Iníco / Sobrevivencialismo, Autossuficiência, Preparação e Permacultura / O que é Viés da Normalidade e Como Isso Afeta sua Taxa de Sobrevivência em Caso de Desastre

O que é Viés da Normalidade e Como Isso Afeta sua Taxa de Sobrevivência em Caso de Desastre

O mundo é um lugar perigoso e um desastre pode ocorrer a qualquer momento. Desde terremotos, caminhões descontrolados, até estranhos armados, coisas ruins vão acontecer e você precisa estar preparado para isso. Infelizmente, muitas pessoas não estão preparadas para o pior, porque a maioria opera com a mentalidade de que tudo vai ficar bem.

Isso é chamado de viés da normalidade, que é “o fenômeno de não acreditar na situação de alguém diante de um perigo grave e iminente e/ou catástrofe“. Um exemplo disso seria a erupção do Monte Vesúvio em 79 d.C. Os cidadãos de Pompéia prestaram pouca atenção aos terremotos naquele dia porque a atividade sísmica era bastante comum na área. Infelizmente, as pessoas não estavam preparadas para a erupção maciça que se seguiu.

O viés da normalidade, embora faça parte da natureza humana, é perigoso em termos de lidar com um desastre. Estar despreparado em um evento “que não deveria acontecer aqui” pode levar à perda de vidas e propriedades.

Ignorância é uma benção

A ameaça de desastres naturais não é suficiente para fazer com que as pessoas se esforcem para se preparar. Uma pesquisa realizada pela Healthcare Ready constatou que 54% dos americanos estão cientes da possibilidade de serem afetados por desastres naturais; no entanto, 51% não possui nenhum plano de emergência.

Mais americanos esperam que um grande desastre tenha impacto sobre eles ou suas famílias do que nos anos anteriores, mas não vimos um aumento no planejamento de emergências domésticas juntamente com essa conscientização“, disse Nicolette Louissaint, diretora executiva da Healthcare Ready. “Pelo quarto ano consecutivo, essa pesquisa revela uma lacuna na preparação em nível individual e enfatiza a necessidade de melhorar a prontidão para garantir que os moradores estejam preparados para os desastres que inevitavelmente ocorrerão“.

Os EUA são anfitriões de uma variedade de eventos climáticos que ocorrem quase anualmente. Há o famoso tornado, bem como a ameaça de furacões nas regiões costeiras. O Centro-Oeste também é bastante propenso a inundações. Os avanços tecnológicos ao longo das décadas permitiram aos humanos prever quando e onde esses desastres naturais poderiam ocorrer, mas os sinais de alerta ainda continuam a ser ignorados.

20 Dicas para Sobreviver à Próxima Situação Caótica com Facilidade

À medida que as duras realidades do desastre se tornam mais claras e mais frequentes do que nunca, precisamos usar esses aprendizados para identificar as necessidades mais prementes de nossas comunidades com antecedência. Os dados mostram quão pouco tempo a maioria dos americanos tem antes de enfrentar uma crise médica. Esse tempo crítico deve ser gasto na implementação de protocolos eficazes de resposta e recuperação que possam atender às terríveis necessidades médicas que veremos durante uma crise”, afirmou Louissaint.

Um dos maiores obstáculos que as pessoas com viés de normalidade podem enfrentar é o fato de serem elas que foram pegas de surpresa no meio de um desastre. Em vez de se prepararem para o que está por vir, elas preferem pensar como “Não vai ser tão ruim assim” ou “Nada vai acontecer aqui“. Mas, na realidade, a única coisa que passa pela cabeça deles em caso de desastre é “Como isso pode acontecer comigo?

Em vez de evacuar antecipadamente ou preparar suprimentos para o próximo desastre, eles preferem apontar os dedos e perguntar por que ninguém os está ajudando.

O viés da normalidade é uma verdadeira ameaça não apenas à sua própria segurança, mas também às pessoas à sua volta. Quanto mais você mergulha profundamente nessa mentalidade, menor a chance de sobreviver. Sempre se prepare para o pior e, se alguma vez encontrar alguém com essa mentalidade, tente fazer o possível para convencê-lo a ajudá-lo a sobreviver.

Leia mais:

Você Será Capaz de se Adaptar ao Colapso? Alguns Especialistas Acham que o Declínio da Civilização Industrial já Começou

[Sobrevivencialismo] 11 Erros de Preparação e Como Evitá-los

Fontes:
Natural News: What is normalcy bias and how does it affect your survival rate when SHTF?
– OffGrid Survival: Normalcy Bias: The Biggest Threat to your Survival During Disasters
– Definitions: Definitions for normalcy bias
– Psycholo Genie: An Insight Into the Concept of Normalcy Bias in Psychology
– Healthcare Ready: Poll Reveals Lack of Preparedness in The Face of Increasingly Frequent Disasters

Sobre Max Rangel

Servo do Eterno, Casado com Arlete Vieira, Pai de 2 filhas, Analista de Sistemas, Fundador e Colunista do site www.religiaopura.com.br.

Além disso, veja também:

Como Armazenar Alimentos no seu Carro com Segurança

Armazenar alimentos em casa é diferente de armazená-los dentro do seu carro. Seja para uma …

Sobreviver – No Jardim Do Éden

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.