Adventistas participaram de encontro ecumênico com o Papa Francisco na Tailândia

Somente representantes dessas cinco denominações — católicos, luteranos, batistas, evangélicos, presbiterianas e adventistas do sétimo dia — tiveram permissão de se encontrar com o papa Francisco. Os Mórmons e as Testemunhas de Jeová, que estão presentes em Bangcoc, não são reconhecidos pelo governo e, portanto, ficaram de fora da reunião.

Quando esse evento inter-religioso terminou, a imprensa local publicou os nomes de várias igrejas, incluindo os adventistas do sétimo dia, que aparentemente estavam lá com o papa. Certamente parece plausível que essa notícia seja verdadeira, especialmente à luz dos encontros passados ​​da Igreja Adventista do Sétimo Dia com o Papa Francisco.

http://adventmessenger.org/wp-content/uploads/39F9E79E-24F2-431D-A5E7-F15EB9C898C3.jpeg

Papa Francisco aperta a mão com representantes de igrejas protestantes na Universidade Chulalongkorn em Bangcoc em 22 de novembro de 2019. Foto: Khaosod

O movimento protestante está sendo descartado como um grande mal-entendido que ocorreu séculos atrás no corpo de Cristo. A Reforma Protestante do século 16 está sendo descrita como um período da história em que os irmãos cristãos estavam brigando por questões que foram resolvidas desde então. A verdadeira fé e experiência do protestantismo estão sendo comprometidas por toda a conversa doce do movimento ecumênico.

http://adventmessenger.org/wp-content/uploads/4F61A711-F5C2-45EA-A88C-0EB839D021F5.jpeg

Uma união tripla de protestantismo, catolicismo e espiritualismo. O papa senta-se com protestantes de um lado e budistas do outro. Foto: Bangkok Post

Foi exatamente o que aconteceu na Tailândia no mês passado. O Papa Francisco se reuniu com líderes protestantes e outras religiões na Universidade Chulalongkorn, em Bangcoc, na Tailândia, em 22 de novembro de 2019. O tema deste encontro ecumênico foi chamado de “Construindo Pontes para a Paz e o Entendimento”. Um total de 18 denominações e 1.500 fiéis compareceram para ouvir o Papa promover sua mensagem sobre “diálogo e cooperação”. [1]

” Católicos e protestantes não têm absolutamente nenhum problema um com o outro na Tailândia … Isso é muito difícil de encontrar em outros países”, disse Manoch Jangmook, presidente da Associação Evangélica da Tailândia, em entrevista. “Somos todos da mesma família, disse o próprio papa.” [2]

Esta  convenção ecumênica foi um festival de amor total entre os líderes protestantes e o Papa Francisco e foi caracterizada por apreciação mútua, afinidade e carinho pelo Papa pelas igrejas protestantes:

“Sinto-me muito honrado em receber o papa. Está criando unidade entre muitas religiões, sejam cristãs, budistas, islamitas, hindus, sikh e todos os outros ”, disse Thongchai, que representou os batistas tailandeses na reunião. [2]

A fé protestante histórica está sendo eliminada pelo movimento ecumênico. Nossos antepassados ​​protestantes entenderam e apreciaram as Escrituras Sagradas e se manifestaram contra a corrupção e a distorção do evangelho em Roma. Os reformadores costumavam acreditar que as verdades salvadoras da palavra de Deus haviam sido substituídas por tradição e doutrinas criadas pelo homem e trabalhavam com o perigo de suas vidas para reformar a verdadeira fé de acordo com as Sagradas Escrituras.  Mas hoje o espírito do protestantismo está desaparecendo completamente.

http://adventmessenger.org/wp-content/uploads/8CA27511-935A-42D5-BDAA-991311F18AAA.jpeg

O tema “Construindo pontes de paz e entendimento”. Foto: Correio Católica

Alguns ministros protestantes expressaram que não há “diferenças profundas” entre protestantes e católicos:

“O pastor presbiteriano Prasartpong Pansuay, da Segunda Igreja Samyan, disse que os protestantes tailandeses e o clero católico às vezes realizam eventos juntos, uma oração conjunta em 26 de janeiro em sua igreja. ‘Podemos ser diferentes em termos de rituais e administração, mas não há conflito ou diferenças profundas, política ou não’, disse Prasartpong . ”  [2]

Esses novos líderes protestantes não estão exercendo o mesmo tipo de fé que Martin Luther praticou. Hoje, existe um vasto leque de confusão no protestantismo sobre o que a fé deve ser.

