Iníco / Artigos / JESUS FALOU DE SI MESMO MUITAS VEZES COMO SE FOSSE DE UMA OUTRA PESSOA

JESUS FALOU DE SI MESMO MUITAS VEZES COMO SE FOSSE DE UMA OUTRA PESSOA

Muitos irmãos sinceros, ainda que possam estar equivocados, tem defendido que o “Outro” consolador de que Jesus falou e está registrado em João 14:16 trata-se da 3a. pessoa da santíssima trindade, um ser que segundo eles é um Deus igual ao Pai (o único Deus verdadeiro conforme falou Jesus em João 17:3).

Veja o que Jesus disse sobre o “outro” consolador:

João 14:16 a 18:

16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre,
17 o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco e estará em vós.
18 Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós. (grifos inexistentes)

Para que você não tenha nenhuma dúvida, permita-me explicar João 14: 16 a 18 através de versos da própria Bíblia:

16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre, (“… eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos”. Jesus, Mateus 28:20.)

17 o Espírito da verdade
(“Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim”. Jesus, João 14:6. “Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo” . João, João 1:17),

que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas vós o conheceis (“…vós me conheceis e sabeis de onde sou…” Jesus, João 7:28.),

porque habita convosco (“E chegou e habitou numa cidade chamada Nazaré, para que se cumprisse o que fora dito pelos profetas: Ele será chamado Nazareno”. Mateus 2:23. “E, deixando Nazaré, foi habitar em Cafarnaum, cidade marítima, nos confins de Zebulom e Naftali” Mateus 4:13.),

e estará em vós. (“Eu lhes fiz conhecer o teu nome e ainda o farei conhecer, a fim de que o amor com que me amaste esteja neles, e eu neles esteja”. Jesus, João 17:26)

18 Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós. (“Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles”. Jesus, Mateus 18:20.)

Apesar de terem nos ensinado que em João 14:16 a 18 Cristo Se referiu a uma 3ª “pessoa”, na realidade, como nas OUTRAS 122 vezes (veja abaixo), que você viu neste estudo, Ele estava Se referindo, mais uma vez, a Ele mesmo!

“Naquele dia, conhecereis que [estou] em meu Pai, e vós, em mim, e eu, em vós”. Jesus, João 14:20. (Por favor, pegue a sua Bíblia e veja no contexto que Jesus não está falando aqui de sua 2ª vinda!)

Mas pode ser que você ainda se questione por que Cristo utilizou esta expressão “outro Consolador”. O próprio Jesus explica e dá a resposta no contexto de seu sermão, relatado por João:

“Estas coisas vos tenho dito por meio de figuras; vem a hora em que não vos falarei por meio de comparações, mas vos falarei claramente a respeito do pai”. Jesus, João 16:25.

