Iníco / Mensagens Subliminares / Maçonaria agora usa Redes Sociais para recrutar membros

Maçonaria agora usa Redes Sociais para recrutar membros

16073471

Sociedade continua secreta?

Leia também: Maçonaria explicada e à luz do Cristianismo
Leia também: ECUMENISMO: A RELIGIÃO DE SATANÁS
Leia também: Órgão Oficial da Maçonaria do Brasil revela lista de 110 maçons famosos

“A Vila Olímpia como você nunca viu! Apê top, com muita sofisticação.” Um anúncio verídico e banal de rede social. “Acesse o Link abaixo e faça parte dos Mistérios e Privilégios da Franco-Maçonaria.”

A publicidade no Facebook rompe com três séculos de tradição: a maçonaria, organização exclusivamente masculina, passou a recrutar seus membros nas redes sociais.

O anúncio, pago por um braço paulistano do grupo, foi direcionado a homens de todas as idades que morassem em São Paulo. A reportagem da Folha preencheu o formulário de perguntas, entre elas “Qual é sua renda mensal” e “Sua mulher se opõe à sua entrada na maçonaria?”, e, dois dias depois, foi à entrevista para virar maçom.

Uma mulher loira cuja blusa deixava entrever a tatuagem “carpe diem” que tem no colo recebe os candidatos num casarão de cor azul-bebê, perto da rua São Caetano, no centro.

A fila de espera tem um estudante de enfermagem, um segurança de casa noturna, um autônomo e um repórter. “Eles arranjam emprego um para o outro”, comenta o segurança com o autônomo, antes de ser entrevistado. Os candidatos entram num cômodo azulejado sem móvel, a exceção são duas cadeiras de escritório. O mestre (terceira posição na hierarquia), que vai conduzir a entrevista, está em uma delas.

Uma nova loja (grupo fixo que se reúne de forma periódica) será aberta naquele templo. Há no Brasil cerca de 40 mil homens distribuídos por 3.000 lojas.

A fundação de um grupo requer um quórum de sete novos membros. Associados mais antigos ficam responsáveis por apadrinhar os novatos, diz o homem, de camisa Dudalina, anel em três dedos, com que segura um iPhone de última geração.

“Aqui não tem nada místico, não é religião, ninguém mata ninguém”, diz. Os encontros são como uma rede vitalícia de relacionamentos. Que tipo de relacionamentos? “Vou deixar sua mente florear o quanto quiser.” Após a entrevista, a ficha do candidato vai para o escrutínio de outros maçons. Membros antigos têm poder de veto. “Mas isso não acontece nunca.” Depois do aval, é feita a cerimônia de aceitação. O custo dos paramentos para o dia de estreia fica por volta de R$ 1.400, e é somado aos R$ 140 da mensalidade e às contas dos jantares mensais do grupo.

A entrevista é sobre as motivações que levaram o candidato à maçonaria, e em que ele poderia ajudar. No fim de 30 minutos de conversa, a despedida vem com um elogio (“Seu perfil interessa muito”) e uma advertência (“Nós estamos em todos os lugares e todos os níveis hierárquicos, por isso é fácil saber mais sobre você”).

Fazem parte da organização o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), 58 deputados federais, além de seis senadores, segundo levantamento feito pela Folha em 2013.

Segundo um dos secretários da Confederação Maçônica do Brasil, que não quis ser identificado, o modelo de entrada por indicação ainda é o mais aconselhado. Ele disse nunca ter ouvido falar em anúncios na internet. Informada de que seu processo seletivo inovador seria tema de uma reportagem, a loja do centro respondeu: “O silêncio e a discrição sempre norteiam nossos trabalhos, portanto não vamos nos manifestar oficialmente sobre o assunto, que de fato é controverso. Saudações fraternais”.

FONTE: FOLHA DE S. PAULO

Leia também: Maçonaria explicada e à luz do Cristianismo
Leia também: ECUMENISMO: A RELIGIÃO DE SATANÁS
Leia também: Órgão Oficial da Maçonaria do Brasil revela lista de 110 maçons famosos

Leia também: O REI DAS HERESIAS PENTECOSTAIS: Benny Hinn é um profeta do Eterno Deus?

Compartilhar isso:

Sobre Max Rangel

Servo do Eterno, Casado com Arlete Vieira, Pai de 2 filhas, Analista de Sistemas, Fundador e Colunista do site www.religiaopura.com.br.

Além disso, veja também:

Rituais e ocultismo são stigmas da Dysney

Relacionado

O Mágico, James Randi, Desmascara Pastores Farsantes

Relacionado

Deixe uma resposta