Terra plana X Globo, Bíblia X Ciência, Revelação X Percepção… Estamos nós envolvidos numa “guerra de narrativas”?

O grande conflito entre o Bem e o Mal, que se iniciou no Céu, não pode ser entendido como uma mera “guerra de narrativas”, entendendo-se narrativa, segundo o dicionário, como “a ação, processo ou efeito de expor verbalmente, ou através de imagens, um ou mais acontecimentos sejam eles reais ou imaginários. Em termos simplificados: Narrativa é a ação de contar uma história, real ou imaginária.” 

O grande conflito dos séculos é, sim, a oposição de narrativas malignas, falsas e mentirosas, criadas pelo Diabo e seus anjos (mensageiros) contra a Revelação divina, a qual de antemão exige fé, confiança total na veracidade daquilo que Deus disse ou revelou sobre Si mesmo, Sua bondade, misericórdia e justiça, e sobre a realidade, cuja complexidade e totalidade desconhecemos, uma vez que apenas Deus possui o atributo da percepção total dos fatos (Onisciência), resultante de Sua Onipresença e Onipotência.

Sem essa fé inquebrantável no único e verdadeiro Deus, que se revelou (e Se revela!) pessoalmente em muitos momentos e lugares ao longo de nossa História, desde o início, falando-nos também através de Seus profetas e do Seu próprio Filho, podemos ser vítimas das narrativas diabólicas, cujo objetivo é exatamente minar nossa confiança na Palavra ou Revelação de Deus.

Depois de ser expulso do ambiente celestial, Satanás, o Dragão ou antiga Serpente, propôs a Eva que substituísse a sua fé na revelação de Deus pela sua própria percepção, ainda que parcial e limitada, da realidade. O adversário de Deus lançou dúvida sobre a veracidade da advertência divina, insinuando que o Criador poderia estar ocultando o real motivo de recomendar-lhes que não ingerissem o fruto.

“Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?”

[COLOCOU EM DÚVIDA A LITERALIDADE DA PALAVRA DE DEUS, INSINUANDO QUE PODERIA HAVER UM OUTRO SENTIDO OU MOTIVAÇÃO OCULTA PARA A FALA DIVINA. ASSIM, O DIABO INVENTOU A EXEGESE*, INTERPRETAÇÃO SATÂNICO-HUMANA DA REVELAÇÃO DIVINA! CRIAÇÃO DE UMA NARRATIVA MENTIROSA A PARTIR DA REVELAÇÃO.

*Ainda segundo o dicionário, etimologicamente, este termo se originou a partir do grego exégésis, que significa ‘interpretação’, ‘tradução’ ou ‘levar para fora (expor) os fatos’.]

“E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.”

“Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.”

[A NARRATIVA MENTIROSA, RESULTANTE DA “EXEGESE” DA SERPENTE, APRESENTADA COMO VERDADE PARA EVA, FEZ COM QUE NOSSA MÃE-ANCESTRAL ABANDONASSE A FÉ NA REVELAÇÃO DIVINA E CONFIASSE EM SUA PARCIAL, EQUIVOCADA E ILUSÓRIA PERCEPÇAO DA REALIDADE, SUGERIDA PELO DIABO.]

“E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.” Gênesis 3:1-6

“É digno de nota, pois, que modificação de percepção de realidade, tem o objetivo de camuflar uma realidade, e simular outra.” [1]

Eva acreditou nessa primeira narrativa diabólica, desacreditando na Revelação. E desde então, milhares de outras narrativas, pautadas pelo Diabo e baseadas numa falsa percepção limitada da realidade, opõem-se à Revelação divina, mas são aceitas pela humanidade. A primeira e mais fundamental verdade revelada contra a qual formularam-se narrativas  e impuseram-se percepções é o relato da criação, registrado por Moisés no Gênesis, mas revelado originalmente por Deus a Adão e Eva, nossos primeiros pais, que o preservaram ao longo das gerações dos primeiro patriarcas e profetas até a redação mosaica.

