Iníco / Artigos / O Mistério das 10 Tribos Perdidas.

O Mistério das 10 Tribos Perdidas.

O Eterno chamou Yisrael de Jacó, filho de Isaque e neto de Abraão conforme relata a Toráh. (Gênesis 32:28; 35:10) O Nome Yisrael pode referir-se ao próprio Jacó, a seus descendentes (12 Tribos) ou ao reino que esses descendentes vieram a possuir. (II Samuel 1:2. 23:3) Apos Moisés tirar os filhos de Yisrael do cativeiro egípcio (Êxodo 3:14), eles foram governados por juízes durante mais de trezentos anos. Depois foram governados pelos reis começando com o rei Saul, e viveram o governo triunfante do rei David, até que apos a morte de Salomão, Roboão seu filho e sucessor trouxe uma enorme desgraça ao Reino. Intransigentemente precipitou a já inevitável raptura da Casa de Yisrael. O Reino do Sul era formado por duas Tribos de Yisrael, Judá e Benjamim, também conhecido como o Reino de Judá. Já o Reino do Norte, ou seja, as demais Tribos de Yisrael é conhecida como Efraim (Yisrael), ou simplesmente Reino do Norte. A Tribo de Levi se dividiu entre os dois Reinos.

O Reino do Norte se afastou dos mandamentos do Eterno, e mesmo advertidos pelos profetas não se arrependeram, então a destruição e a diáspora aconteceu no século 722 Antes do Messias, pelas mãos dos Assírios cujo comando do rei Senequerib. O Reino do Sul (Judá), posteriormente também se afastou dos mandamentos, vivendo a pecar contra o Eterno e no ano 535 A.M. ficando exilados até os dias atuais O Criador dispersou e fez padecer as 12 Tribos de Yisrael, em virtude da sua iniquidade e rebeldia, entretanto o Criador também usou esta dispersão do povo escolhido entre as nações de todo o mundo para abençoar essas nações! E vos espelhareis entre as nações… Levítico 26:33 E será espalhado por todos os reinos da terra… Deuteronômio 28:25; 37:64 Dá-los-ei para andarem entre todos os reinos da terra…. Jeremias 29:18-19 Sacudirei a Casa de Yisrael entre as nações…. Amós 9:9, e Zacarias 10:9 O Reino de Judá alem do cativeiro Babilônico, padeceu duramente em suas duas diásporas, e isto já no ano 66 D.M. mais também já retornou do exílio, enquanto a maior parte do povo de Yisrael está disperso desde 772 A.M.

Na sua primeira Vinda objetiva, o resgate destas Tribos perdidas o próprio Messias disse: “Eu não fui enviado senão as ovelhas perdidas da Casa de Yisrael” Mateus 15:24 Em outro texto o Messias também afirmou: “Tenho outras ovelhas que não são deste aprisco” (João 10:16). Aqui é uma referencia clara as 10 Tribos perdidas do Norte de Yisrael. Quando os discípulos perguntaram a Yahshua se naquele tempo Ele restauraria o Reino a Yisrael, Ele respondeu: “Não vos pertence saber os tempos e as estações que o Pai estabeleceu pelo Seu próprio pode. Mais recebereis a virtude do Eterno, que há de vir sobre vós; e ser-me-ei testemunha tanto em Jerusalém, como na Judeia e Samaria, e até os confins da terra” (Atos 1:6-8) Talvez você nunca percebeu alguns detalhes do texto. O Messias deixou claro que o Reino de Yisrael ainda não tinha sido restaurado, e que o Pai já tinha estabelecido o tempo através dos seus profetas. (Jeremias 31:33). Mais a revelação mais surpreendente é a ordem para que seus discípulos pregassem as Boas Novas primeiro em Jerusalém e em toda Judeia. “O Reino do sul” (duas Tribos, Judá e Benjamim) e depois em Samaria, ora Samaria foi a Capital definitiva das 10 Tribos de Yisrael (Efraim) que como já vimos, foram espalhadas aos confins da terra. Segundo a Toráh, os membros da Tribo de Judá seria os governantes e retornariam primeiro, mais nos últimos as 10 Tribos de Yisrael (Efraim) teriam o privilegio de levar a mensagem da Restauração ao mundo e de reunir todo o Yisrael disperso. (Deuteronômio 33:13-17) O profeta Ezequiel 37 revela que as 10 Tribos de Yisrael (Efraim) serão tiradas da obscuridade e saberão que o Eterno é seu Salvador. Os dois Reinos serão reunidos e não viverão na idolatria e nas falsas religiões.

O Criador arvorará um estandarte e elas virão….. Isaías 5:26. Yisrael e Judá serão reunidos em sua terra…. Jeremias 30:3 O Criador congregará a Casa de Yisrael dentre os povos, entre os quais estão espalhados…. Ezequiel 28:25 Será que por este motivo que você se sente tão atraído pelas coisas de Yisrael? Ao ver a bandeira de Yisrael? Será que o enorme desejo de visitar a Terra de Yisrael não é um sinal de que você é parte do povo escolhido? São milhares sobre a terra, nações inteiras que descendem das 10 Tribos perdidas de Yisrael. Porém, quem são os gentios? Muitas pessoas escondem este tema Judeus e Gentios, o objetivo é maligno, pois Satan não quer que o povo Eleito reconheça sua identidade Yisraelita. Então, quem será os gentios? Quando Jacó profetizou sobre a cabeça do filho mais velho de José (Efraim), Jacó profetizou que Efraim se tornaria “uma multidão de nações” (Gênesis 48:17-19).

O texto hebraico diz: “Melo haGoyim”. “Melo” significa “Plenitude”. O artigo “ha” significa “das”, e a palavra “Goyim” significa “Nações, Gentios, Estrangeiros”. Então este texto de Gênesis ler-se literalmente assim: Os descendentes de Efraim se tornarão a plenitude das Nações (Gentios). Então, baseado nestas informações, a profecia do apóstolo Paulo em Romanos 11:25-26 pode ser lida assim: O endurecimento veio em parte a Yisrael (Judá) até que a plenitude dos gentios (descendentes de Efraim, as 10 Tribos perdidas) tenha entrado, e assim todo Yisrael (Judá + 10 Tribos Perdidas) será salvo .

Enviado pelo irmão Raimundo Costa

Compartilhar isso:

Sobre Max Rangel

Servo do Eterno, Casado com Arlete Vieira, Pai de 2 filhas, Analista de Sistemas, Fundador e Colunista do site www.religiaopura.com.br.

Além disso, veja também:

Projeto editorial quer oferecer Bíblia em Português mais fiel ao Texto Recebido

As mudanças no texto bíblico foram tantas que nós nos perguntamos: será que isto não …

1888 Re-Examinado — Apresentação

Por Robert J. Wieland e Donald K. Short “Estas coisas lhes sobrevieram como exemplos, e …

Deixe uma resposta