O Notícias Locais informou que os adventistas se encontraram com o Papa

As notícias locais em Bangkok relataram que os adventistas do sétimo dia, juntamente com outras igrejas protestantes, se encontraram com o Papa Francisco na sexta-feira, 22 de novembro de 2019 na Tailândia. As notícias realmente listaram os nomes das igrejas que foram “ permitidas ” se encontrar com o Papa e as igrejas que estavam “ ausentes ” da reunião.

“Além da Igreja Católica, o governo tailandês reconheceu cinco outras denominações cristãs: igrejas batistas, evangélicas, presbiterianas e adventistas do sétimo dia. Somente representantes dessas cinco seitas protestantes tiveram permissão de se encontrar com o papa na sexta-feira; Os Mórmons e as Testemunhas de Jeová, que estão presentes em Bangcoc, não são reconhecidos pelo governo e, portanto, ausentes da reunião de sexta-feira . ” [2]

Os adventistas do sétimo dia realmente se encontraram com o Papa Francisco na Tailândia, conforme noticiado pela mídia local? Ou os repórteres entenderam essa história errado? Os membros da mídia estiveram neste evento. Eles entrevistaram alguns clérigos que compareceram, fizeram perguntas e tiraram fotos do papa Francisco com líderes das igrejas protestantes.

http://adventmessenger.org/wp-content/uploads/A547D72D-EAB6-48A8-9D51-120D08296040.jpeg

Aqui está parte do clero protestante que se encontrou com o papa Francisco. Foto: Khaosod

Quando esse evento inter-religioso terminou, a imprensa local publicou os nomes de várias igrejas, incluindo os adventistas do sétimo dia, que aparentemente estavam lá com o papa. Certamente parece plausível que essa notícia seja verdadeira, especialmente à luz dos encontros passados ​​da Igreja Adventista do Sétimo Dia com o Papa Francisco. [3]

De qualquer forma, a Igreja Adventista do Sétimo Dia não pode permanecer calada sobre esta importante questão. Sempre que as notícias seculares publicam no mundo uma notícia que implica nossa participação em um encontro ecumênico com o Papa Francisco, a igreja deve falar e esclarecer esse assunto. Se a liderança adventista do sétimo dia de fato se encontrou com o Papa Francisco, eles precisam nos dizer por quê? Devemos evitar a ocultação. 

http://adventmessenger.org/wp-content/uploads/64411226-F295-4986-90CF-5DD43B005534.jpeg

Os líderes protestantes receberam um medalhão especial do papa. Foto: Khaosod

Se os líderes da Igreja Adventista do Sétimo Dia não se encontraram com o Papa Francisco e se a mídia errou esta história, a Igreja precisa esclarecer tudo, porque parece que a mídia secular tem uma longa história de relatar o envolvimento dos Adventistas do Sétimo Dia. no movimento ecumênico na Tailândia há anos! [4] [5]  Este NÃO é o primeiro evento deles; Os adventistas da Tailândia têm muita experiência.

Continuaremos a afundar cada vez mais nas armadilhas do ecumenismo, compromisso e descrença? Continuaremos a trabalhar com aqueles que estão determinados a desfazer a Reforma? Quando o protestantismo estava totalmente vivo, os reformadores tinham uma voz poderosa e unida pela verdade de Deus e foram capazes de virar o mundo inteiro de cabeça para baixo e mudar todo o curso da história humana.

http://adventmessenger.org/wp-content/uploads/CED1F33C-C104-4B76-9C94-AE206C6FE0D2.jpeg

Protestantes e sikhs se unem sob a bandeira do Vaticano na Tailândia. Foto: Khaosod

O resultado da Reforma Protestante foi que o mundo inteiro saiu da Idade das Trevas. Infelizmente, estamos voltando para outra Era das Trevas, porque os herdeiros da Reforma estão dizendo que o movimento protestante foi apenas um grande mal-entendido e que hoje somos todos uma grande família feliz.