A partir daqui, sugerimos a leitura do artigo que publicamos sobre o terma: “COMO MOISÉS SOUBE QUE A TERRA É PLANA: A Cosmologia de Gênesis é fruto de revelação, pesquisa ou equívoco de Moisés?”

Observação final

Para quem crê em Deus e na Bíblia, a  guerra de narrativas não ocorre, de fato, entre a Revelação e as narrativas forjadas pelo Inimigo, porque todas essas narrativas não estão em pé de igualdade com a Revelação.

As narrativas que se opõem à Revelação guerreiam entre si pela atenção do público, para pautar e desviar o foco da atenção humana. São as narrativas de teólogos que reinterpretam e alteram o sentido literal das Escrituras, cosmogonias de diferentes nações da Antiguidade, teorias evolucionistas de biólogos ateus, teorias de astrônomos e astrofísicos crentes no Big Bang, teorias ufológicas, teorias espiritualistas, teorias das ficções cinematográficas, etc.

Esse conflito que envolve todo tipo de narrativas engan0osas e antibíblicas visa a desacreditar e desviar o foco da Revelação, criando novas pseudo-realidades ilusórias e pautando outros debates, que excluem Deus e a Bíblia como referenciais.

Referência:

[1] https://medium.com/@Brigada/a-import%C3%A2ncia-de-manter-uma-narrativa-coerente-%C3%A0-realidade-c3074421abf8

Leia também:

Será Que Foi Assim Que Deus Disse?

No capítulo 3 de Gênesis vemos a serpente (transformada em anjo de luz) questionando as palavras que Deus havia falado a Adão:
“ORA, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?” (verso 1, grifo nosso).

“É assim que Deus disse”? – É a pergunta que marca a fundação da Sociedade do “É Assim Que Deus Disse” (EAQDD), que ainda hoje opera sob o disfarce de “teologia pentecostal”, “teologia liberal” “teologia relacional”, “investigação científica”, “ápice da maturidade”, “pesquisa psicológica”, esta última na base mínima de R$ 60 por consulta, cobrados de quem deseja comprar um álibi, a fim de  escapar da verdade bíblica. Porque a Palavra da Verdade corta como lâmina afiada (Hebreus 4:12) os nossos corações corrompidos pelo pecado.

Os ativistas nesta sociedade podem ser encontrados entre mais de 90% dos escritores (incrédulos, católicos ou evangélicos liberais), artistas, músicos, poetas, cientistas, educadores e filósofos de qualquer época ou tempo: “Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados” (1 Coríntios 1:26).

Os primeiros ganhadores de “condecorações acadêmicas” na Sociedade do EAQDD foram: Satanás, Eva, Caim, Ninrode, Acabe, Faraó, Jonas, Belsazar, Jezabel, Saul, Sanção, Zedequias e Jeconias. As medalhas do Congresso foram posteriormente conferidas a: Josefo, Plínio, Filo, Orígenes, Celso, Porfírio, Agostinho, todos os papas católicos, Tomás de Aquino, todos os padres jesuítas, Abelardo, Anselmo, Bloody Mary, Armínio, Voltaire, Russeau, Emmerson, Hume, Huxley, Darwin, Westcott & Hort, Eisntein, Gilbon, Dewey, Russel, Barth, Brunner, Tillich, Niebuhr. Eles sempre falavam:“É assim que Deus disse?”, instilando a dúvida nos corações pouco embasados na Palavra Santa. (Os pastores gananciosos de hoje pregam visões, revelações, propósitos de vida, experiências espirituais e outras novidades, a fim de que os crentes deixem de lado o estudo da Palavra de Deus, a qual condena tudo que é fruto da importação do paganismo babilônico, do judaísmo e do catolicismo romano).

Será que Deus disse Filipenses 4:13? Pode-se confiar mesmo em Romanos 8:28? Haverá realmente um Anticristo? Haverá realmente mil anos com Cristo governando o mundo, exatamente como Deus disse em Apocalipse? “É assim que Deus disse?” Esse negócio de profecia não é um tanto obscuro, apocalíptico, simbólico, figurativo.. .? Será que Deus disse mesmo o que está em Mateus 23?