VERSÍCULOS EM QUE JESUS FALOU DE SI MESMO COMO SE FOSSE UMA OUTRA PESSOA

Evangelho de Mateus

8:20 E disse Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu [têm] ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.
9:15 E disse-lhes Jesus: Podem, [porventura,] andar tristes os filhos das bodas, enquanto o esposo está com eles? Dias, porém, virão em que lhes será tirado o esposo, e então jejuarão.
10:23 Quando, pois, vos perseguirem nesta cidade, fugi para outra; porque em verdade vos digo que não acabareis de [percorrer] as cidades de Israel sem que venha o Filho do Homem.
11:19 Veio o Filho do Homem, comendo e bebendo, e dizem: Eis aí [um] homem comilão e beberrão, amigo de publicanos e pecadores. Mas a sabedoria é justificada por seus filhos.
12:8 Porque o Filho do Homem até do sábado é Senhor.
13:37 E ele, respondendo, disse-lhes: O que semeia a boa semente é o Filho do Homem,
13:41 Mandará o Filho do Homem os seus anjos, e eles colherão do seu Reino tudo o que causa escândalo e os que cometem iniqüidade.
16:18 Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
16:27 Porque o Filho do Homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e, então, dará a cada um segundo as suas obras.
16:28 Em verdade vos digo [que] alguns há, dos que aqui estão, que não provarão a morte até que vejam vir o Filho do Homem no seu Reino.
17:9 E, descendo eles do monte, Jesus lhes ordenou, dizendo: A ninguém conteis a visão até que o Filho do Homem seja ressuscitado dos mortos.
17:12 Mas digo-vos que Elias já veio, e não o conheceram, mas fizeram-lhe tudo o que quiseram. Assim farão eles também padecer o Filho do Homem.
17:22 Ora, achando-se eles na Galiléia, disse-lhes Jesus: O Filho do Homem será entregue nas mãos dos homens,
17:23 e matá-lo-ão, e, ao terceiro dia, ressuscitará. E eles se entristeceram muito.
18:11 Porque o Filho do Homem veio salvar o que se tinha perdido.
20:19 E o entregarão aos gentios para que [dele] escarneçam, e o açoitem, e crucifiquem, e ao terceiro dia ressuscitará.
20:28 bem como o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e para dar a sua vida [em] resgate de muitos.
22:42 dizendo: Que pensais vós do Cristo? De quem é filho? Eles disseram-lhe: De Davi.
22:45 Se Davi, pois, lhe chama Senhor, como é seu filho?
23:8 Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi, porque um só é o vosso Mestre, [a saber,] o Cristo, e todos vós sois irmãos.
23:10 Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, [que é] o Cristo.
24:27 Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do Homem.
24:30 Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; e todas as tribos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.
24:31 E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.
24:33 Igualmente, quando virdes todas essas [coisas,] sabei que ele está próximo, às portas.
24:36 Porém daquele Dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, mas unicamente meu Pai.
24:37 E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do Homem.
24:39 e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem.
24:42 Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor.
24:44 Por isso, estai vós apercebidos também, porque o Filho do Homem há de vir à hora em que não penseis.
25:13 Vigiai, pois, porque não sabeis o Dia nem a hora em que o Filho do Homem há de vir.
25:31 E, quando o Filho do Homem vier em sua glória, e todos os santos anjos, com ele, então, se assentará no trono da sua glória;
25:32 e todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas.
25:33 E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda.
25:34 Então, dirá o Rei aos que [estiverem] à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;
25:40 E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que, quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim [o] fizestes.
26:2 Bem sabeis que, daqui a dois dias, é a Páscoa, e o Filho do Homem será entregue para ser crucificado.
26:24 Em verdade o Filho do Homem vai, como acerca dele está escrito, mas ai daquele homem por quem o Filho do Homem é traído! Bom seria para esse homem se não houvera nascido.
26:45 Então, chegou junto dos seus discípulos e disse-lhes: Dormi, agora, e repousai; eis que é chegada a hora, e o Filho do Homem será entregue nas mãos dos pecadores.
26:64 Disse-lhes Jesus: Tu [o] disseste; digo-vos, porém, que vereis em breve o Filho do Homem assentado à direita do Todo-poderoso e vindo sobre as nuvens do céu.

Evangelho de Marcos

2:10 Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder para perdoar pecados (disse ao paralítico),
2:28 Assim, o Filho do Homem até do sábado é senhor.
9:12 E, respondendo ele, disse-lhes: Em verdade Elias virá primeiro e todas as [coisas] restaurará; e, como está escrito do Filho do Homem, que ele deva padecer muito e ser aviltado.
9:31 porque ensinava os seus discípulos e lhes dizia: O Filho do Homem será entregue nas mãos dos homens e matá-lo-ão; e, morto, ele ressuscitará ao terceiro dia.
10:33 [dizendo:] Eis que nós subimos a Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos príncipes dos sacerdotes e aos escribas, e o condenarão à morte, e o entregarão aos gentios,
10:34 e o escarnecerão, e açoitarão, e cuspirão nele, e o matarão; mas, ao terceiro dia, ressuscitará.
10:45 Porque o Filho do Homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos.
12:35 E, falando Jesus, dizia, ensinando no templo: Como dizem os escribas que o Cristo é Filho de Davi?
13:26 E, então, verão vir o Filho do Homem nas nuvens, com grande poder e glória.
13:27 E ele enviará os seus anjos e ajuntará os seus escolhidos, desde os quatro ventos, da extremidade da terra até a extremidade do céu.
13:32 Mas, daquele Dia e hora, ninguém sabe, nem os anjos que [estão] no céu, nem o Filho, senão o Pai.
14:21 Na verdade o Filho do Homem vai, como dele está escrito, mas ai daquele homem por quem o Filho do Homem é traído! Bom seria para o tal homem não haver nascido.
14:41 E voltou terceira vez e disse-lhes: Dormi agora e descansai. Basta; é chegada a hora. Eis que o Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos pecadores.

