Iníco / Ecumenismo / Respostas de leitores do Adventistas.Com: É Idolatria Manter Presépio em Casa ou na Igreja?

Respostas de leitores do Adventistas.Com: É Idolatria Manter Presépio em Casa ou na Igreja?

Podemos ter em casa ou na Igreja uma imagem artística de Nossa Senhora, desde que não a adoremos? E uma de São José? E do Menino Jesus?

Respostas dos Leitores:

Na minha humilde opinião, eu acho que depende muito do sentimento que seu coração leva.

Vasti

Respondendo directamente eu creio que não, pois não constitui nenhum centro de adoração. Será apenas uma representação de situações descritas na Bíblia a respeito do nascimento do nosso Salvador, representação essa feita por bonecos aos quais ninguém se prostrará nem velará. Caso contrário, então sim constituiria no meu entender um caso de idolatria.

Por outro lado, sabemos que as representações não eram bem vistas pela Sra. White, mesmo representações teatrais de coisas importantes de salvação, de que a Biblia é um todo, segundo EGW não deviam ser levadas ao teatro. O presépio embora não seja uma peça teatral, não deixa de ser uma imagem fixa que representa algo de nosso salvador, no caso, seu nascimento.

Desde já digo que não concordo com a opinião da Sra. White, mas uma coisa é importante ser dita, estamos inseridos numa igreja, na qual o ver de EGW é estatuto de igreja logo na igreja tal coisa não deveria entrar, muito embora em nossas casas cada um seja livre de agir conforme pensa. O que eu penso é o que disse logo nas primeiras linhas, não vejo mal nenhum nisso, no entanto nunca fiz presépio em casa.

Estatuas de pessoas ilustres são feitas por todo lado e postas em jardins e museus, para que todos possam ver, mas nem por isso são coisas idólatras, a não ser que curvemos os nosso joelhos e as adoremos.

Alex

Meu irmão em Cristo.

Já há muito tempo eu venho acompanhando, os assuntos aqui abordados. De alguns, discordo totalmente, mas alguns…realmente merecem a maior atenção.

Eu já tinha escutado sobre o natal ser uma festa totalmente pagã, mas por total comodismo e por falta de uma informação confiável, não dava muita atenção ao referido assunto. Mas desde o ano passado, quando li no site adventistas.com, amplo assunto sobre o natal e após pesquisar muito, não me restaram mais dúvidas. Por mais incrível que pareça, o Natal é verdadeiramente uma festa totalmente pagã.

Respondendo à sua pergunta:

Sim, é idolatria ter em casa, principalmente na igreja, um presépio ou árvore de natal.

Fico muito triste, pois na igreja que fregüento, a LIDERANÇA ainda insiste em montar uma árvore de natal e quase sou linchado, quando comento com alguns irmãos, sobre a verdadeira origem natalina. Pergunto-me: como pode? Aceitam-se algumas verdades, mas não a verdade por inteiro… Por quê?

Um forte e sincero abraço.

Jeová condena a iconolatria, mas é um sério adepto da iconografia. Conseqüentemente não nos faculta sair por aí destruindo e estigmatizando todos os tipos de figuras (ex.: ilustrações de livros), quadros, fotos ou mesmo estátuas (imagem?).

Uma vez que o próprio Deus fez uso de figuras. EX.:

• No tabernáculo e templo. Êxodo 26:1, 1 Reis 7:29

• Estátuas sobre a arca (imagens de esculturas não para serem adoradas). Êxodo 25:18

• A serpente no deserto. Números 21:8-9

• E valeu-se de visuais para revelar seus segredos aos profetas. Apocalipse 1:12

O interdito é: … “Não as adorarás nem lhes dará culto…” Almeida Revista e atualizada I edição

Quanto ao presépio está sujeito a como será empregado. Se é para ilustar ou para ser reverenciado. Já as imagens de “Nossa senhora” e outros santos católicos devem ser evitados (1 Tessa 5:22: “Abstende-vos de toda aparência do mal.” Almeida Revista e corrigida).

O segundo mandamento não proíbe só a adoração de imagens de escultura. Ele diz: “NÃO FARÁS!” Quanto a objetos que Deus autorizou esculpir, foram exceções ordenadas por Ele. Mas em relação ao presépio, não há ordem alguma na Bíblia. Além disso, se pode o presépio, pode também as imagens da Virgem, São José e do Menino Jesus. Aliás, não é possível montar o presépio sem elas! Seria bom se os irmãos lessem primeiro o artigo sobre o presépio como uma das tradições do Natal, para perceber a íntima ligação dele com o culto idolátrico católico.

