Iníco / Religiao Pura / Um chamado à simplicidade

Um chamado à simplicidade

Saudai também a igreja que está em sua casa. Romanos 16:5…

O texto que segue, é o prefácio de um livro Cristão, livro este que foi o resultado de uma palestra ministrada a 30 pastores, na Flórida. O livro conta de uma maneira cronológica como era a Igreja Primitiva trazendo para nossa realidade aquilo que condiz com a essência, com a história do início da igreja, e com a própria Bíblia em si. Achei interessante compartilhar com os irmãos, pois, não perdemos por aprender. Não é um chamado à revolução, divisão, nem mesmo reforma, mas, creio eu que pode ajudar muita gente que já não consegue enxergar Jesus Cristo no cristianismo moderno com tantos absurdos…

Igreja nas casas estão definitivamente na moda hoje em dia. Faça uma busca na internet com a expressão “house church” e você ficará abismado com o tamanho da lista que aparecerá. 

Adicione a isto o número de livros sobre o assunto, revistas dedicadas a isto, artigos sobre igrejas nas casas em jornais, reportagem na televisão sobre elas, e você verá que o assunto é quente.

 
O problema é que muitas igrejas nas casas estão fazendo nas casas o que elas costumavam fazer nas suas igrejas com templos. Uma vez eu visitei uma igreja nas casas na qual cada pessoa portava um hinário. Nós todos cantávamos hinos enquanto a esposa do líder tocava órgão. Havia um tempo de testemunho. Nós orávamos por “pedidos de oração” (o líder era o último a orar). E então ouvíamos um sermão do líder.
 
É fácil ver que um dos PROBLEMAS dessas igrejas nas casas em particular é que ela não entendeu as virtudes de uma reunião aberta. Porém há um problema mais profundo e mais comum. É que esta igreja nas casas assumiu a essência exata do MODELO COMUM DE LIDERANÇA Cristã.
 
Infelizmente, eles não estão sozinhos nisso. Em algumas igrejas nas casas (e em algumas outras também chamadas de “igrejas neotestamentárias”) a coisa está tão mal que a liderança se torna espiritualmente abusiva. É mais fácil tirar pessoas de uma igreja basílica do que eliminar o modelo moderno de liderança de muitas igrejas que estão tentando seguir as práticas do Novo Testamento. 
 
A palestra de Frank Viola para um grupo de pastores autoritários é um poderoso sumário da defesa do modelo NÃO-HIERÁRQUICO de liderança Neo-Testamentária. Leia-o. Fique chocado ao ver quão longe nós temos nos distanciado das práticas de Jesus e dos apóstolos do primeiro século. E então, dê uma lida nos outros livros de Frank e, em oração, considere o que Deus quer que você faça.
 
Frank Valdez,
Tampa, Flórida
Compartilhar isso:

Sobre Max Rangel

Servo do Eterno, Casado com Arlete Vieira, Pai de 2 filhas, Analista de Sistemas, Fundador e Colunista do site www.religiaopura.com.br.

Além disso, veja também:

Onde se viu Jesus entregar alguém a Satanás? Se Cristo não fez, não faz parte da minha prática!

Relacionado

Vídeo mostra sinagoga de judeus seguidores de Yeshua, o verdadeiro nome de Jesus

Legenda em inglês, infelizmente. Mas o vídeo é uma prova de que havia crentes em …

Deixe uma resposta