Iníco / Religiao Pura / ICBA – Igreja Cristã Biblica Adventista agora é ICBU – Igreja Cristã Bíblica Unitariana.

ICBA – Igreja Cristã Biblica Adventista agora é ICBU – Igreja Cristã Bíblica Unitariana.

Mudança de Nome Denominacional

A partir de 28 de novembro de 2015 a Igreja Cristã Bíblica Adventista passa a se chamar ICBU – Igreja Cristã Bíblica Unitariana.

Nas Escrituras Sagradas lemos sobre muitos personagens que tiveram o nome mudado por Deus. Tais mudanças geralmente indicavam uma nova etapa na vida destas pessoas, consequência de uma transformação ocorrida no passado e uma nova missão para o futuro. O nome serve para identificar, o que equivale dizer que serve para diferenciar um do outro. Um bom nome não deve trazer confusão sobre a identidade daquele que o possui, pelo contrário, deve identificá-lo e caracterizá-lo com seus atributos distintivos de modo a facilitar suas relações com o mundo externo.

Há aproximadamente 10 anos a Igreja Cristã Bíblica Adventista adotou este nome que expressa de forma resumida sua origem, líder e crença. A palavra “cristã” aponta para Cristo como nosso líder. Nosso nome faz menção à única regra de fé e prática do cristão: “bíblica” aponta para a Palavra de Deus como nossa bússola, nosso GPS espiritual. Finalmente, a palavra “adventista” expressou nossa crença no advento, ou seja, na bem-aventurada esperança do retorno do nosso Senhor Jesus Cristo, conforme prometido em sua Santa Palavra.

No entanto, ao longo destes anos, percebemos que a palavra “adventista” não serviu adequadamente para nos distinguir de outros grupos religiosos. Pelo contrário, na maioria das vezes esta palavra acabava nos confundindo com um outro grupo de cristãos, os Adventistas do Sétimo Dia, por quem temos muito carinho e a quem devemos muito respeito. Mas nós não somos Adventistas do Sétimo Dia.

Como o objetivo do nome não é confundir, mas identificar, a Assembleia de nossa igreja reuniu-se no dia 28 de novembro de 2015 para deliberar sobre a mudança de nome. Entendemos que a palavra “Adventista” não nos distingue, mesmo porque a crença no retorno do nosso Senhor Jesus é compartilhada por todas as denominações cristãs. Desta forma, a decisão tomada foi no sentido de adotar uma palavra que nos identifica como comunidade de fé, apontando para uma crença que nos distingue no meio cristão. Optou-se, portanto, pela substituição da palavra “Adventista” pela palavra “Unitariana”.

Desta forma, a partir de 28 de novembro de 2015, passamos a nos identificar como ICBU – Igreja Cristã Bíblica Unitariana.
Ser unitariano significa crer em apenas um Deus. E significa mais: crer que este Deus é uma pessoa e não um grupo de pessoas e, portanto, só há uma pessoa neste Universo infinito que é Deus. Este Deus é o Pai, o nosso Pai e o Pai do nosso Senhor Jesus Cristo. Ser unitariano é crer que o Espírito Santo é o Espírito de Deus, ou seja, assim como o homem tem um espírito que não é uma outra pessoa, Deus também tem um espírito que é sua essência espiritual, onipresente, mas não uma outra pessoa.

A crença unitariana opõe-se à crença trinitariana, geralmente adotada no meio cristão, com raras exceções. Portanto, ao alterarmos nosso nome denominacional entendemos que o nosso novo nome tem maior capacidade de nos identificar e nos distinguir, reduzindo as chances de confusão com outras denominações religiosas.

Acima de tudo, a ICBU – Igreja Cristã Bíblica Unitariana crê que o elemento mais importante e distintivo de sua fé é o AMOR, porquanto o próprio Senhor Jesus afirmou que seus seguidores seriam conhecidos não por uma ou outra crença doutrinária, nem pela adoção de um ou outro nome denominacional, mas pela demonstração do verdadeiro amor em relação ao seu próximo e aos seus inimigos:

“Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.” – João 13:35.

Desta forma, a ICBU reafirma seu respeito, carinho e amor para com todas as pessoas, independentemente de crença, religião, etnia, classe social, orientação política, sexual ou filosófica, de modo que as portas de nossa igreja estão abertas para todos que desejarem buscar de coração o único Deus verdadeiro e o seu Filho Jesus Cristo.

Compartilhar isso:

Sobre Max Rangel

Servo do Eterno, Casado com Arlete Vieira, Pai de 2 filhas, Analista de Sistemas, Fundador e Colunista do site www.religiaopura.com.br.

Além disso, veja também:

PAPA FRANCISCO ATACA A ORAÇÃO DO PAI NOSSO!

Relacionado

A Parábola Judaica da Verdade e da Mentira

Certa vez, a Mentira e a Verdade se encontraram. A Mentira, dirigindo-se à Verdade, disse-lhe: …

Deixe uma resposta