Lima

Se o ter tais coisas em casa se constitui uma idolatria, vamos queimar ou rasgar de uma vez todas as fotos de família e amigos que temos. Coisas como essas, em minha opinião, nos relembram mais nitidamente do que aconteceu no passado.

Lembro que, quando era criança, eu gostava muito de examinar as fotos nos livros, especialmente as que mostravam Jesus e os apóstolos naqueles tempos. Nunca o fiz com a intenção de adoração. Até hoje é algo especial para mim contemplar as fotos de EGW e os pioneiros adventistas dos 1800s, como as que estão na galeria desse Web Site.

Recentemente, depois de ter visto as fotos do William Miller e suas pregações e viagens lá pelo estado de Nova York durante anos, tive o privilégio de ir aos tais lugares, e a experiência foi bem especial, por razão de ter visto fotos dali a vida inteira.

Eu acho que temos que usar muita “cautela” para não nos tornarmos fanáticos em nosso fervor.

EDV

Se manter presépio em casa ou na igreja fosse idolatria, vocês não poderiam botar essa imagem aí no site. Eu não ligo pra natal. Pra mim, é uma festa inventada numa data inventada que nem Jesus nem os apóstolos instituíram. Só acho que é uma data muito importante pra economia do Brasil. Faz o dinheiro girar, gera empregos etc. Isso é legal. Mas fazer estátuas não é pecado. Se não, os anjos que ficavam em cima da arca da aliança deveriam ser pecado também. E essa foto que tem no site? Deveria ser pecado, pois não deixa de ser uma imagem. Valeu. Té mais, povo.

Orlando

Para mim, existe diferença entre o uso de fotos ou desenhos como ilustrações e a confecção de imagens tridimensionais. Neste caso, de imagens de escultura, creio que só haveria exceção se Deus mesmo nos desse uma ordem clara, como aconteceu em relação ao santuário e aquele caso das cobras venenosas. Fora disso, é desobediência ao segundo mandamento manter imagens de escultura em casa e na igreja. É o que eu penso, embora saiba que irão me chamar de fanático e antiquado…

José Carlos

Até há mais ou menos três anos atrás eu mantinha o presépio em casa. Porém, ao estudar mais a palavra de Deus e ler vários artigos, deixei de fazê-lo, não porque estaria adorando as imagens, mas, sim, porque estaria dando testemunho negativo aos que não são evangélicos e transgredindo assim o mandamento de Deus: “Não terás outros deuses diante de mim.” Por este motivo, creio ser idolatria e muito pior tê-los na Igreja.

Eda

Sim. É idolatria. Assusta-me observar que, nestes dias atuais, nosso povo se mantém tão afastado da palavra de Deus a ponto de, ao se depararem com uma questão tão simples como esta, perguntam-se se é lícito ou não ter estas imagens em casa.

Ora, quando isso ocorre, infelizmente vemos nossos irmãos perguntado uns aos outros o que devemos fazer! Ou perguntam ao pastor. Mas ninguém vai à Bíblia, à Santa Palavra de Deus, ou ao Nosso Senhor e pergunta a Ele. Ele é a Verdade. Ele e somente Ele, por Sua palavra, pode dar a resposta, e não um pastor, um irmão da Igreja ou qualquer fulano.

Se nossos irmãos ficassem com a Bíblia, não teriam dúvidas que manter presépios dentro de casa, dentro da Igreja ou qualquer outro recinto é idolatria no duro, descarada e enganadora.

Abaixo esta presepada!

Mulinaron Santos
Igreja Latino Americana
24 Street, Mission Vilage
San Francisco, California

Se o editor deste site mandar um cartão de felicitações de aniversário para a pequena empresa em que trabalho e, porventura esquecer de colocar o nome da pessoa a quem ele destina, ou colocasse simplesmente: “Ao Amigo”, por exemplo, gostaria que me respondessem com sinceridade, tendo em mente as informações abaixo:

1) Wilson (aniversário = 31 de março)
2) Denis (aniversário = 2 de janeiro)
3) Rogério (aniversário = 6 de……………)

Bem, chega o cartão de felicitações e chega no dia 31 de março.

