JESUS CRISTO: GERADO PARA SALVAR!

Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu. Hebreus 5:8
Certo dia, não faz muito tempo, assisti pela tevê, uma reportagem que falava a respeito de um casal e sua luta para salvar um dos filhos que sofria de um tipo de câncer que somente teria cura com um transplante de medula. Mas para tristeza e aflição daqueles pais não se encontrava um doador compatível! Eles dariam tudo! Fariam tudo! Mas não havia muito que fazer, até que a equipe médica apresentou uma possibilidade de cura, outro filho a ser gerado, o qual não sei explicar as razões, mas, segundo eles, seria totalmente compatível para ser doador de medula para a criança enferma. Os pais não pensaram muito e seguiram aquele plano, geraram um novo filho que após o nascimento veio a ser o doador e salvou o irmão mais velho!
Recentemente, meditando no grande plano da redenção da humanidade, me veio à mente esta experiência, e, então, pude vislumbrar, mesmo que não haja muitos versos claros na Palavra de Deus, mas pelo contexto geral e a forma como vislumbramos o amor de Deus, sua Onisciência, e a Pessoa maravilhosa de Seu Unigênito Filho: JESUS. Podemos perceber que o drama vivido por aqueles pais, mesmo que de uma maneira pálida e incapaz de refletir toda a realidade da experiência Divina, serve de alegoria do que Deus e Jesus fizeram por nós, e compreendermos o porquê de assim ter acontecido.
Sei que não temos total informação de forma direta na Palavra Escrita, mas pelas informações bíblicas disponíveis, creio que não é pecado imaginarmos que em um momento da eternidade Deus existiu por algum tempo (anos, séculos, milênios etc., não se pode precisar) antes de Seu Filho Jesus existir, bem como, antes da criação do universo e qualquer criatura. Certamente Deus deve ter planejado de forma extraordinariamente meticulosa, como tudo seria criado, e como onisciente que é vislumbrou toda a revolta de Lúcifer e o pecado de Adão e Eva!
Como quem vê o fim antes do começo, nasceu no coração de Deus um plano para consertar aquilo que o livre arbítrio traria a sua futura criação. Com certeza neste plano foi considerado algumas possibilidades de como salvar aquilo que iria ser criado, afim de que sua obra fosse perene ou eterna e houvesse compatibilidade entre a liberdade e a harmonia entre criaturas e Criador.
Certamente, a priori, podemos ver Deus disposto a sacrificar sua própria existência para que sua futura obra se eternizasse, mas havia uma incompatibilidade, DEUS É IMORTAL! Cremos que foi ai que se vislumbrou a geração de um Filho que fosse o “doador compatível”! E, misteriosamente para nós, a onisciência Divina via que aquele Filho seria a imagem de Seu Ser: tão amoroso quanto Ele; tão misericordioso quanto Ele; tão fiel quanto Ele; um autentico e completo reflexo de Seu Caráter! O único capaz de eternizar os Seus objetivos: uma criação eterna e harmônica, onde o livre arbítrio seria exercido submisso pela fé no Criador.
É perfeitamente compreensível que o Filho (Jesus) teria que envolver-se na obra do Pai (Deus), a criação de todas as coisas e de todas as criaturas, a fim de que tivesse responsabilidade e amor por tudo e por todos! O Pai concedeu poderes ao Filho, e o Filho e o Pai criaram o universo e todas as coisas, todos os seres celestiais, e por último, a humanidade “Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. João 1:2-3” “Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu. João 1:10”.
Não se trata de considerações para serem dogmatizadas, mas para serem avaliadas e consequentemente despertar-nos o forte desejo de estudar mais a Palavra de Deus em busca de conhecimento sobre os atributos do Pai e da Pessoa de Jesus. Este é o objetivo destas meditações sobre o nosso Criador e Soberano Senhor de tudo e de todos: DEUS.
Fonte: http://adoradoresdounicodeus.blogspot.com.br/2014/02/jesus-cristo-gerado-para-salvar.html

Sobre Max Rangel

Servo do Eterno, Casado, Pai de 2 filhas, Analista de Sistemas, Fundador e Colunista do site www.religiaopura.com.br.

Além disso, veja também:

O “Porquê” Por Traz da Mentira

Jesus desceu ao mundo dos mortos! (Pr. Damázio)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.