Iníco / Alimentação e Saúde / Por que Você Deve Evitar o Aspartame a Todo Custo

Por que Você Deve Evitar o Aspartame a Todo Custo

Entre os adoçantes artificiais, um dos mais comuns e controversos é o aspartame. Este adoçante sem caloria, normalmente usado em vários alimentos e bebidas como substituto do açúcar, tem sido objeto de intenso escrutínio nos últimos anos. Há uma infinidade de razões para isso, muitas das quais devem dar-lhe uma pausa para pensar na próxima vez que você procurar por uma lata de Coca-Cola sem açúcar.

O aspartame tem sido associado a todos os tipos de condições de saúde

Nos 30 anos desde que o aspartame entrou no mercado, ele foi associado a uma ampla gama de problemas de saúde, incluindo:

* Ganho de peso: Numerosos estudos apontaram para o aumento do aspartame na circunferência da cintura e no peso. A ciência por trás ainda não está totalmente clara, mas várias teorias foram apresentadas. Uma possibilidade é que a doçura engana seu corpo e espera que um número definido de calorias acompanhe o sabor. A confusão resulta em seu corpo respondendo através de flutuações no seu peso. Outra teoria sugere que o aspartame afeta negativamente a composição da flora intestinal, mudando a forma como o seu corpo acumula gordura. Ainda outra teoria afirma que isso pode ser devido ao aspartame, tornando difícil para você controlar o seu apetite. Qualquer que seja o mecanismo exato, o aspartame não fará nenhum favor à sua cintura.
* Diabetes: Além de causar ganho de peso, o aspartame também aumenta o risco de diabetes. Isso não é causado apenas pelo peso adicional, mas também pelos efeitos em sua flora intestinal. Desequilibrar a proporção de bactérias intestinais boas a ruins causa inflamação e incentiva a intolerância à glicose. Além disso, outra reação corporal causada pela confusão acima mencionada é que seu corpo produz muita insulina.
* Câncer: Conforme o site Care2, o aspartame é um “agente carcinogênico multipotencial”, ou substância que estimula o crescimento de muitos tipos de câncer. Em um experimento onde ratos receberam o equivalente a quatro a cinco garrafas de refrigerante diet por dia, os animais desenvolveram cânceres como leucemia e linfoma. Dr. Morando Soffritti, o pesquisador por trás deste experimento chocante, afirmou que o câncer foi o resultado da produção de metanol. Quando quebrado, o metanol se transforma no cancerígeno formaldeído. Mesmo doses baixas de aspartame podem aumentar as chances de isso ocorrer.

O aspartame é feito de bactérias geneticamente modificadas

Ou, para ser mais preciso, a matéria fecal de Escherichia coli geneticamente modificada. De acordo com o site Green Med Info, a criação do aspartame envolve alimentar e cultivar E. coli clonada até que o subproduto necessário seja excretado. Este subproduto, proteínas contendo segmentos de aminoácido fenilalanina e ácido aspártico, é tratado com metanol ou álcool de madeira antes de ser desbenzilado. Essencialmente, toda vez que você toma um gole de refrigerante diet ou usa ketchup sem açúcar, você está se expondo aos transgênicos.

Como posso evitar o aspartame?

Uma maneira fácil de saber se um produto contém aspartame é examinar o rótulo. Se um produto alimentício se proclamar “livre de açúcar”, ele terá aspartame. Você também deve fazer questão de verificar a lista de ingredientes, pois os fabricantes inteligentes incluirão aspartame sob nomes como “NutraSweet”. Alguns produtos que geralmente têm aspartame neles são:

* Refrigerantes diet
* Iogurte e bebidas de iogurte
* Cereais do café da manhã
* Água aromatizada
* Barras e shakes que substituem refeições
* Analgésicos
* Vitaminas mastigáveis
* Sorvete
* Xaropes

Além disso, você também pode recorrer a alternativas naturais para adoçar suas refeições. O mel cru e o xarope de bordo são escolhas populares, embora o açúcar de coco também aumente constantemente em popularidade. Para um adoçante verdadeiramente saudável e fresco, basta fazer um purê de suas frutas favoritas.

Sobre Max Rangel

Servo do Eterno, Casado com Arlete Vieira, Pai de 2 filhas, Analista de Sistemas, Fundador e Colunista do site www.religiaopura.com.br.

Além disso, veja também:

A Epidemia de 2019 que podemos Evitar!!!

Relacionado

A Escravidão Moderna

Relacionado

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.