Pergunto: Quem estará sendo homenageado nesta data? Quem será o aniversariante? Quem receberá o cartão e as honras desta data?

Antes que responda, permita-me formular uma nova pergunta:

Quem nasceu dia 25 de dezembro, data na qual o presépio, as guirlandas, pinheiros e todo o aparato é preparado para homenagear e receber neste dia?

1) Papai Noel
2) Jesus Cristo
3) Tamuz

A conclusão é simples. O raciocínio é óbvio. E se tivermos coragem suficiente para acatar, não será difícil encontrar o verdadeiro homenageado em toda essa festa pagã, e os simbolismos que ela traz, ainda que com aparente veste de santidade.

Sei que a Mensageira do Senhor nos disse que um pinheiro tendo nele dependuradas ofertas ao SEnhor não é uma coisa má, mas, creio que ela não recebeu toda a luz sobre este aspecto. De qualquer forma, para nós, com toda a luz que temos sobre este assunto, devemos nos abster de toda a aparência do mal.

Finalizando, se o presépio é de fato uma boa coisa, por que será que ele não é colocado então durante todo o ano, ou, pelo menos na data que mais se aproxima de fato do nascimento de nosso Mestre? E será que Deus, que nada fará sem antes revelar aos seus servos os profetas, já não escondeu esta data, exatamente por que sabia no que daria se a revelasse?

Rogério Buzzi

Sinceramante, não acho que seja idolatria ter um presépio em casa e nem na igreja, e também não acho que é errado ter uma árvore de Natal, pois EGW disse q podemos ter uma arvore de natal e pendurar nela ofertas que ajudarão os mais necessitados (na minha igreja fazemos isso). Mas voltando a falar do presépio, não sejamos tão extremistas a ponto de achar que tudo é idolatria. Se fosse assim, as fotografias de nossos amigos e parentes que temos em casa, também são uma forma de idolatria. Os presépios são apenas uma forma de ilustrar a cena do nascimento de Cristo e eu os considero muito úteis para mantermos em mente o verdadeiro significado do Natal.

Larissa de Barros Garcia

Perguntas: Quais as vantagens de termos um presépio em nossas casas ou igrejas? Vai nos aproximar mais de Deus? Trará em nós uma experiência de maior profundidade no relacionamento com o Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo? Ou será mais um mecanismo externo para relembrar Aquele que está tão distante dos nossos corações, da nossa vida e testemunho? Ou será uma pedra de tropeço para os católicos levantem dúvidas sobre a nossa postura contra a idolatria? E a aparência do mal?

Aderir ao presépio é abrir as portas da Igreja para outras manifestações estranhas ao culto adventista e evangélico. Neste fim de tempo em que o paganismo, a idolatria e o ecumenismo campeiam no mundo religioso há que se evitar e rejeitar tudo aquilo que possa nos aproximar de doutrinas espúrias, no caso, a adoração de imagens.

Imaginem, um católico que esteja recebendo conosco um estudo bíblico, e em nossa Igreja se deparar com um presépio. Com certeza ele ficará com dúvida sobre a nossa honestidade quanto a guarda do 2º mandamento. E o que é que o apóstolo Paulo fala sobre isto? I Cor. 8:13. Ele fala do não comer carne sacrificada aos ídolos, mas serve para todas as questões que possam escandalizar os irmãos mais fracos.

Então, se meu procedimento pode prejudicar a fé do meu irmão mais fraco, mesmo que para mim não seja nada, eu vou me abster disto porque eu amo ao meu irmão e não quero que ele vacile na sua fé ou naufrague na fé. Somos corresponsáveis e guardadores da fé dos nossos irmãos.

Se o deixar de fazer alguma coisa não vai contra a palavra de Deus, por que então fazê-lo? Não sejamos pedra de tropeço nem para a Igreja nem para os irmãos. Nesta matéria de conduta cristã, há um texto excelente publicado neste site sob o título “Quem Disse Que Ir ao Cinema é Pecado?” Sem presépio, mas com Jesus no coração.

Que Deus nos abençoe!

