Iníco / Sobrevivencialismo, Autossuficiência, Preparação e Permacultura / QUAIS SÃO OS MELHORES ALIMENTOS PARA ARMAZENAMENTO DE LONGO PRAZO?

QUAIS SÃO OS MELHORES ALIMENTOS PARA ARMAZENAMENTO DE LONGO PRAZO?

Se você está procurando saber quais são os melhores alimentos para armazenamento de longo prazo, você precisa saber que “armazenamento de longo prazo” é uma frase um pouco vaga. O que exatamente é “longo prazo”? Para cada pessoa, essa definição será um pouco diferente. Mesmo se procurarmos a definição, obteremos algo como “ocorrendo durante ou relacionado a um longo período de tempo.”

Acho que todos podemos concordar que queremos que nosso armazenamento de alimentos dure o maior tempo possível. Quem quer gastar todo esse dinheiro em comida só para ver estragar, certo? Além disso, como preparadores, queremos ter certeza de que temos um estoque de alimentos que vai durar uma quantidade significativa de tempo para nos ajudar em uma emergência prolongada ou desastre.

Claro, existem certos alimentos que comemos com mais regularidade e faremos uma rotação com mais frequência. Mas também há alimentos que gostaríamos de durar por mais tempo sem ter que pensar sobre isso, muito menos alternar.

Nem sempre o fato do alimento durar muito tempo na prateleira tem a ver com o alimento em si. Lembre-se que, em alguns casos, é a maneira como o alimento é armazenado que o ajudará a ficar bom por mais tempo.

Aqui estão 22 alimentos para armazenamento a longo prazo

Esta lista não é de forma alguma perfeita e cada item vem com seu próprio conjunto de vantagens e desvantagens, mas a diversidade é a chave, e esta é – espero – uma lista sólida para você começar. Ao final, fique à vontade para adicionar suas sugestões.

1 – Arroz Branco

Bom e velho arroz. Um alimento chave entre todas as famílias. O arroz branco cru armazenado corretamente em um local fresco e seco, pode durar de 4 a 5 anos. Se for armazenado em um saco com absorvedores de oxigênio, pode durar de 25 a 30 anos.

É melhor comprá-los a granel. Muitos preparadores começam seus esforços de armazenamento de alimentos de longo prazo aqui, com o arroz, e depois adicionam…

2 – Feijão Seco

Outro alimento chave. Os feijões crus e secos armazenados de maneira adequada em um local fresco e seco podem durar de 2 a 3 anos. Armazenados em sacos com absorvedor de oxigênio, eles podem durar entre 25-30 anos.

Assim como o primeiro item da lista compre a granel para economizar, é claro.

3 – Mel

O mel tem tantos benefícios e adivinhe, tem uma vida útil quase indefinida. Embora possa se cristalizar com o tempo, tudo o que você precisa fazer é colocá-lo em água morna um pouco para deixá-lo voltar à forma líquida. O que é ainda melhor, para os que quiserem se aventurar na produção, você pode começar na apicultura sem precisar de um investimento inicial muito alto. A apicultura não é um hobby, é uma habilidade de vida pós-apocalíptica.

4 – Manteiga de amendoim

A menos que você seja alérgico a ela, a manteiga de amendoim definitivamente deve ser armazenada. Possuindo uma vida útil de 2 a 5 anos. Ao contrário da crença popular, não vai durar para sempre, mas certamente dura muito tempo. Lembre-se de ficar longe de toda a manteiga de amendoim natural, pois ela precisa ser mantida na geladeira. Isso é válido para qualquer manteiga de amendoim que você mesmo faça. Sem conservantes especiais, ela não irá durar tanto tempo.

5 – Leite em pó

Uma embalagem fechada de leite em pó tem uma vida útil muito longa. Eu recomendaria reembalá-lo em um saco com absorvedor de oxigênio, mas o leite em pó em geral é algo que certamente deve ser adicionado à sua preparação. Além disso, obtenha leite em pó integral para que você possua as calorias extras que você deseja em uma situação de desastre.

Também é de se considerar armazenar algum tipo de chocolate para misturar ao leite, principalmente se você tem crianças em casa. Na verdade, recomendo estocar alimentos mais doces para qualquer família com filhos mais novos. Eles certamente precisarão de uma pausa de uma dieta constante de alimentos típicos armazenados se você estiver em uma situação em que precise confiar neles por um longo período de tempo.

6 – Macarrão instantâneo

Eu sei que todos estão preocupados com a ingestão de sódio, mas todos nós precisamos de sal e, desde que você não devore miojo 3x ao dia por 30 dias, você ficará bem. Tudo com moderação. O macarrão acabará por expirar, não dura para sempre. Mas o que ‘expirar’ realmente significa? Significa principalmente que o sabor e a textura começarão a se deteriorar. Esses alimentos podem durar tecnicamente entre 5 a 10 anos. O que é ótimo sobre é que você pode adicionar a ele diversos complementos, como atum enlatado ou vegetais enlatados. Faça uma refeição completa!

E sendo tão acessível, porque não estocar não é mesmo?

7 – Aveia em flocos

Se armazenada em um saco com um absorvedor de oxigênio, a aveia em flocos pode durar entre 25-30 anos. Misture a manteiga de amendoim armazenada e o leite em pó para um delicioso café da manhã.