Evangelho de Lucas

5:24 Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem sobre a terra poder de perdoar pecados (disse ao paralítico), eu te digo: Levanta-te, toma a tua cama e vai para tua casa.
6:5 E dizia-lhes: O Filho do Homem é senhor até do sábado.
7:34 Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizeis: Eis aí um homem comilão e bebedor de vinho, amigo dos publicanos e dos pecadores.
9:22 dizendo: É necessário que o Filho do Homem padeça muitas [coisas,] e seja rejeitado dos anciãos e dos escribas, e seja morto, e ressuscite ao terceiro dia.
9:44 Ponde vós estas palavras em vossos ouvidos, porque o Filho do Homem será entregue nas mãos dos homens.
9:56 Porque o Filho do Homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-[las.] E foram para outra aldeia.
9:58 E disse-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.
11:30 Porquanto assim como Jonas foi sinal para os ninivitas, assim o Filho do Homem [o] será também para esta geração.
12:10 E a todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do Homem ser-lhe-á perdoada, mas ao que blasfemar contra o Espírito Santo não lhe será perdoado.
12:40 Portanto, estai vós também apercebidos; porque virá o Filho do Homem à hora que não imaginais.
17:22 E disse aos discípulos: Dias virão em que desejareis ver um dos dias do Filho do Homem e não [o] vereis.
17:24 porque, como o relâmpago ilumina desde uma extremidade inferior do céu até à outra extremidade, assim será também o Filho do Homem no seu dia.
17:25 Mas primeiro convém que ele padeça muito e seja reprovado por esta geração.
17:26 E, como aconteceu nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do Homem.
17:30 Assim será no dia em que o Filho do Homem se há de manifestar.
18:8 Digo-vos que, depressa, lhes fará justiça. Quando, porém, vier o Filho do Homem, porventura, achará fé na terra?
18:31 E, tomando consigo os doze, disse-lhes: Eis que subimos a Jerusalém, e se cumprirá no Filho do Homem tudo o que pelos profetas foi escrito.
18:32 Pois há de ser entregue aos gentios e escarnecido, injuriado e cuspido;
18:33 e, havendo-[o] açoitado, o matarão; e, ao terceiro dia, ressuscitará.
19:10 Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.
20:41 E ele lhes disse: Como dizem que o Cristo é Filho de Davi?
21:27 E, então, verão vir o Filho do Homem numa nuvem, com poder e grande glória.
21:36 Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas essas [coisas] que hão de acontecer e de estar em pé diante do Filho do Homem.
22:22 E, na verdade, o Filho do Homem vai segundo o que está determinado; mas ai daquele homem por quem é traído!
22:48 E Jesus lhe disse: Judas, com um beijo trais o Filho do Homem?
22:69 Desde agora, estará sentado o Filho do Homem à direita do Todo-Poderoso Deus.
24:26 Porventura, não convinha que o Cristo padecesse essas [coisas] e entrasse na sua glória?
24:46 E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse e, ao terceiro dia, ressuscitasse dos mortos;