Almeida

Imagens. Podemos ter pequenos ornamentos nas nossas estantes? Podemos ter fotos, nas nossas mesas? A fotografia de nossos filhos na secretária do trabalho é permitido? As pequenas ilustrações acompanhadas de pequenos desenhos, muitas vezes do próprio Jesus é permitido? O belo desenho que todos conhecemos de Jesus vindo nos céus com todos os seus anjos, é permitido? A representacão em escultura ou em desenhos dos apóstolos é idolatria? As estátuas das mais ilustres pessoas é idolatria? O álbum de fotos do nosso casamento tambem é? E o nosso cartão de cidadão ou B.I., tem a nossa foto? E o museu da Sra EGW, é um centro idólatra? De um ponto de vista directo tudo isto vai contra o 2º mandamento de Êxodo 20:

4 Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
5 Não te encurvarás a elas …

Como ficamos então? O cristão evangélico, perito em esculturas que tenha em sua casa, uma imagem de nossa senhora, quer seja pelo seu valor quer artístico, quer por seu valor de antiguidade, é posto também no rol daqueles que tem as imagens para adoração?

Como podemos então cumprir o 2º mandamento? Meus irmãos, o que quebra do 2º mandamento está no verso 5. Aí, sim, quem o fizer estará pecando.

Quanto ao presépio, para quê o fazemos? Sinceramente antes de dar-mos esse passo pensemos para que fim se destina o presépio.

Como já disse noutra mensagem anterior, não vejo mal nenhum em fazer o presépio, mas como não vejo qualquer sentido não o faço. Porém se alguém tiver crianças em idade de compreensão, pode ser um bom recurso para a escola sabatina, os pais nem necessitarão de flanelógrafos.

Alex

Partindo do princípio de que nós não devemos fazer imagens de escultura, é errado termos presépios em casa ou na igreja. Porém, qual foi o contexto do mandamento divino? Deus realmente proibiu qualquer fabricação de imagens? Se sim, por que ELE permitiu a fabricação de imagens de anjos, de animais na construção do templo e por que ELE pediu para fabricar uma serpente de bronze?

A fabricação de um presépio não pode ensinar aos homens um pouco da história do nascimento do Redentor?

Acredito que não seria sábio da parte dos crentes a fabricação de um presépio em casa ou na igreja, mas reconheço que para Deus o que vale é a intenção do coração. Eu não sou a favor da fabricação de qualquer tipo de imagens, mas nós como adventistas, não pintamos muitas “figuras e rostos de Jesus”? Eu não condenaria nem me escandalizaria com quem tem algum presépio em casa…

Wellington, RJ.

Sendo claro e enfático, afirmo que é idolatria ter presépio seja onde for. Vejamos também os erros contidos no presépio:

• Os reis magos não encontraram Jesus na manjedoura, mas em sua casa e provavelmente Jesus já contava com aproximadamente dois anos de idade. (Confira na narrativa de Mateus)…

• Outro fato é que o nascimento de Jesus não pode ter acontecido em dezembro, pois, em uma noite de inverno, não haveria pastores no campo…

• Também não aconteceu simultaneamente o encontro de pastores e reis do oriente como o presépio sugere…

Bem, desculpas para o pecado sempre são encontradas…

Prof. Cavalcanti

1) Na Igreja – Sim, é idolatria. Infelizmente muitos por ignorância irão prestar um culto inconsciente ao présepio, ao ali manifestar alguns de seus objetivos, propósitos e pedidos. Apresentarão assim seus pedidos ao presépio, e não a Deus. É portanto uma forma subliminar de levar os irmãos faltos de conhecimento para a idolatria.

2) Em Casa – Sim, é idolatria também. Em casa ocorre a mesma situação, levando as crianças a olharem o presépio como a fonte onde devem ser apresentados os pedidos.
Mesmo que se diga que é para o Menino Jesus, tudo está errado com esta declaração. Jesus já não é menino e muito menos deve ser comemorado como uma criança em uma manjedoura, afinal Ele é o Nosso Sumo Sacerdote, que Se assentou a Direita de Deus, e é desta forma que devemos lembrá-lo e adorá-lo. Cabe ainda lembrar que assuntos referentes a Jesus, como criança e seu nascimento, não foram assuntos explorados pela igreja primitiva em sua pregação e, sim, Cristo Morto e Ressureto e Sua Função como nosso Intercessor no Santuário Celestial.

Deus Tenha Misericórdia de Nós!

Fábio Felippe, Sorocaba, SP.