É assim que Deus disse?” A revelação de Deus através da natureza já não basta, sem que Ele precise dizer coisa alguma? Será que Moisés é o autor de Gênesis 3? (Quem deixa de acreditar numa única palavra de Gênesis deixa de crer também na origem divina de Cristo e em tudo que constitui o fundamento do Cristianismo) .

Satanás não está interessado no que Deus disse ou não disse. Ele está muito interessado em levar as pessoas a duvidarem que Ele disse o que Ele disse. Um dos filhos da serpente, Pilatos, perguntou ao Senhor: “Que é a verdade?” (João 18:38). Perguntou e, em seguida, caiu fora, sem aguardar a resposta. A pergunta teria sido feita em Latim: “Quid est veritas?” A resposta, que ele não esperou para ouvir seria: “Est vir que adest”, usando-se as mesmas letras da pergunta, e da resposta que seria dada por Jesus, teremos: “Que é a verdade? … É Aquele que está na tua frente”. Ele, bem como todas as cortes de justiça do globo, acreditava que toda verdade é relativa (como o fazem atualmente 71% dos pastores emergentes) e que o expediente político é o fator determinante num caso de justiça. (Se toda verdade é relativa, então cada homem é o seu próprio juiz, o seu próprio deus e, portanto, não precisa submeter-se a qualquer máquina eclesiástica para fazer a mediação entre Deus e ele!).

Satanás também não está interessado no “que é a verdade” nem um pouco mais do que Pilatos estava, ou qualquer professor dos seminários teológicos pentecostais e liberais destes dias. O que estes estão procurando são métodos meios fáceis de levar o ser humano a um caminho feliz, no sentido de usarem os benefícios da ciência e da pesquisa tecnológica, para que todos os homens deixem de ser “desumanos uns com os outros”. “A verdade” está completamente fora de cogitação. “Por isso o direito se tornou atrás, e a justiça se pôs de longe; porque a verdade anda tropeçando pelas ruas, e a equidade não pode entrar” (Isaías 59:14).

O MAIS TRISTE NESSA HISTÓRIA É QUE QUANTO MAIS A ONU E OS DEFENSORES DOS DIREITOS HUMANOS SE ESFORÇAM NO SENTIDO DE MELHORAR A HUMANIDADE, MAIS APARECEM POLÍTICOS CORRUPTOS, TRAFICANTES, ASSASSINOS, PERJUROS, ADÚLTEROS E EFEMINADOS NO PLANETA.

E como, realmente “é assim que Deus disse” (A Escritura não pode ser anulada),  o castigo tem-se aproximado a passos largos sobre a humanidade, nos últimos anos, através das muitas guerras, catástrofes ecológicas e dos atentados operados pelas mãos dos fanáticos assassinos; pelas novas pestes que se alastram; pela rebelião dos filhos contra os pais, fruto da oposição do homem contra o seu Criador, cuja paciência já deve estar se esgotando…

Que Ele tenha misericórdia de todos os pecadores (inclusive de mim) e nos dê a chance (a nós os que cremos em o Seu Filho Jesus Cristo) de escapar dos horrores que se aproximam, arrebatando- nos brevemente! Maranata!!!

(Inspirado num comentário de Gênesis 3, do Dr. Peter Ruckman).

Mary Schultze, março 2010 – www.maryschultze.com

Fonte: http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-PreservacaoTT/SeraQueFoiAssimQueDeusDisse-PRuckmanMSchultze.htm

Sobre Max Rangel

Servo do Eterno, Casado, Pai de 2 filhas, Analista de Sistemas, Fundador e Colunista do site www.religiaopura.com.br.

Além disso, veja também:

É proibido duvidar desse deus | Pastor Rodrigo Mocellin

Programação preditiva e a indústria do entretenimento

O programação preditiva é uma forma sutil de condicionamento social que é praticada a partir …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.