Como sobreviver a um colapso econômico em 2021

Existem inúmeras catástrofes para as quais devemos nos preparar e, embora a preparação “geral” ajude com todas elas, algumas requerem ações ou preparações específicas. Este artigo explora um em particular – como sobreviver a um colapso econômico.
Não há dúvida de que o estado atual dos EUA está pronto para um desastre econômico. Embora as ações estejam em alta, a dívida atual é completamente instável. Acumularam mais dívidas apenas nos últimos dez anos do que no resto da história dos Estados Unidos.

A economia dos EUA está em uma posição muito sustentável.

Já foi dito que quando os Estados Unidos espirram, o mundo inteiro fica resfriado. Se a economia dos EUA entrar em colapso, toda a economia mundial entrará em colapso. Só isso já deve ser motivo de hesitação.
Portanto, se podemos ver os sinais de alerta, e parece que a economia provavelmente entrará em colapso em um futuro próximo ou imediato, o que podemos fazer para nos preparar? Existem medidas que podemos tomar para mitigar os efeitos de um desastre global para nós e nossas famílias?

Depressões econômicas vs colapso

Para começar, acho importante diferenciar entre colapso econômico e depressão econômica. Uma depressão é uma parte bastante normal do ciclo do mercado. Como Adam Smith aponta em Wealth of Nations, isso ocasionalmente acontece quando o mercado corrige desequilíbrios dentro de si. Talvez haja alguma forma de bolha semelhante à bolha das tulipas holandesas dos anos 1600, em que o preço dos bulbos de tulipas raras aumentou a níveis absurdos antes que as pessoas perdessem fortunas inteiras quando o mercado se corrigisse. A questão é que a depressão econômica é bastante normal.
Todos nós testemunhamos os efeitos do crash de 2009. Milhares perderam milhões. No entanto, se eles tivessem mantido seu dinheiro nessas ações em queda em vez de retirá-lo, eles teriam agora retornos exponenciais para seus investimentos iniciais. Por quê? Porque os mercados flutuam.
Também não acredito que eventos tão ruins como a Grande Depressão possam realmente ser chamados de colapso em qualquer sentido da palavra.
Quando digo colapso, estou me referindo a situações como a Alemanha pós-2ª Guerra Mundial, Zimbábue, Venezuela e assim por diante. Quando você literalmente tem que pagar por um pão com um carrinho de mão cheio de notas por causa da hiperinflação, ENTÃO você tem um colapso econômico.

Como nos preparamos para o colapso econômico?

Felizmente, a história pode nos dar alguns conselhos aqui.
Como Ayn ​​Rand aponta ao longo de seus livros (particularmente em Capitalism: The Unknown Ideal), é a produção que é a verdadeira riqueza. A pessoa que produz, seja comida, sapatos, coldres ou alguma outra forma de bem tangível, é aquela que detém a verdadeira riqueza. Eles estão adicionando algo à sociedade, criando algo que outros precisam ou desejam.
No mesmo espírito, eu argumentaria que a pessoa que pode prestar um serviço tangível também possui uma verdadeira riqueza. Um eletricista que pode fornecer luz para um prédio, um encanador que pode garantir a higiene pessoal é um problema diminuído e um médico que pode reparar uma ferida são exemplos de pessoas que podem não necessariamente produzir bens tangíveis (como no caso dos fazendeiros, marroquinaria e ferreiro), mas ainda são capazes de produzir um serviço que é desejado e necessário.
Aprender uma habilidade de que as pessoas precisam irá ajudá-lo a enfrentar um colapso econômico.

Portanto, uma das primeiras coisas que podemos fazer para nos preparar para o colapso econômico é nos tornarmos capazes de produzir.
Isso pode ser feito de duas maneiras principais: aprendendo uma nova habilidade ou entrando no ramo de produção de mercadorias.

Aprendendo uma nova habilidade

Esta é parte da razão pela qual fui e me tornei um chaveiro. Tenho mais de um emprego, mas queria ter um plano alternativo, caso algo acontecesse com minha renda principal. Os comerciantes são necessários e (normalmente) em falta. Aprender uma habilidade concreta parecia ser algo que forneceria uma apólice de seguro razoavelmente decente caso eu precisasse recorrer a outra coisa. Estou feliz por ter feito isso também. Somos um negócio ‘chave’.
Quer se trate de encanamento, carpintaria, trabalho de ferrador ou qualquer outro tipo de comércio, o ponto é que tornar-se proficiente em um comércio é tornar-se proficiente em algo que provavelmente sempre será necessário. Para ver um exemplo um tanto mórbido disso, podemos analisar o que os alemães fizeram aos judeus durante o Holocausto. Se você está lendo A Lista de Schindler , Maus , ou o homem que quebrou em Auschwitz , você pode ver que foram os judeus que conheciam um comércio tais como polimento de metais, trabalho mecânico ou usinagem foram (pelo menos por um tempo) mantido vivo. (Claro, não estou de forma alguma dizendo que pianistas, professores e lojistas não tinham valor.)