Sim, é idolatria. Não devemos ter nenhum relacionamento com ídolos (Êxodo 20). “Não farás…” Se há igrejas adventistas que adotam o presépio, então não estão na verdade e eu ando muito enganado com a minha igreja. — Luís

Sim, é idolatria, Deus deixa bem claro, não farás para ti “imagem de escultura”.

Vamos fazer um questionamento, alguém tem uma foto ou uma pintura que retrata o verdadeiro rosto de Maria “mãe de Jesus?” Ou de José? Até o próprio Cristo? Qualquer tipo de imagem que representa as coisas Celestiais, são apenas representações baseadas em culturas gostos pessoais.

A maioria visualiza Cristo com um homem lindo, charmoso, um modelo de passarela, mas será? Deus disse que não éramos para fazermos imagem de escultura. Hoje nós temos as fotos, que tiramos de coisas que gostamos ou de pessoas que amamos etc… e guardamos para podermos relembrar aqueles momentos outrora vividos, mas como relembrar um momento de que não existe imagem gravada? E que qualquer foto ou figura é apenas uma mera representação (ficção)?

Como posso eu desenhar ou esculpir uma imagem de alguém que eu nunca vi e dizer: “Esse é Jesus e aquele é Jose, aquela é Maria…” A vontade de Deus é clara como água cristalina sobre esse assunto. Acompanhe os textos bíblicos abaixo e veja que não existe razao para dúvidas.

Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. [Êxodo 20:4 – Almeida Fiel e Corrigida]

NÃO fareis para vós ídolos, nem vos levantareis imagem de escultura, nem estátua, nem poreis pedra figurada na vossa terra, para inclinar-vos a ela; porque eu sou o SENHOR vosso Deus. [Levítico 26:1 – Almeida Fiel e Corrigida]

Guardai-vos e não vos esqueçais da aliança do SENHOR vosso Deus, que tem feito convosco, e não façais para vós escultura alguma, imagem de alguma coisa que o SENHOR vosso Deus vos proibiu. [Deuteronômio 4:23 – Almeida Fiel e Corrigida]

Quando, pois, gerardes filhos, e filhos de filhos, e vos envelhecerdes na terra, e vos corromperdes, e fizerdes alguma escultura, semelhança de alguma coisa, e fizerdes o que é mau aos olhos do SENHOR teu Deus, para o provocar à ira; [Deuteronômio 4:25 – Almeida Fiel e Corrigida]

Porém assim lhes fareis: Derrubareis os seus altares, quebrareis as suas estátuas; e cortareis os seus bosques, e queimareis a fogo as suas imagens de escultura. [Deuteronômio 7:5 – Almeida Fiel e Corrigida]

As imagens de escultura de seus deuses queimarás a fogo; a prata e o ouro que estão sobre elas não cobiçarás, nem os tomarás para ti, para que não te enlaces neles; pois abominação é ao SENHOR teu Deus. [Deuteronômio 7:25 – Almeida Fiel e Corrigida]

Maldito o homem que fizer imagem de escultura, ou de fundição, abominação ao SENHOR, obra da mão do artífice, e a puser em um lugar escondido. E todo o povo, respondendo, dirá: Amém. [Deuteronômio 27:15 – Almeida Fiel e Corrigida]

Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura. [Isaías 42:8 – Almeida Fiel e Corrigida]

Tornarão atrás e confundir-se-ão de vergonha os que confiam em imagens de escultura, e dizem às imagens de fundição: Vós sois nossos deuses. [Isaías 42:17 – Almeida Fiel e Corrigida]

Todos os artífices de imagens de escultura são vaidade, e as suas coisas mais desejáveis são de nenhum préstimo; e suas próprias testemunhas, nada vêem nem entendem para que sejam envergonhados. [Isaías 44:9 – Almeida Fiel e Corrigida]

Congregai-vos, e vinde; chegai-vos juntos, os que escapastes das nações; nada sabem os que conduzem em procissão as suas imagens de escultura, feitas de madeira, e rogam a um deus que não pode salvar. [Isaías 45:20 – Almeida Revista e Corrigida]

Venicius

Amados irmãos em Cristo Jesus,

Fico pensando e ao mesmo tempo me entristeço por perceber que existe tanta controvérsia sobre um assunto tão insignificante a partir do momento que devemos ser equilibrados, explico porque:

O Senhor nosso Deus muito se entristece se fizermos para nós imagens com o fim de adoração, Ele não se sente feliz se adorarmos outro deus, apesar de permitir se assim o desejarmos. Uma estátua do “Pequeno Jornaleiro” não é um deus, a estátua de Duque de Caxias na Central do Brasil, também não é um deus, a estátua do Araribóia em Niterói não é um deus, a estátua de Tiradentes em frente à Câmara dos Vereadores também não, e assim verificamos que existem belas estátuas pelo mundo afora, as quais já visitamos e ficamos maravilhados com a sua beleza e a genialidade do artista que a esculpiu.

