Estudo da FDA chega ao coração de medicamentos vencidos e segurança
A grande questão é, os comprimidos expiram? Com uma dor de cabeça lancinante, você procura um pouco de aspirina ou ibuprofeno em seu armário de remédios apenas para descobrir que a data de validade carimbada no frasco do remédio está desatualizada há mais de um ano. Então, o remédio expira? Você aceita ou não? Se você decidir tomar a medicação, será um erro fatal ou simplesmente continuará sofrendo com a dor ? E por quanto tempo vale uma receita?
Este é um dilema que muitas pessoas enfrentam de uma forma ou de outra. Uma coluna publicada no Psychopharmacology Today oferece alguns conselhos.
Acontece que a data de validade de um medicamento significa alguma coisa, mas provavelmente não o que você acha que significa. Desde que uma lei foi aprovada em 1979, os fabricantes de medicamentos são obrigados a carimbar uma data de validade em seus produtos. Esta é a data em que o fabricante ainda pode garantir a plena potência e segurança do medicamento.
A maior parte do que se sabe sobre as datas de validade dos medicamentos vem de um estudo realizado pela Food and Drug Administration a pedido dos militares. Com um grande e caro estoque de drogas, os militares enfrentavam a necessidade de jogar fora e substituir suas drogas a cada poucos anos. O que eles descobriram no estudo é que 90% dos mais de 100 medicamentos, tanto prescritos quanto vendidos sem receita, eram perfeitamente bons para uso mesmo 15 anos após a data de validade.
Portanto, a data de validade não indica realmente um ponto em que o medicamento não é mais eficaz ou se tornou inseguro para uso. As autoridades médicas afirmam se é seguro tomar medicamentos vencidos, mesmo aqueles que expiraram anos atrás. Uma rara exceção a isso pode ser a tetraciclina, mas o relatório sobre isso é controverso entre os pesquisadores. É verdade que a eficácia de um medicamento pode diminuir com o tempo, mas grande parte da potência original ainda permanece mesmo uma década após a data de validade. Excluindo nitroglicerina, insulina e antibióticos líquidos, a maioria dos medicamentos são tão duradouros quanto os testados pelos militares. Colocar um medicamento em um local fresco, como uma geladeira, ajudará o medicamento a permanecer potente por muitos anos.
A data de validade é uma jogada de marketing dos fabricantes de medicamentos, para mantê-lo reabastecendo seu armário de remédios e seus bolsos regularmente? Você pode olhar assim. Ou você também pode ver desta forma: as datas de validade são muito conservadoras para garantir que você receba tudo pelo que pagou. E, realmente, se um fabricante de medicamentos tivesse que fazer testes de data de validade por períodos mais longos, isso diminuiria sua capacidade de oferecer formulações novas e aprimoradas.
A próxima vez que você enfrentar o dilema da data de validade do medicamento , considere o que você aprendeu aqui. Se a data de validade passou alguns anos atrás e é importante que seu medicamento seja absolutamente 100% eficaz, você pode querer considerar comprar um novo frasco. E se você tiver alguma dúvida sobre a segurança ou eficácia de qualquer medicamento, pergunte ao seu farmacêutico. Ele ou ela é um grande recurso quando se trata de obter mais informações sobre seus medicamentos.
Isenção de responsabilidade:
Como um serviço para nossos leitores, a Harvard Health Publishing fornece acesso à nossa biblioteca de conteúdo arquivado. Observe a data da última revisão ou atualização de todos os artigos. Nenhum conteúdo neste site, independentemente da data, deve sempre ser usado como substituto do aconselhamento médico direto do seu médico ou outro clínico qualificado.
Fonte: https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/drug-expiration-dates-do-they-mean-anything