Aprendendo a produzir produtos

O segundo aspecto seria o investimento em uma determinada mercadoria. Envolve a produção de produtos, talvez começar um negócio paralelo de algum tipo. É verdade que muitas vezes isso requer o aumento do conhecimento de alguém em um determinado campo, mas há algumas regiões onde é simplesmente o investimento que permite ao homem produzir. Como diz o ditado, é preciso dinheiro para ganhar dinheiro.
É aqui que um lojista se encaixaria. É porque esse homem investiu capital em suprimentos que ele é capaz de produzir riqueza para si mesmo. No entanto, após o colapso econômico, quais suprimentos ajudarão alguém a produzir riqueza? Bem, isso me leva ao próximo tópico: troca.

Sociedade de Permuta

Eu acho que uma das primeiras coisas que as pessoas precisam perceber quando se trata de um colapso econômico é que as coisas voltam a uma sociedade de PERMUTA. Olhe ao longo da história e verá que é esse o caso. O mundo não desmorona e um dia depois as pessoas estão circulando e trocando moedas de ouro umas com as outras. (Eu acredito que Joe Nobody ilustra este ponto muito bem em sua série Holding They Own).
Não, as pessoas começam trocando bens e serviços por outros bens e serviços necessários / desejados. A Grécia provou isso com seu recente colapso econômico nos últimos cinco anos ou mais. As pessoas trocavam ovos, leite e carne pelo que precisavam. Acho importante notar que o agricultor – um produtor – foi quem também conseguiu prover isso para as pessoas. ELE teve verdadeira riqueza durante o colapso.
Novamente, na Venezuela , vimos a mesma coisa. As pessoas passaram a trocar bananas por cortes de cabelo. A PRIMEIRA coisa que adquire valor durante um colapso econômico são bens e serviços. É verdade que haverá uma janela muito curta em que o dinheiro é rei até que as pessoas percebam que o papel em que confiaram todos esses anos agora é realmente inútil em todos os sentidos da palavra, mas essa janela é curta.

Bens e serviços permutáveis

Você está preparado para negociar?

