em Casa, sem Gastar uma Fortuna

Fontes:
Natural News: Avoiding cholera after SHTF: What you need to know to be prepared
– Beans Bullets Bandages and You: PrepperMed 101: Cholera, the Follow-Up Disaster
– WHO: Cholera
– CDC: Five Basic Cholera Prevention Steps

Sobre Max Rangel

Servo do Eterno, Casado com Arlete Vieira, Pai de 2 filhas, Analista de Sistemas, Fundador e Colunista do site www.religiaopura.com.br.

Além disso, veja também:

O que Acontece Durante um Ataque de Pulso Eletromagnético?

O que é o PEM? Você assistiu em filmes, leu em livros e provavelmente ouviu …

[Sobrevivencialismo] 11 Erros de Preparação e Como Evitá-los

Viver inteiramente fora do sistema é uma nobre aspiração, mas conseguir isso exige muito trabalho …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.