8 – Bagas de trigo

A farinha moída tem uma vida útil estendida de cerca de 5 anos ou mais, especialmente se armazenada em um saco com absorvedor de oxigênio. No entanto, armazenar bagas de trigo e moê-las você mesmo em um moinho de grãos é realmente a melhor maneira de melhorar seu estoque de armazenamento de alimentos a longo prazo. As bagas de trigo podem durar 10-15 anos ou mais se armazenadas corretamente.

9 – Massa Seca

A massa seca tem vida útil de 30 anos quando armazenada em um saco com absorvedor de oxigênio.

10 – Alimentos liofilizados

Você pode contar com quase tudo que foi liofilizado para ter uma das mais longas vidas úteis ao seu dispor quando falamos de alimentos. Isso inclui itens como vegetais liofilizados, carnes, queijo, frutas, etc.

11 – Desidratados

A maioria dos alimentos desidratados, especialmente se feitos em casa, podem ter uma vida útil de até 15 anos se armazenados corretamente. É melhor armazenar em um saco de com absorvedor de oxigênio e longe da umidade e do calor.

12 – Óleo de coco

A maioria dos óleos de cozinha tem uma vida útil de cerca de 2 a 5 anos se não forem abertos e se armazenados longe da luz solar direta. Depois de abertos, eles têm uma vida útil de cerca de um ano ou pouco mais. Se você puder mantê-lo em um freezer ou geladeira, ele pode estender a vida útil. Você pode comprar um frasco de óleo de coco apenas para essa finalidade. É uma alternativa mais saudável e também pode ser usado como hidratante.

13 – Manteiga ghee

Essa manteiga tem quase a mesma vida útil dos óleos de cozinha. Fechada, vai durar cerca de 2 anos. Se você puder mantê-la na geladeira, pode estender um pouco a vida útil.

14 – Açúcar

O açúcar tem uma vida útil indefinida, especialmente se armazenado em um saco SEM um absorvedor de oxigênio. Você pode colocar um pacote de sílica dentro para absorver a umidade.

15 – Sal

O sal tem uma vida útil infinita. Coloque em um saco SEM um absorvedor de oxigênio. Ironicamente, o próprio sal pode ser usado para conservar alimentos, e tem sido assim por muitos anos.

16 – Vinagre

O vinagre tem muitos usos, desde limpar e cozinhar até fermentar. Ambos os vinagres de cidra branco e maçã têm uma vida útil indefinida. Estoque!

17 – Bicarbonato de Sódio

O bicarbonato de sódio tem uma vida útil indefinida e, como o vinagre, tem muitos usos. Compre alguns frascos!

18 – Café de Longo Prazo

O café instantâneo/liofilizado tem uma vida útil de cerca de 25 anos. Embora haja algum debate sobre quanto tempo os grãos de café verdes e os grãos de café moídos vão durar, se armazenados em um saco com absorvedor de oxigênio, eles podem durar mais de 25 anos. Algum sabor pode ser perdido com o café moído se não for armazenado corretamente, mas ele ainda terá o efeito da cafeína.

19 – Álcool

As garrafas fechadas de bebidas destiladas duram indefinidamente, especialmente se armazenadas longe da luz solar direta. Todos os vinhos têm prazos de validade diferentes, mas o ditado “envelhecido como um bom vinho” existe por uma boa razão.

Licores com um teor de álcool alto o suficiente também pode ter outros usos além de apenas fazer você se sentir aquecido.

20 – Biscoito água e sal (Caseiro)

É extremamente fácil de fazer e se armazenado corretamente em um saco com absorvedor de oxigênio ou mesmo selado a vácuo, certamente vai durar muito, muito tempo.

21 – Batata em flocos/em pó

Batatas em pó ou flocos podem durar de 20 a 30 anos. Os fãs de batatas grandes também podem considerar a compra de fatias de batata desidratadas.

22 – Alimentos enlatados

A maioria dos alimentos enlatados vai durar de 2 a 10 anos, dependendo do item alimentar enlatado e de como ele é armazenado. Certifique-se de alternar os alimentos enlatados com frequência. Verifique se há amassados ​​ou qualquer outro dano nas latas.

 Alimentos enlatados com alta acidez, como o tomate, também não duram tanto, mas podem durar um bom tempo. Sempre cheire e observe os alimentos antes de consumir. Comprar uma estante de armazenamento, isso tornará o estoque rotativo fácil e eficiente.

Conclusão

Ao procurar alimentos duradouros, tenha em mente o teor de óleo. Se houver pouco ou nenhum óleo, durará quase infinito. Produtos com alguns óleos, como manteiga de amendoim e … óleo, terão uma vida útil mais curta, mas ainda assim por um período significativo.

Armazenar esses itens de maneira adequada também é um fator importante para determinar quanto tempo eles vão durar. Armazenar em sacos com absorvedores de oxigênio (exceto para sal e açúcar) e mantê-los em um local fresco e seco, longe da luz direta do sol, ajudará drasticamente a manter esses alimentos durando muito tempo.

Texto traduzido e adaptado do site: SHTF blog

Sobre Max Rangel

Servo do Eterno, Casado, Pai de 2 filhas, Analista de Sistemas, Fundador e Colunista do site www.religiaopura.com.br.

Além disso, veja também:

Período De Preparação

Habilidades e conhecimentos que tornam os Sobrevivencialistas autossuficientes

O que você faria se eu lhe dissesse que a ferramenta de preparação mais valiosa …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.