Então, depois que o breve período de caixa se fecha, depois que seu mundo recorre à permuta, a pergunta se torna: “Ok, então com o que eu permuto? Como faço para conseguir as coisas de que minha família precisa? ”
Com relação aos produtos, acredito que a lista a seguir é uma boa para começar. Estas são as coisas de que as pessoas vão precisar e que terão valor intrínseco pós-colapso econômico:
Água – Principalmente garrafas de água. São facilmente portáteis e não têm tantos valores a ponto de serem pouco práticos para o comércio.
Filtros de água – a maioria dos habitantes tem menos de 3 dias de alimentação em casa. Isso inclui água. Se as pessoas não podem pagar sua conta de luz, pós-colapso econômico, elas vão precisar de acesso à água potável, e um filtro de água fornece isso.
Munição – eu realmente acredito que esta será uma das formas de moeda mais práticas e amplamente aceitas. Já foi usado antes como moeda e será usado novamente.
Armas – Valor denso, mas haverá pessoas que querem que elas protejam suas famílias da violência pós-colapso. A demanda por armas disparou este ano graças aos tumultos e à ação do governo. Como você acha que a demanda ficará após o colapso?
Recipientes de gasolina – todo mundo vai precisar deles, e muito poucos os têm.
Alimentos – Sempre haverá necessidade de alimentos e – como testemunham as linhas dos bancos de alimentos – um dos primeiros indicadores de retração econômica.
Fraldas – os pais usam milhares delas por ano e não terão um suprimento adequado para seus filhos após o colapso. Acredito que as fraldas de pano reutilizáveis ​​serão importantes.
Armadura corporal – tem valor denso, mas as pessoas vão querer. As vendas deste ano foram recordes (nos EUA) e esse desejo continuará em uma economia violenta pós-colapso.
Café – Cria um vício, e os efeitos da abstinência SUGAM. As pessoas vão querer café e há maneiras de armazená-lo por muito tempo. [criar hiperlink] Botas – Haverá um aumento na quantidade de caminhadas que o homem médio faz devido à falta de gasolina. Os sapatos ficarão gastos e precisarão ser substituídos.
Casacos – As roupas se desgastam, novas pessoas estão sempre sendo criadas, as pessoas mudam constantemente de tamanho e as pessoas sempre precisam delas.
Luvas – Haverá um aumento no trabalho ao ar livre e as luvas estão gastas.
Álcool – outra coisa que a humanidade parece não se cansar. Eu simplesmente não divulgaria quanto dessas coisas você tem. As pessoas matam por isso.
Tabaco – Outro vício que eu não divulgaria que você tem muito. Os cigarros eram rotineiramente usados ​​como moeda entre os prisioneiros de guerra na 2ª Guerra Mundial e ainda são usados ​​nas prisões em todo o mundo como moeda.
Fórmula para Bebês – Se amamentar não for mais uma opção, as pessoas vão precisar de fórmula para alimentar seus bebês. Os pais ALIMENTARÃO seus bebês e haverá uma extrema necessidade disso. Mais uma vez, não é algo que eu anuncie e que tenha um estoque.
Gasolina – sempre será necessária para veículos e geradores.
Sal – Necessário para o armazenamento de carne [criar hiperlink], pois é muito improvável que as pessoas tenham acesso a eletricidade constante para refrigeração.
Suprimentos médicos – muletas, tipoias, gaze, vários equipamentos de primeiros socorros e muito mais estarão em falta. As pessoas sempre se machucam, e pouquíssimas coisas armazenadas para seus primeiros socorros.
Remédio – Sempre haverá necessidade de remédio.
Peças sobressalentes para armas – as armas quebram e poucos têm peças sobressalentes armazenadas.
Preservativos – as pessoas vão perceber que agora provavelmente não é o melhor momento para engravidar. Se você grampeia três deles juntos e os vende em embalagens múltiplas, também pode criar um mercado para sua fórmula de bebê! (Estou brincando, estou brincando).
Coldres – As milhares de pessoas que compraram pistolas para manter na mesinha de cabeceira perceberão que precisam de uma maneira de transportar suas armas com elas. As coisas serão muito perigosas para serem feitas de outra forma, e muitos se esquecem de comprar um coldre antes do tempo.
Quando se trata de serviços, essas são as habilidades que acredito que terão grande demanda após o colapso econômico. Seria sensato aprender pelo menos algum grau de proficiência em um deles.
Agricultura – A produção de alimentos será vital, e o homem com colmeias [criar hiperlink], campos, horta, galinhas ou animais leiteiros será capaz de produzir um item de que as pessoas precisam diariamente.
Pecuária – Muito diferente da agricultura. Quer você saiba como administrar o gado para outra pessoa ou tenha o conhecimento para criá-lo por conta própria, o gado, as ovelhas, as cabras e assim por diante precisarão de cuidados para fornecer carne, couro, peles e muito mais para pessoas.
Trabalho mecânico – veículos, geradores e muito mais irão quebrar e as pessoas precisarão que eles sejam consertados.
Trabalho elétrico – fiação solar, bombas para poços e muito mais sempre serão necessários.
Usinagem – É provável que ainda existam fábricas produzindo, e para isso serão necessários maquinistas.
Armeiros – Acidentes acontecem, e poucos confiam em suas próprias habilidades para consertar uma arma de fogo. Armeiros serão necessários para tais eventos.
Couro – principalmente para coldres, alças de armas e roupas.
Trabalho médico – Haverá uma necessidade extrema de tais trabalhadores após o colapso econômico. As pessoas não poderão pagar seus medicamentos ou serviços regulares de saúde e, portanto, haverá um aumento drástico nas condições agudas. Profissionais médicos serão necessários para lidar com isso, mesmo que seja por meio de troca individual.
Proteção – Rebanhos, negócios, bairros e residências vão querer proteção permanente e estarão dispostos a contratar homens armados experientes para isso. Saber como patrulhar, estabelecer um perímetro e eliminar ameaças estará em demanda.
Criação Têxtil – Quer venha na forma de tricô, crochê, alfaiataria ou assim por diante, haverá uma necessidade de peças de tecido, pois a roupa gradualmente se desgasta, se perde, suja ou é roubada.

Lembre-se de que todos os itens acima são listas gerais. Sem dúvida, você será capaz de pensar em bens e serviços que terão valor pós-colapso econômico que não foram incluídos acima. Elas são fornecidas simplesmente para que você pense em algumas maneiras infalíveis de negociar o que você precisa no caso de um colapso econômico.

