Terra plana no Evangelho de Mateus: A Cosmologia de Jesus — Parte 3

Essa pintura ou mosaico, cujo formato lembra o dos gráficos a cosmologia bíblica da terra plana sobreposta pela abóbada do firmamento, embeleza uma das capelas do centro espiritual cristão construído no local da antiga cidade de Magdala, onde ficava a casa de Maria Magdalena. Segundo historiadores, Magdala era uma próspera vila de pescadores na época em que Jesus atuou nessa região.

(Saiba mais sobre a cidade, clicando neste link: https://biblewalks.com/sites/magdala.html)

Escolhemos como ilustração a gravura acima porque ela relembra um episódio marcante da vida de Jesus Cristo, em que a suposta força da gravidade foi por ele desafiada e duplamente vencida. Jesus e Pedro caminharam sobre as ondas!

“Mas, à quarta vigília da noite, dirigiu-se Jesus para eles, andando por cima do mar.  E os discípulos, vendo-o an-dando sobre o mar, assustaram-se, dizendo: É um fantasma. E gritaram com medo.
Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo, sou eu, não temais. E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas. E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus.” — Mateus 14:25-29

Assim, provou Jesus Cristo antecipadamente que a idolatrada força da natureza que seguraria a água dos oceanos sobre a bola giratória molhada em sua rodopiante viagem pelo universo, não passa de mera hipótese tão questionável quanto qualquer outra conjectura humana. Triste mesmo é ver líderes religiosos que rejeitam a cosmovisão bíblica para defender enunciados da Ciência como se fossem dogmas:

“Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens.” — Mateus 15:9

Mas com a restauração das verdades bíblicas confiadas aos hebreus, esses frutos da antiga árvores da Ciência do Bem e do Mal serão, por fim, descartados e rejeitados pelos que, de fato, creem na Bíblia:

“Ele, porém, respondendo, disse: Toda a planta, que meu Pai celestial não plantou, será arrancada.” — Mateus 15:13

Quando nos mostramos realmente dispostos a aprender, Deus nos revela a verdade:

“E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus.” — Mateus 16:17

Prosseguindo em nossa análise da cosmologia de Jesus, note que Ele faz referência não apenas a portas e janelas do Céu, mas também às “portas do inferno”:

“Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela…” — Mateus 16:18

Existe também a possibilidade de o próprio Deus do Céu, ocultar Sua glória, e descer à terra para estar com Seus filhos:

“E, estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu. E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho, em quem me comprazo; escutai-o.” — Mateus 17:5

A bênção e a maldição, Céu e Inferno, vida e morte, estão sempre acima e abaixo de nós como opções:

“Portanto, se a tua mão ou o teu pé te escandalizar, corta-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida coxo, ou aleijado, do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo eterno. E, se o teu olho te escandalizar, arranca-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida com um só olho, do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno.” — Mateus 18:8,9

Felizmente, sob o comando do Pai celeste e de Seu Filho, anjos poderosos estão à nossa disposição para impedir que a gravidade da natureza pecaminosa nos arraste para as profundezas do inferno:

“Vede, não desprezeis algum destes pequeninos, porque eu vos digo que os seus anjos nos céus sempre vêem a face de meu Pai que está nos céus.” — Mateus 18:10

“Assim, também, não é vontade de vosso Pai, que está nos céus, que um destes pequeninos se perca.” — Mateus 18:14

“Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus.” — Mateus 18:19

Na cosmovisão difundida e estimulada por Jesus Cristo, porém, toda promessa é condicional a uma atitude positiva de nossa parte:

“Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas.” — Mateus 18:35

“Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me.” — Mateus 19:21
Temos um só Deus, o Pai, cujo trono está nos Céus e à Sua direita, assenta-Se Seu Filho:
“E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus.” — Mateus 23:9

“E, o que jurar pelo céu, jura pelo trono de Deus e por aquele que está assentado nele.” — Mateus 23:22

Logo, logo, os Céus se abrirão mais uma vez e todos veremos simultaneamente o retorno de nosso Senhor Jesus Cristo, que retornará do mesmo modo como foi visto subir:

“Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem.” — Mateus 24:27

Quando o firmamento se enrolar como um pergaminho, todas as mentiras astronômicas da Nasa e seus defensores serão desmascaradas:

“E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas.” — Mateus 24:29

O sol vai se apagar, a lua não dará sua luz própria, as estrelas cairão sobre a terra e toda a estrutura (dunameis) dinâmica do firmamento será abalada!

“Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.” — Mateus 24:30

São promessas e profecias que só podem ser cumpridas em um cenário de terra plana, com suas extremidades e cantos:

“E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.” — Mateus 24:31

Assim, o próprio Jesus Cristo confirma no Evangelho de Mateus, a cosmologia do Gênesis e de toda a Bíblia, cosmovisão de fé, a qual Deus quer que mantenhamos a despeito de tudo que a pseudo-ciência e a pseudo-teologia possam dizer:

“O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.” — Mateus 24:35

“E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas; E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda. Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo…” — Mateus 25:31-34

“Jesus, porém, guardava silêncio. E, insistindo o sumo sacerdote, disse-lhe: Conjuro-te pelo Deus vivo que nos digas se tu és o Cristo, o Filho de Deus. Disse-lhe Jesus: Tu o disseste; digo-vos, porém, que vereis em breve o Filho do homem assentado à direita do Poder, e vindo sobre as nuvens do céu.” — Mateus 26:63-64

Deus, o Pai, confirmou essa cosmologia, escurecendo toda a terra por três hora por ocasião da morte de Cristo, um milagre mais significativo que o dia longo de Josué 10. Deus desligou simplesmente o Sol!

“E desde a hora sexta houve trevas sobre toda a terra, até à hora nona.” — Mateus 27:45

A terra toda tremeu no momento da ressurreição de Jesus Cristo, quando um anjo desceu do Céu, atravessando o firmamento, para remover a pedra que lacrava o sepulcro:

“E eis que houvera um grande terremoto, porque um anjo do Senhor, descendo do céu, chegou, removendo a pedra da porta, e sentou-se sobre ela.” — Mateus 28:2

Jesus conclui o Evangelho de Mateus, descrevendo-Se como o Senhor da cosmologia bíblica:

“E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.” — Mateus 28:18

Leia também:

Sobre Max Rangel

Servo do Eterno, Casado, Pai de 2 filhas, Analista de Sistemas, Fundador e Colunista do site www.religiaopura.com.br.

Além disso, veja também:

O QUE É COSMOLOGIA BÍBLICA?

SUBMISSÃO DA ESPOSA | EFESIOS 5:22-23 | TEXTO POLÊMICO

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.