Iníco / Sã Doutrina / Resposta bereana: Quem é o verdadeiro Deus de I João 5:20?

Resposta bereana: Quem é o verdadeiro Deus de I João 5:20?

maxresdefault

Gostaria de colaborar com um comentário sobre 1 João 5:20, pois muitos que defendem a doutrina da trindade usam-no para confundir a cabeça das pessoas, tentando sugerir que o texto em questão é uma declaração de que Jesus é o ÚNICO Deus verdadeiro, concluindo que Ele e o PAI são a mesma pessoa!

Vamos ao texto: “E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, Isto é , em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna”. 1 João 5:20 ARC

Os trinitarianos usam o final do texto que diz: “… isto é, em seu filho Jesus Cristo. Este é o Verdadeiro Deus e a vida Eterna”, para fundamentar o pensamento de que Jesus é o Verdadeiro Deus, concluindo que o Filho e o Pai são a mesma pessoa, contráriando o próprio pensamento trinitariano tradicional de três pessoas unidas formando uma só divindade, e apoiando a teoria unicista, que defende a idéia de uma só pessoa divina, manifesta em três formas diferentes.

O fato é que tanto a teoria trinitariana tradicional quanto a idéia unicista, ambas, não respondem uma grande quantidade de indagações que permanecem na mente dos pesquisadores da verdade.

Como podemos entender o texto de I João 5:20, sem contrariar por exemplo , a verdade declarada em I Timóteo 2:5?

Vamos analisá-lo em partes, seguindo a regra bíblica de consulta a outos textos, para compreensão correta de um texto de difícil interpretação.:

1° parte – “E sabemos que já o Filho de Deus é vindo”,

Veja que aqui não há espaço para dúvidas …. O Filho de Deus é vindo.
Claramente vemos uma pessoa bem distinta aqui. A pessoa, Filho de Deus. Mas, é impossível negar que o Pai enviou o Filho. Dezenas de textos bíblicos comprovam a verdade de que o Filho foi enviado pelo Pai, pois, como poderia enviar a si mesmo? Veja abaixo exemplos bíblicos, alguns dos quais escritos pelo próprio João.

João 3:17 – “Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele”.

1João 4:9-10 – “Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos. Nisto está o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados”.

Mat 21:37 – “Por último enviou-lhes seu filho, dizendo: A meu filho terão respeito”.

1João 4:14 – “E nós temos visto, e testificamos que o Pai enviou seu Filho como Salvador do mundo.”

João 10:36 – “àquele a quem o Pai santificou, e enviou ao mundo, dizeis vós: Blasfemas; porque eu disse: Sou Filho de Deus?”

João 8:42 “Disse-lhes, pois, Jesus: Se Deus fosse o vosso Pai, certamente me amaríeis, pois que eu saí, e vim de Deus; não vim de mim mesmo, mas ele me enviou.”

E muitos outros textos.

2° Parte – “…e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro…”

Aqui vemos claramente que O

Filho enviado de Deus veio e nos DEU ENTENDIMENTO para conhecermos o que é verdadeiro.

Agora veja que interessante:

João 17:3 – “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, como o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste.”

Esse texto contém as duas partes que estamos estudando.

1 – e a Jesus Cristo que tu (Pai) enviaste
2 – Que te conheçam (entendam) a ti (o Pai) como o único Deus verdadeiro

João 15:15 – “Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.”

João 17:26 – “E Eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer mais, para que o amor com que me tens amado esteja neles, e eu neles esteja”.

João 17:8 – “Porque lhes dei as palavras que tu me deste; e eles as receberam ; e têm verdadeiramente conhecido que saí de Ti; e creram que me enviaste.”

Veja a clareza, Jesus aqui diz que ensinou as palavras de DEUS, que em essência é reconhecer que Ele é o Messias ENVIADO de DEUS!
Tão simples, tão claro!! …….fica ainda o conselho do Mestre:

João 5:42-43 “Mas bem vos conheço, que não tendes em vós o amor de DEUS
Eu vim em nome de meu Pai, e não me aceitais, se outro vier em seu próprio nome, a esse aceitareis.”

3° Parte – “… e no que é verdadeiro estamos, Isto é , em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.”

Agora veja aqui a versão da bíblia Pastoral da CNBB.

1 João 5:20 – “Sabemos que o Filho de Deus veio e nos deu inteligência para conhecermos o Deus verdadeiro. E nós estamos com o Verdadeiro, graças a seu Filho Jesus Cristo. Este é o Deus verdadeiro e a Vida eterna”.

Repare que :

1 – “Sabemos que o Filho de Deus veio e nos deu inteligência”.
2 – “… para conhecermos o Deus verdadeiro.”

3 – “E nós estamos com o Verdadeiro…”
4 – “… graças a seu Filho Jesus Cristo.”

5 – “Este é o Deus verdadeiro” (PAI) “e a Vida eterna”. (conhecimento trazido pelo filho acerca do verdadeiro Deus).

João 17:3 – “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, como o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste.”

Por que graças a seu filho Jesus Cristo?

Por que foi somente por meio de Jesus que o homem passou a conhecer melhor a Deus, sendo assim a vida Eterna consiste em crer que Jesus é o enviado do DEUS Verdadeiro… “Eu Sou o caminho a verdade e a vida e ninguém vem ao Pai se não Por mim….”

Romanos 15:6 “Para que concordes, a uma boca, glorifiqueis ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo”.

O Texto de I João 5:20 não diz: Jesus é o Deus verdadeiro! Uma declaração direta, não é mesmo? (verdadeiro aqui = único)

Pelo contrário, o que o texto diz na verdade é:

Estamos No verdadeiro Graças a Jesus Cristo, certo?

I Timóteo 2:5 “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem”.

Veja também que muitos textos indicam que o próprio Jesus é a vida Eterna, confirmando que esse texto de João que está sendo estudado é na verdade uma síntese do evangelho da salvação, apontando que o homem deve reconhecer o Pai por único DEUS (uma pessoa distinta e Pai de Jesus) e o próprio Jesus como a vida eterna, sendo ele o caminho ou a ponte que conduz ao PAI!

Tito 1:2 “Em esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos; ”

1 João 1:2 “Porque a vida foi manifestada, e nós a vimos, e testificamos dela, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e nos foi manifestada;”

João 14:6 “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.”

I João 2:23-25 “Qualquer que nega o Filho, também não tem o Pai; mas aquele que confessa o Filho, tem também o Pai. Portanto, o que desde o princípio ouvistes permaneça em vós. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também permanecereis no Filho e no Pai. E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna.”

1 Pedro 1:3 “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,”

Colaboração de Robson Cruse, para o site: http://www.adventistas-bereanos.com.br

Compartilhar isso:

Sobre Max Rangel

Servo do Eterno, Casado com Arlete Vieira, Pai de 2 filhas, Analista de Sistemas, Fundador e Colunista do site www.religiaopura.com.br.

Além disso, veja também:

Regeneração e Adoção – Doutrina da Salvação

Relacionado

Ditadores episcopais.

Contexto bíblico 1Pedro 5, “Aos presbíteros, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também …

Deixe uma resposta