Iníco / Mensagens Subliminares / O que é a criptografia no WhatsApp e porque é tão importante?

O que é a criptografia no WhatsApp e porque é tão importante?

1459875233_301649_1459883624_noticia_normal_recorte1

WhatsApp: Sistema rigoroso de criptografia torna mais difícil ceder informações sobre mensagens para autoridades.

O que é criptografia?

Entenda como funcionam os processos de segurança dos dados na computação.

Video Player

15352161Com o que chamam de “criptografia de ponta a ponta”, as mensagens são embaralhadas ao deixar o telefone da pessoa que as envia e só conseguem ser decodificadas no telefone de quem as recebe. “Quando você manda uma mensagem, a única pessoa que pode lê-la é a pessoa ou grupo para quem você a enviou. Ninguém pode olhar dentro da mensagem. Nem cibercriminosos. Nem hackers. Nem regimes opressores. Nem mesmo nós”, disse a empresa em um comunicado.

Edição e imagens:  Thoth3126@protonmail.ch

Serviço de troca de mensagens WhatsApp blinda e torna inacessíveis conteúdos trocados entre seus usuários. Entenda o que é e como funciona a criptografia das mensagens no aplicativo

JOSÉ MENDIOLA ZURIARRAIN – 7 ABR 2016 – 17:44 BRT  

Fonte: http://brasil.elpais.com

É impossível olhar para outra coisa. Em pleno debate sobre a questão da privacidade e a difícil linha que separa a informação pessoal do interesse público em geral do ponto de vista das autoridades, o famoso aplicativo WhatsApp decidiu criptografar as suas mensagens e chamadas tornando-as totalmente inacessíveis a qualquer usuário que não sejam os próprios interlocutores.

Nos últimos dias, vivemos intensamente o embate entre a Apple e o FBI em torno da questão da privacidade da informação sobre os usuários, e foi justamente e uma das cartas abertas do pessoal de Cupertino que Tim Cook defendeu a importância da criptografia para preservar a informação contra a curiosidade alheia. E é exatamente isso que o aplicativo de mensagens acaba de adotar.

whatsapp-cadeados_criptografia

Sistema rigoroso de criptografia torna mais difícil ceder informações sobre mensagens para autoridades.

Em que consiste, mais precisamente, essa criptografia? Basicamente, em blindar cada mensagem escrita com uma chave temporária e única que só pode ser decifrada pelo receptor em seu celular. Ou seja: ao redigir uma mensagem, esta sai do celular já criptografada, viaja até os servidores do WhatsApp nessa mesma condição e vai dali para o destinatário, que será o único capaz de ter acesso a ela.

“Ninguém consegue acessar o conteúdo dessa mensagem: nem os criminosos, nem os hackers, nem os regimes opressores. Nem sequer nós mesmos”, explica, enfaticamente, Jan Koum, co-fundador do WhatsApp, para dar uma ideia da dimensão da medida adotada.

“Para mim, se trata de uma questão pessoal”, afirma o empresário, de origem ucraniana. “Nasci em plena URSS, sob governos comunistas, e o fato de não poder falar com liberdade foi um dos motivos pelos quais minha família emigrou para os Estados Unidos”.

Video Player

 Com essa declaração, os dirigentes da empresa, comprada pelo Facebook, deixam claro que todo o conteúdo que circula pelo seu aplicativo estará totalmente blindado contra a curiosidade de terceiros, constituindo, na verdade, uma situação semelhante à de uma conversa reservada, presencial: somente os interlocutores conhecem o seu conteúdo.

whatsapp_criptografia

Cabe lembrar, além disso, que a criptografia não se aplica apenas às mensagens, mas também às chamadas telefônicas feitas pelo aplicativo, que seguem o mesmo princípio e que ninguém, nem sequer os serviços de inteligência, poderá ouvir.

Essa mudança não exige nenhuma interferência do usuário, pois ela será efetuada de forma automática pelos servidores do WhatsApp, embora, para poder usufruir do serviço, os usuários do aplicativo terão de atualizar a sua versão.

*Contudo, alguns governos de países desenvolvidos (COMO DOS EUA) conseguem quebrar esse sistema de criptografia e saberem o que estamos conversando e com quem.

NSA-espiões

Sobre vigilância, espionagem e controle na Internet veja mais em:

Leia também: O que é a criptografia no WhatsApp e porque é tão importante?

Leia também: Este é o principal motivo porque o Facebook quer que você use seus novos botões de reação…

Leia também: CONTROLE TOTAL DA PRIVACIDADE: O Lado Negro do Facebook e a Verdade Sobre os Likes

Leia também: Você está sendo vigiado! Descubra tudo o que o facebook sabe sobre você e tente se proteger

Leia também: Você está sendo vigiado! Descubra tudo o que o Google sabe sobre você e tente se proteger

Compartilhar isso:

Sobre Max Rangel

Servo do Eterno, Casado com Arlete Vieira, Pai de 2 filhas, Analista de Sistemas, Fundador e Colunista do site www.religiaopura.com.br.

Além disso, veja também:

DESMASCARANDO FALSOS PROFETAS DO SISTEMA E DO YOUTUBE

Relacionado

VOCÊ É O CULPADO! – Libertar.in

Relacionado

Deixe uma resposta