E os metais preciosos?
Existem duas razões pelas quais o ouro e prata foram omitidos:

Primeiro, o uso de metais preciosos não parece entrar em uso comum até bem depois do período de transações de permuta.
Em segundo lugar, acredito que os metais preciosos são muito mais importantes para a evacuação de riqueza. Vamos dar uma olhada em ambos com mais detalhes.
Para começar, raramente ao longo da história vemos metais preciosos sendo instantaneamente revertidos como moeda pós-colapso econômico. Por quê? Você não pode comê-los, nem bebê-los, e poucos entendem seu valor inerente (pergunte a um amigo qual é o preço atual do ouro). Menos ainda podem dizer se o ouro / prata que você está oferecendo é verdadeiro ou falso.
Armazenar metais preciosos é agora sobreviver a um colapso econômico. As pessoas não querem ouro e prata após um colapso econômico. Eles querem poder alimentar suas famílias. Ouro e prata não serão meios de troca facilmente usados ​​em tal evento.
Para complicar ainda mais as coisas, o ouro tem um valor incrivelmente denso. No momento em que este texto foi escrito, o ouro custava pouco mais de R$ 314,71 o grama. Isso é muito valor embrulhado naquela pequena moeda. Se realmente quisermos examinar a questão, acho que a prata seria uma forma melhor de moeda, em termos de metais preciosos.
No entanto, o que vemos ao longo da história é a reversão à troca, não ao padrão ouro.

Exceção de ouro – Evacuação de riqueza

Se você tem que dar o fora de algum lugar, e rápido, então acredito que o ouro está onde está. A prata é muito volumosa. Um bolso cheio de moedas de ouro permitiria que você “começasse do zero” em algum lugar um pouco mais estável (se você conseguir encontrar um lugar assim). Podemos até olhar para o pós-guerra Civil dos EUA. O dinheiro sulista não valia nada depois da guerra. No entanto, aqueles com ouro e prata foram capazes de ter algo com valor inerente que seria resgatável pela nova moeda.
Novamente, podemos olhar para os judeus alemães do final dos anos 1930. Este foi um momento muito assustador para ser um judeu na Europa. A perseguição era muito real e as coisas estavam esquentando. O homem que foi capaz de costurar moedas de ouro na bainha de sua jaqueta e dar o fora de Dodge o mais rápido possível foi capaz de chegar a um clima novo e politicamente mais amigável com pelo menos parte de sua riqueza intacta e sob o radar. A bagagem foi perdida e roubada. Roupas raramente são. Assim, acredito que um dos melhores propósitos do ouro é a evacuação de riqueza.

Resumo de Como Sobreviver a um Colapso Econômico

Se você tivesse perguntado às pessoas há um ano se elas pensaram que o mundo inteiro iria decretar bloqueios e esculachar pessoas por não usarem máscara cirúrgica, elas teriam dito que você era louco. No entanto, aqui estamos. Por que é tão improvável pensar que um colapso econômico não poderia ser o próximo? Todos os sinais de alerta existem? É tolice simplesmente ignorá-los e fingir que as coisas sempre continuarão como “normais”?

Vou deixar você tirar suas próprias conclusões.

O Sobrevivencialismo vem sempre enfatizando a ideia de que devemos ser mais responsáveis por nossa vida. O canal está esse ano de 2021 ainda mais focado em sustentabilidade e preparação. Você deve fazer o que achar melhor para sua vida, mas não vamos medir esforços para incentivá-lo a adquir conhecimentos e principalmente praticá-los.
Esperamos, no entanto, que este artigo o ajude a tomar algumas decisões sobre o assunto. Isso deu a você algo em que pensar? Existem outros fatores com o colapso econômico que você acha que não cobrimos? Existem outras habilidades ou bens que você acredita serem inerentemente valiosos após o colapso econômico? Deixe-nos saber nos comentários abaixo!

Traduzido e adaptado do site SHTFBlog

Sobre Max Rangel

Servo do Eterno, Casado, Pai de 2 filhas, Analista de Sistemas, Fundador e Colunista do site www.religiaopura.com.br.

Além disso, veja também:

O QUE FAZER APÓS UM GRANDE SHTF

junta-se @religiaopura no Telegram

SOBREVIVÊNCIA URBANA: NAVEGANDO PELAS AMEAÇAS NA CIDADE

O fascínio da vida urbana é inegável: a riqueza cultural, as oportunidades de carreira e …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.