Iníco / Artigos / EXERCITE-SE

EXERCITE-SE

EXERCITE-SE
“Em minhas leituras achei um artigo muito interessante sobre os benefícios do exercício físico para se manter saudável também mentalmente. Vou resumir por aqui e compartilhar algumas dicas bem bacanas:

Além de aumentar os músculos os exercícios ajudam a manter o cérebro mais saudável e com melhor desempenho, isso não é nenhuma novidade, mas não custa saber como e “vamos nos mexer dessa cadeira”.

MAIOR CAPACIDADE COGNITIVA: Quando você se exercita seu coração bombeia mais sangue para o cérebro levando doses extras de oxigênio. Treinar regularmente melhora as habilidades cognitivas (foco, memória, raciocínio e tomadas de decisões); Quanto mais melhor, mas batam 20 a 30 minutos de atividade aeróbica durante 3 dias por semana para sentir os benefícios;

MENTE SAUDÁVEL: O exercício ajuda a combater as doenças degenerativas e diminui o risco de AVC. Na atividade física são liberados neurotransmissores como serotonina e dopamina, a famosa sensação de alegria e empolgação aumentam e melhoram o humor. Afastando o estresse, a ansiedade e a depressão.

FONTE DE NEURÔNIOS: O cérebro humano, ao contrário do que se acreditava, produz novos neurônios no decorrer da vida e o esporte é uma forma de estimular esse processo. A atividade física fortalece as conexões neuronais no hipocampo, região do cérebro principal responsável pela memória.

MAIS INTELIGÊNCIA: Os melhores resultados de QI foram obtidos em jovens que estavam com melhor forma física.

Além de todos benefícios do esporte e atividade física, existem alimentos que combinados turbinam a saúde mental: ESPINAFRE (rico em magnésio que aumenta a reação bioquímica do cérebro); IOGURTE GREGO (fonte de cálcio que aumenta a serotonina mantendo o humor, relaxa e diminui ansiedade); ASPARGO (possui ácido fólico ajudando na prevenção de doenças degenerativas); PEIXE (ingestão de ômega-3 importante aliado do cérebro); NOZ (aumenta a capacidade de memória); CHOCOLATE AMARGO (diminui riscos de sofrer derrame cerebral) e BRÓCOLIS (fonte de vitamina K que fortalece as funções cognitivas).

Então o jeito é mexer-se da cadeira e procurar uma atividade física que se torne agradável e lhe traga todos benefícios descritos. O importante que essa atitude está colaborando para sua auto estima e sua tomada de decisão em cuidar de si”.

Fonte: Revista Men’s Health (número 82 – Fevereiro 2013)

Compartilhar isso:

Sobre Paulo Pinto

Além disso, veja também:

Por que os judeus foram expulsos de vários países?

Relacionado

O Senhor dos Milagres – Um dos melhores filmes infantis que já assisti. Através da animação, que mistura técnicas de movimento em bonecos de argila a recursos de computação gráfica.

Click na imagem para baixar Relacionado

Deixe uma resposta