Por ocasião da publicação da nova Bíblia para os jovens, o papa Francisco escreveu um relato muito pessoal de sua própria relação com a Escritura.
Ao escrever o prólogo da nova edição alemã da Bíblia Youcat, direcionada aos jovens, que foi publicada no dia 21 de outubro, o papa Francisco fala com carinho de sua velha e desgastada Bíblia, que o tem acompanhado durante a metade de sua vida.
Ele aconselha os jovens sobre a melhor abordagem para a leitura da Bíblia para que traga a luz do mundo em suas vidas e não acabe em uma prateleira. Ele lembra aos leitores, que a Bíblia Sagrada é um livro “perigoso” em certas partes do mundo: e pode levar à prisão ou tortura.
E ele cita Mahatma Gandhi, que disse: “Vocês cristãos tem em suas mãos um livro contendo dinamites suficientes para detonar toda a civilização.”
Aqui está prólogo do papa:
Meus queridos jovens amigos:
Se você pudesse ver a minha Bíblia, você ficaria particularmente impressionado. Esta é a Bíblia do papa? Um livro tão velho e desgastado!
Você poderia até querer me presentear com uma nova, no valor de mil dólares, mas eu não iria aceitar. Eu amo minha velha Bíblia, que tem me acompanhado metade da minha vida. Ela tem estado comigo em meus tempos de alegria e momentos de lágrimas. É o meu tesouro mais precioso. Eu vivo para ela, e eu não a trocaria por nada deste mundo.
Eu realmente gosto desta nova versão da Bíblia da juventude. É tão colorida, tão rica em testemunhos, testemunhos dos santos, testemunhos de jovens. Ela é tão convidativa que quando você começa a ler no início, você não consegue parar até a última página.
E depois …? E, em seguida, ela desaparece em uma prateleira, acumulando poeira. Seus filhos irão encontrá-la um dia e irão vende-la em um antiquário. Não, isso não deve acontecer!
Eu vou dizer uma coisa: Há cristãos mais perseguido no mundo hoje do que nos primórdios da Igreja. E por que são tão perseguidos? Eles são perseguidos por usarem uma cruz e dar testemunho de Jesus. Eles são condenados porque eles possuem uma Bíblia. A Bíblia é, portanto, um livro altamente perigoso, tão perigoso que você é tratado em alguns países, como se estivesse escondendo granadas de mão em seu armário
Foi um não-cristão, Mahatma Gandhi, que disse uma vez: “Vocês cristãos possuem um documento com dinamite suficiente para explodir toda a civilização, tornar o mundo de cabeça para baixo e trazer paz ao planeta em tormentos de batalha. Porém vocês tratam-na (a Bíblia) como uma mera peça de literatura.”
Então o que você tem em suas mãos? Um pedaço de literatura? Algumas histórias belas e antigas? Então você teria que dizer para os muitos cristãos que são levados para a prisão ou são torturados por possuírem uma Bíblia: “Como vocês são estúpidos; é apenas uma peça de literatura! ”
Não, é pela Palavra de Deus que a Luz entrou ao mundo e nunca vai se apagar.
No Evangelii Gaudium (175) disse: “”Nós não buscamos tatear nem necessitamos esperar qu Deus nos diriga a palvra, porque realmente, Deus já falou, e não há nada mais que precisamos saber, o que não foi revelado para nós.’ Vamos receber o tesouro sublime da Palavra revelada. ”
Então você tem algo de divino nas suas mãos: um livro como fogo! Um livro através do qual Deus fala. Então, observe: A Bíblia não é para ser colocada em uma prateleira, mas que esteja em suas mãos, para ser lida muitas vezes todos os dias, tanto sozinho ou em grupos. Fazendo esportes ou fazendo as compras… você vai ter uma grande experiência!
Ou você está com medo de fazer papel de bobo na frente dos outros?
Leia com atenção! Não fique na superfície como se estivesse lendo um livro em quadrinhos! Nunca leia superficialmente a Palavra de Deus! Pergunte a si mesmo: “O que isso diz ao meu coração? Deus fala através destas palavras para mim? Será que ele me tocou nas profundezas do meu desejo? O que devo fazer? “Só desta forma pode a força da Palavra de Deus se revelar. Só desta forma ela pode mudar nossas vidas, tornando-as grandes e bela.
Eu quero te dizer que eu leio a minha velha Bíblia! Muitas vezes eu faço aqui, eu leio um pouco mais ali, em seguida a deixo e me deixo olhando para o Senhor. Não sou quem eu olho para Ele é que Ele olha para mim. Sim, Ele está lá. Deixo que Ele coloque seus olhos em mim. E eu sinto, sem sentimentalismo, sinto-me no mais profundo das coisas que o Senhor me diz.
Às vezes, Ele não fala. Eu não sinto nada, apenas vazio, vazio, vazio … Mas eu continuo paciente e espero. Leio e oro. Oro sentando , porque isso me faz mau aos joelhos. Às vezes eu mesmo durmo rezando. Mas nada acontece. Eu sou como uma criança com seu pai e é isso que importa. [Cristian Post/ Padom]
Quer me dar alegria? Leia a Bíblia!