Iníco / Ecumenismo / Teólogo advertiu que ecumenismo colocaria a unidade da Igreja, crenças e evangelismo em risco

Teólogo advertiu que ecumenismo colocaria a unidade da Igreja, crenças e evangelismo em risco

O teólogo e educador Adolfo Suárez, enquanto reitor do Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia (SALT), Mestre e doutor em Ciências da Religião, com pós-doutorado em Teologia, autor de diversos livros, e membro da Adventist Theological Society e da Society of Biblical Literature, advertiu no site oficial da Igreja Adventista:

Ao estabelecer diálogo com outras denominações, é prudente saber que conversas ou ações ecumênicas, sejam estas formais ou informais, contêm riscos, dentre os quais:[5]

  1. Colocar a unidade da Igreja em risco. Numa época em que a autoridade é facilmente questionada, alguns membros da igreja podem ver conspiração em tudo o que líderes e teólogos da igreja fazem. E se ouvem que está havendo diálogo com outra igreja, rapidamente podem suspeitar que as crenças estão sendo alteradas ou comprometidas. Isso pode afetar a unidade e, consequentemente, a missão, pois um povo desunido acaba se movendo com lentidão e desconfiança.
  2. As crenças podem ser colocadas em risco. Se o objetivo é buscar a unidade a todo custo, há o risco de falsificar ou minimizar as diferenças para torná-las mais palatáveis ​​ao interlocutor na conversa, enquanto que, ao mesmo tempo, se supervalorizam as semelhanças. O resultado disso é que, a seguir, negociam-se princípios e crenças em nome do bom diálogo.
  3. O evangelismo pode ser colocado em risco. Se, como resultado do diálogo, conclui-se que todos são bons cristãos, boas pessoas, a missão de pregar o evangelho desaparece, e a tarefa de fazer discípulos de todas as nações (Mateus 28:18-20) perde todo sentido.

Como afirma Ángel Manuel Rodríguez, “o proselitismo não é errado, mas é um aspecto intrínseco da liberdade com que Deus dotou a raça humana e uma forma saudável de manter o equilíbrio da diversidade que é fundamental para a busca da verdade”.

Fonte: https://noticias.adventistas.org/pt/coluna/adolfo-suarez/ecumenismo-uma-necessidade/

Sobre Max Rangel

Servo do Eterno, Casado com Arlete Vieira, Pai de 2 filhas, Analista de Sistemas, Fundador e Colunista do site www.religiaopura.com.br.

Além disso, veja também:

OS CATÓLICOS SÃO MAIS SINCEROS QUE OS EVANGÉLICOS!! – A QUEM DEVEMOS ORAR?

Relacionado

Podemos Fazer Imagens ? Quem intercede Por nos ?

Relacionado

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.