Resposta aos irmãos do “Conservadorismo Adventista” no Facebook: Que diferença faz se a Terra é plana, redonda ou quadrada — Parte 2

https://i0.wp.com/www.adventistas.com/wp-content/uploads/2021/12/Que-diferenca-faz-se-a-Terra-e-plana-redonda-ou-quadrada.jpg?w=618

Por Hermano de Jesus

Em novo texto postado por irmãos que se dizem “adventistas conservadores”, os quais apagaram de seu perfil no Facebook a nossa resposta inicial à pergunta que fizeram “Que diferença faz se a Terra é plana, redonda ou quadrada? — Parte 1”, comentam que, com frequência, recebem mensagens, vídeos e artigos em defesa do terraplanismo como algo urgente para a Igreja e para a Pregação do Evangelho.

Como resposta a esses irmãos, que supostamente tentam doutriná-los, os que se alegam conservadores adventistas no Facebook afirmam fazer então perguntas para as quais não recebem “uma resposta concreta”.

Convém destacar que, no nosso caso, o que houve foi a rejeição da resposta biblicamente fundamentada que postamos e a inserção desse novo texto, junto à ilustração original então publicada, em que se via apenas uma pergunta: “Que diferença faz se a Terra é plana, redonda ou quadrada?”

Critérios nada conservadores

Curiosamente, esses tais conservadores adventistas não usam o “assim diz o Senhor” como critério para a identificação e aceitação de uma verdade bíblica. Preferem impor resultados práticos da crença como condição para adotá-la.

“QUE DIFERENÇA PRÁTICA REAL ocorre na vida de uma pessoa que passa a acreditar…? Quais são as diferenças práticas na vida cotidiana e na vida espiritual? …Que ganho material, mental ou espiritual irei obter? Minha vida financeira vai melhorar? Minha vida acadêmica vai melhorar? Minha saúde mental vai melhorar? Minha espiritualidade vai se desenvolver mais? Me tornarei uma pessoa melhor, mais amável, mais empática e mais cortês? Obterei mais paz e satisfação comigo mesmo?”

Em seguida, concluem: “Se a crença no formato da Terra não é ponto de salvação, se não me traz nenhum benefício espiritual, se não me traz nenhum benefício relacional com a família e amigos, se não me traz nenhum ganho financeiro, se não me traz nenhum ganho material e acadêmico, POR QUE PERDER MEU TEMPO COM ISSO?”

Acrescentam ainda o entendimento de que “NÃO FAZ ABSOLUTAMENTE DIFERENÇA NENHUMA NA VIDA DE UMA PESSOA CRER QUE A TERRA SEJA REDONDA, PLANA OU TRIANGULAR! Isso é apenas mais um engôdo satânico, para fazer com que os filhos de Deus desperdicem seu tempo e arrumem confusão, trazendo escárnio sobre a igreja e sobre o evangelho.”

Então sugerem: “Se você está envolvido em discussões inúteis sobre este assunto inútil, pare e reconsidere. Isso não traz nada a vida de um cristão a não ser aborrecimento e escárnio. Pare de perder tempo com algo que não faz a MÍNIMA DIFERENÇA na vida de ninguém!

“Sigamos o conselho de Paulo, foquemos em pregar o evangelho e deixemos de lado as discussões inúteis que não agregam NADA à vida mental, financeira e PRINCIPALMENTE ESPIRITUAL.”

“Fiel é a palavra, e isto quero que deveras afirmes, para que os que creem em Deus procurem aplicar-se às boas obras; estas coisas são boas e proveitosas aos homens. Mas não entres em questões loucas, genealogias e contendas, e nos debates acerca da lei; porque são coisas inúteis e vãs.” — Tito 3:8,9

Nossa resposta

Em primeiro lugar, irmãos, o posicionamento realmente conservador adventista para a aceitação de uma doutrina é o da verificação bíblica quanto a estarmos ou não diante de algo revelado por Deus em Sua Palavra. Se estiver na Bíblia, devemos aceitar e assumir como verdade revelada por Deus para nós e nossos filhos:

“As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.” Deuteronômio 29:29.

Uma vez confirmada a procedência bíblica do ensino, podemos ter certeza de que sua aceitação nos trará benefícios e bênçãos, sem que haja necessidade de questionarmos quais os resultados intelectuais, financeiros ou espirituais que advirão dessa crença para só então admiti-la.

“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.” 2 Timóteo 3:16,17.

Portanto, irmãos, convém investigar atentamente a questão  do terraplanismo bíblico, analisando o tema segundo as Escrituras, sem que optemos simplesmente por colocar o que a Ciência moderna acima do que diz o Criador em Sua Palavra. E se isso nos causar ridicularização, deboche, preconceito, perseguição, escárnio, regozijemo-nos, pois será grande o nosso galardão no Céu.

Aliás, o termo bíblico “céu” ou “céus” precisa também ser muito bem compreendido para que possamos aceitar a cosmologia terraplanista de três níveis — Céus, terra e abismo — que nos sugere a primeira mensagem angélica de Apocalipse 14:

“E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo, Dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.” Apocalipse 14:6,7.

“A palavra hebraica “shamayim” é construída de duas partes: sham (שָׁמַ) derivado do acadiano samu, que significa “céu” ou “elevado”, e o hebraico mayim (מַיִם), que significa “águas”. Em Gênesis 1:6, por exemplo, Elohim separou a “água da água”. A área acima da terra ficou preenchida por “água do céu” (sham-mayim) ou “águas de cima” e a área abaixo da terra estava preenchida por “água do mar”, ou das profundezas (yam-mayim).”

Confira mais detalhes em: Professores de hebraico do Unasp escondem que Gênesis 1:1 deveria ser: “No princípio, criou Deus as águas e a terra”

Leia também: Rodrigo Silva omite que “Éden” na linguagem dos sumérios significa “terra plana”

Sobre Max Rangel

Servo do Eterno, Casado, Pai de 2 filhas, Analista de Sistemas, Fundador e Colunista do site www.religiaopura.com.br.

Além disso, veja também:

A “religião científica” do seu pastor e da sua igreja foi criada por jesuítas

Desde que Loyola estabeleceu a Ordem dos Jesuítas, esta tem sido o instrumento mais poderoso …

A cronologia bíblica que todos devem saber

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.