Para muitos estas estátuas podem até se tornarem deuses, mas o que temos com isso, existe a lei da liberdade religiosa. Agora, sejamos sensatos. Qual o problema de termos na nossa casa uma representação do momento mais fantástico, terrível, maravilhoso, grandioso, esplêndido, que foi o nascimento do nosso Senhor Jesus Cristo?

O Natal é uma festa pagã? É, e todos nós sabemos disso. Mas o fato é que nós não estamos festejando os pagãos. Estamos por costume ou tradição no mundo todo, aproveitando uma data pagã ou não, para nos confraternizar, para mostrar aos nossos queridos que ainda o amamos apesar de toda tristeza pela qual o mundo passa.

A palavra de Deus diz que “nos últimos dias o amor se esfriará”, eu pergunto para vocês: – O que vocês querem fazer? Querem acabar com uma data em que, pagã ou não, o amor, a caridade, éevidenciada pelo espírito natalino (pagão ou não) demonstrado visivelmente no rosto das pessoas? São milhões de toneladas de alimentos que se arrecadam no mundo todo não só pelos cristãos, mas também pelos pagãos, para alimentar aqueles que passam fome!

Qual é o problema com a árvore, ou o presépio? Pare e pense: Não é mais vergonhoso termos uma televisão dentro da nossa casa? Pense irmãos. São homens nus, mulheres nuas, fazendo sexo dentro da nossa sala. São palavrões, xingamentos, cenas de assassinato, adultério, estupro, homossexualismo, e por aí afora, tudo isso dentro da nossa casa, na frente de nossos filhos.

E eu desafio: Quem não tem uma bela televisão de 29″ bem no centro da sala? Como vêm, se formos parar para pensar, vamos lembrar da passagem na bíblia que mexe com o coração de todos nós: “HIPÓCRITAS E FARISEUS”! Se não mexe, deveria.

Sejamos sensatos e equilibrados, existem ocasiões para tudo, lugares para cada ornamento. O que precisamos agora, é tirar os ídolos do nosso próprio coração, as estátuas que enfeitam a nossa vida, e permitir que a figura mais excelente de todos os tempos inunde o nosso ser completamente, o Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Desejo a todos os pagãos ou não, um feliz Natal.

Obs.: Você já comprou o presente dos seus queridos? Se já comprou, você aproveitou uma data pagã para presentear. A árvore pode até não estar na sua sala, mas está no seu coração. Pense nisso.

Edson Gomes

Amados, claro que é Idolatria ter um presépio em casa ou na Igreja, assim como ter uma árvore de Natal bem erigida no Interior de nossos Templos.

Aliás, este ano fiquei profundamente chocado ao chegar a minha Igreja e ver além de uma árvore de Natal (que para disfarçar colocaram laranjas em vez das tradicionais bolinhas coloridas) ainda colocaram 2 velas acessas na frente da árvore.

Por momentos pensei se não me teria enganado, se em vez de ir na Igreja Adventista do 7º Dia se não teria ido a um Templo Católico Romano.

Samuel

Mateus 5:18-19:

“Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra. Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos céus; aquele, porém, que os observar e ensinar, esse será considerado grande no reino dos céus.”

Publicação original: Dezembro de 2003.

Compartilhar isso:

Sobre Max Rangel

Servo do Eterno, Casado com Arlete Vieira, Pai de 2 filhas, Analista de Sistemas, Fundador e Colunista do site www.religiaopura.com.br.

Além disso, veja também:

A História de Martinho Lutero, o Reformador, dublada e em HD

Ele dividiu o cristianismo, opondo-se aos abusos e heresias romanas. Agora, o protestantismo apóstata, incluindo …

O Mágico, James Randi, Desmascara Pastores Farsantes

Relacionado

Deixe uma resposta