Esse ato de apostasia está sendo chamado de “progresso”. Foi isso que 60 anos de ecumenismo produziram. Agora temos uma versão degenerada do protestantismo que não reflete nossa fé protestante histórica. O protestantismo mudou desde o século XVI. O catolicismo romano não mudou. E os adventistas do sétimo dia, que também são herdeiros dos reformadores, não são imunes a essa mente protestante ecumênica e conflituosa.

Observe o que Martin Luther declarou quando Roma o excomungou da igreja por ensinar o verdadeiro evangelho bíblico em seus dias:

“Eu sei que o papa é anticristo e que seu trono é o do próprio Satanás.” (Grande Conflito, p. 141).

Não há dúvida de que a visão de Lutero sobre o papa era e é hoje controversa. Qual igreja protestante ousaria fazer essas declarações em público hoje? Quase todas as igrejas protestantes do século XXI rejeitaram a visão protestante clássica do anticristo.

Se o Papa não é o anticristo, por que deixar a comunhão da Igreja Católica Romana? Podemos voltar para casa em Roma! Se a pureza do evangelho não é mais importante, que direito temos de estar separados? Se as razões para ser protestante não existem mais, então vamos todos abraçar o romanismo abertamente? Mas a verdade é que os protestantes “saíram” por um motivo. Devemos nossa existência à convicção de Lutero de que o papa era o anticristo por causa das falsas alegações de infalibilidade papal e por corromper o evangelho de Jesus Cristo através da tradição humana.

“A ascensão da Igreja Romana ao poder marcou o início da Idade das Trevas. À medida que seu poder aumentou, a escuridão se aprofundou. A fé foi transferida de Cristo, o verdadeiro fundamento, para o papa de Roma. Em vez de confiar no Filho de Deus pelo perdão dos pecados e pela salvação eterna, o povo olhou para o papa, e para os sacerdotes e prelados a quem ele delegou autoridade. Eles foram ensinados que o papa era seu mediador terrestre e que ninguém poderia se aproximar de Deus, exceto por meio dele; e, além disso, que ele estava no lugar de Deus para eles e, portanto, deveria ser implicitamente obedecido. ”(Grande Conflito, p. 55.1).

Os pontos de vista de Lutero são quase inexistentes hoje. Não é uma mensagem a ser dada pelos fracos de coração. Não é política ou ecumenicamente conveniente. Não é socialmente aceitável. Nunca foi e nunca será. Mas é verdade. Por meio da profecia bíblica, Deus adverte sobre um poder que planejará a tirania nos últimos dias. Estas são as palavras de Deus e devem ser interpretadas e proclamadas ao mundo.

Lutero conhecia a identidade desse poder sinistro descrito na profecia da Bíblia. Ele quase perdeu a vida por expor. Acreditar no protestantismo histórico hoje certamente fará com que você fique em Cristo sozinho do resto da família ecumênica – fora com os mórmons e as testemunhas de Jeová.

Referências:

[1] https://catholiccourier.com/articles/be-brave-enough-to-dialogue-pope-tells-thai-religious-leaders

[2] http://www.khaosodenglish.com/culture/2019/11/23/thai-protestants-welcome-pope-francis-call-for-tolerance/

[3] http://adventmessenger.org/ganoune-diop-refuses-to-answer-basic-questions-about-his-ecumenical-encounters-with-rome/

[4] http://www.asianews.it/news-en/Some-25.000-Christians-expected-at-the-largest-ecumenical-event-ever-organised-in-Sarawak-47978.html

[5]  https://www.theborneopost.com/2016/12/04/some-10000-christians-take-part-in-kuching-christmas-parade/

Fonte: http://adventmessenger.org/seventh-day-adventists-on-short-list-of-churches-authorized-to-meet-with-pope/

Sobre Max Rangel

Servo do Eterno, Casado, Pai de 2 filhas, Analista de Sistemas, Fundador e Colunista do site www.religiaopura.com.br.

Além disso, veja também:

TRETA… Pastor esqueceu de falar sobre a Inércia no Globo de Josué!

junta-se @religiaopura no Telegram

POLÊMICA… Quando a Maçonaria foi Criada?

junta-se @religiaopura no Telegram

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.