Iníco / Artigos / MPF QUER NOTAS DE REAL SEM A FRASE "DEUS SEJA LOUVADO"

MPF QUER NOTAS DE REAL SEM A FRASE "DEUS SEJA LOUVADO"

Era só o que faltava.
A incredulidade das pessoas aumenta a cada dia.
Cristo, falando sobre os dias finais Ele disse: “Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra”? Lucas 18:8.
Estamos cientes de que a cada dia se aproxima o dia da volta do Nosso Senhor. Preparemo-nos!

“A Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão em São Paulo ajuizou nesta segunda-feira (12) ação civil pública, com pedido de liminar, em que pede que as novas cédulas de real sejam impressas sem a frase “Deus seja louvado”. De acordo com a ação, a existência da frase nas notas fere os princípios de laicidade do Estado (deve se manter neutro em relação às diferentes concepções religiosas) e de liberdade religiosa.

No pedido feito à Justiça Federal, a procuradoria argumenta que a frase “Deus seja louvado” privilegia uma religião em detrimento das outras.

“Imaginemos a cédula de real com as seguintes expressões: ?Alá seja louvado?, ?Buda seja louvado?, ?Salve Oxóssi?, ?Salve Lord Ganesha?, ?Deus não existe? – afirma trecho da ação, assinada pelo procurador regional dos Direitos do Cidadão, Jefferson Aparecido Dias. “Com certeza cristalina haveria agitação na sociedade brasileira em razão do constrangimento sofrido pelos cidadãos crentes em Deus”, ressalta.

Parecer jurídico do Banco Central argumenta que na cédula não há referência a uma religião específica e, portanto, é perfeitamente lícito manter a expressão na nota. O BC informou ainda que o fundamento legal para a colocação da frase nas cédulas é o preâmbulo da Constituição brasileira, na qual consta que ela foi promulgada “sob a proteção de Deus”.

A ação foi instaurada sob força de representação do procurador regional Osório Barbosa, que o fez como cidadão”.
http://www.dgabc.com.br/News/5993772/mp-quer-real-sem-a-frase-deus-seja-louvado-.aspx

Compartilhar isso:

Sobre Paulo Pinto

Além disso, veja também:

Projeto editorial quer oferecer Bíblia em Português mais fiel ao Texto Recebido

As mudanças no texto bíblico foram tantas que nós nos perguntamos: será que isto não …

1888 Re-Examinado — Apresentação

Por Robert J. Wieland e Donald K. Short “Estas coisas lhes sobrevieram como exemplos, e …

Deixe uma resposta