Evangelho de João

1:51 E disse-lhe: Na verdade, na verdade vos digo que, daqui em diante, vereis o céu aberto e os anjos de Deus subirem e descerem sobre o Filho do Homem.
3:13 Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do Homem, que está no céu.
3:14 E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado,
3:15 para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
3:16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
3:17 Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
3:18 Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
3:19 E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.
4:10 Jesus respondeu e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.
5:19 Mas Jesus respondeu e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer ao Pai, porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente.
5:20 Porque o Pai ama ao Filho e mostra-lhe tudo o que faz; e ele lhe mostrará maiores obras do que estas, para que vos maravilheis.
5:21 Pois assim como o Pai ressuscita os mortos e os vivifica, assim também o Filho vivifica aqueles que quer.
5:22 E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo,
5:23 para que todos honrem o Filho, como honram o Pai. Quem não honra o Filho não honra o Pai, que o enviou.
5:25 Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão.
5:26 Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu também ao Filho ter a vida em si mesmo.
5:27 E deu-lhe o poder de exercer o juízo, porque é o Filho do Homem.
6:27 Trabalhai não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do Homem vos dará, porque a este o Pai, Deus, o selou.
6:29 Jesus respondeu e disse-lhes: A obra de Deus é esta: que creiais naquele que ele enviou.
6:33 Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo.
6:46 Não que alguém visse ao Pai, a não ser aquele que é de Deus; este tem visto ao Pai.
6:50 Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra.
6:53 Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do Homem e [não] beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos.
6:58 Este é o pão que desceu do céu; não é o caso de vossos pais, que comeram o maná e morreram; quem comer este pão viverá para sempre.
6:62 [Que seria,] pois, se vísseis subir o Filho do Homem para onde primeiro estava?
8:32 e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
8:35 Ora, o servo não fica para sempre em casa; o Filho fica para sempre.
8:36 Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente, sereis livres.
9:35 Jesus ouviu que o tinham expulsado e, encontrando-o, disse-lhe: Crês tu no Filho de Deus?
10:2 Aquele, porém, que entra pela porta, esse é o pastor das ovelhas.
10:3 Para este o porteiro abre, as ovelhas ouvem a sua voz, ele chama pelo nome as suas próprias ovelhas e as conduz para fora.
11:4 E Jesus, ouvindo [isso,] disse: Esta enfermidade não é para morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela.
12:23 E Jesus lhes respondeu, dizendo: É chegada a hora em que o Filho do Homem há de ser glorificado.
12:35 Disse-lhes, pois, Jesus: A luz ainda está convosco por um pouco de tempo; andai enquanto tendes luz, para que as trevas vos não apanhem, pois quem anda nas trevas não sabe para onde vai.
12:36 Enquanto tendes luz, crede na luz, para que sejais filhos da luz. Essas [coisas] disse Jesus; e, retirando-se, escondeu-se deles.
13:31 Tendo ele, pois, saído, disse Jesus: Agora, é glorificado o Filho do Homem, e Deus é glorificado nele.
13:32 Se Deus é glorificado nele, também Deus o glorificará em si mesmo e logo o há de glorificar.
15:13 Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.
17:1 Jesus falou essas coisas e, levantando os olhos ao céu, disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que também o teu Filho te glorifique a ti,
17:2 assim como lhe deste poder sobre toda carne, para que dê a vida eterna a todos quantos lhe deste.
17:3 E a vida eterna é esta: que conheçam a ti só por único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

Abr.

Marcos Avellar

Compartilhar isso:

Sobre Paulo Pinto

Além disso, veja também:

Projeto editorial quer oferecer Bíblia em Português mais fiel ao Texto Recebido

As mudanças no texto bíblico foram tantas que nós nos perguntamos: será que isto não …

1888 Re-Examinado — Apresentação

Por Robert J. Wieland e Donald K. Short “Estas coisas lhes sobrevieram como exemplos, e …

2 comentários

  1. Você está dizendo que o Espírito Santo não existe? Esse artigo não me convenceu, todos os exemplos que você citou não refutam a existência da Santíssima Trindade.

    • Ola Patricia Lira,
      Tudo bem? Voce é de Petrolina?
      Nao estamos dizendo que o espírito santo nao existe!
      EU CREIO NA EXISTÊNCIA DO ESPÍRITO SANTO.
      Quanto a trindade gostaria de saber de voce quais os versos que dão base a essa doutrina??
      Forte abraço que o Eterno o Deus de Abraão, Isaque e Jaco lhe abençoe.

Deixe uma resposta