Adventista americanos, liderados por obreiros da ativa e aposentados, querem que a igreja expanda sua crença da criação, incluindo a evolução como método da ação divina. Numa série de postagens que propõem alterações no “Adventismo de Amanhã”, o influente site Adventist Today sugere, entre outras mudanças, numa série de três artigos — dos quais discordamos! Mas reproduzimos abaixo — que a denominação avance um pouco mais em sua aceitação do que diz a Ciência e não mais se prenda no “antigo” modelo bíblico da criação em uma semana de sete dias literais.
Afinal de contas, segundo alegam, boa parte do que a Bíblia diz já foi alterada por nossa “evolução” na aceitação do conhecimento científico. E o principal argumento que usam é o fato de termos negado e rejeitado a cosmologia hebraica, da terra plana, com seus alicerces sobre o abismo e coberta por um domo sólido. Veja:
“Mesmo que Moisés achasse que a criação aconteceu em 144 horas, isso significa que temos que aceitar sua cosmologia de 2.300 anos como o caminho para entender a criação hoje? Nós abandonamos a idéia de Moisés de firmamento sólido. Não acreditamos, embora a Bíblia diga, que a chuva vem de janelas literais no céu. Entendemos que realmente não existem fundações físicas com pilares reais que sustentam a Terra. Embora os papas e Martinho Lutero se opusessem à idéia, a “Terra estacionária e inamovível” bíblica está de fato rodopiando ao redor do nosso sol. Nós aceitamos que o sol não se eleva realmente, nem corra pelo céu, ou se retire de madrugada através de um túnel subterrâneo ou rio para recomeçar sua corrida, como os antigos pensavam e a Bíblia infere…”
Artigo 1 — Expansão do Criacionismo
de Jack Hoehn | 15 de julho de 2018 | Há uma confluência de idéias vindas de dentro e de fora da igreja adventista do sétimo dia, que sugere lugares onde esta igreja pode ir com sua teologia e missão. Jack quer falar com você sobre alguns deles. Este artigo 7a é sobre um criacionismo expandido, e as partes b e c seguirão.
Pela primeira vez, não vamos começar no começo. Vamos passar por cima das incríveis histórias / poemas da criação de Gênesis 1-3 e primeiro considerar o que o restante da Bíblia nos diz sobre o Deus que é o Criador de tudo.
GRANDE BASTANTE PARA TODO O UNIVERSO
Neemias 9: 5-6 Levante-se e louve o Senhor, seu Deus, que é de eternidade a eternidade.
Bendito seja o teu nome glorioso, e seja exaltado acima de tudo bênção e louvor.
Você sozinho é o L ORD . Você fez os céus, até os céus mais altos, e toda a sua hostilidade estrelar,
a terra e tudo o que está nela, os mares e tudo o que neles há.
Você dá vida a tudo, e as multidões do céu te adoram.
João 1: 1-3 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
Ele estava com Deus no começo. Através dele todas as coisas foram feitas;
sem ele nada foi feito.
Jó 38: 4-7 Onde você estava quando eu coloquei a fundação da terra?
Diga-me, se você entender. Quem marcou suas dimensões? Certamente você sabe!
Quem esticou uma linha de medição através dela? No que eram seus fundamentos ou quem colocava sua pedra angular –
enquanto as estrelas da manhã cantavam juntas e todos os filhos de Deus gritavam de alegria?
Aqui estão as reivindicações sem remorso de que não apenas a terra e o céu, mas o universo ( os céus mais altos e toda a sua hostes estrelada) foram criados por Aquele que conhecemos como Deus, a Palavra, nosso Salvador Jesus Cristo. E terra e mar e tudo o que neles há é obra de Deus através de Jesus. Além disso, o texto sugere que não apenas na Terra é a vida senciente; sugere que as multidões do céu adoram, e havia filhos de Deus gritando de alegria na criação da terra. Os adventistas precisam de uma doutrina da Criação grande o suficiente para se adequar não apenas aos nossos quintais, mas a uma doutrina grande o suficiente para se adequar ao universo e à vida muito além dos limites da Terra.
PLANEJADO, SEQUENCIAL
Provérbios 8: 22-31 A L ORD me trouxe [Sabedoria, Planos de design inteligente]diante
como a primeira das suas obras, diante de seus feitos mais antigos;
Eu fui formado há muito tempo, no começo,
quando o mundo veio a existir. Quando não havia profundidades aquosas,
eu era dado à luz, quando não havia nascentes transbordando de água;
antes que as montanhas se instalassem, antes das colinas, eu era dado à luz,
antes que ele fizesse o mundo ou seus campos ou qualquer parte do pó da terra.
Eu estava lá quando ele colocou os céus no lugar
quando ele marcou o horizonte na face das profundezas, quando ele estabeleceu as nuvens acima
e fixou com segurança as fontes das profundezas, quando ele deu ao mar sua fronteira
para que as águas não ultrapassassem seu comando,
e quando ele marcasse os alicerces da terra.
Então eu estava constantemente ao seu lado.
Eu me enchia de prazer dia após dia,
regozijando sempre em sua presença,
regozijando-se em todo o seu mundo e
deleitando-se na humanidade.
Aqui o Criador mostra sabedoria, inteligência, design, planejamento que começou com sabedoria, com Design Inteligente, ANTES dos atos progressivos da criação. Esta não é uma criação mágica; Deus não está sacudindo uma varinha mágica e de repente um mundo magicamente veio a existir. Não, a criação foi planejada com bastante antecedência pelo Trio Celestial. [1] Foi sábio; foi pensado. Um plano estava lá, antes de a terra receber suas fundações para ser estável e duradoura, antes que as nuvens fossem colocadas acima. Mesmo se você acha que a criação aconteceu rápida ou recentemente, pelo menos admita que o planejamento para a criação não foi recente ou rápido; que foi formada há muito tempo no início, antes dos outeiros , mesmo antes de a poeira !
Ouça a Isaías:
Isaías 45:18 Pois isto é o que o Senhor diz: aquele que criou os céus, ele é Deus;
ele que formou e fez a terra, ele fundou isto;
ele não o criou para ser vazio, mas o formou para ser habitado –
ele diz: “Eu sou o L ORD , e não há outro.”
Veja os verbos progressivos do processo: formado, feito, fundado, formado . Estes são verbos de um operário criando por processos progressivos, não de um mago puxando coelhos totalmente formados de um chapéu.
O Salmo 8 mostra novamente que a criação não é instantânea, mas progressiva, sequencial. Primeiro o universo, depois a lua e as estrelas, depois os humanos (inferiores aos anjos anteriormente criados) sobre os animais domésticos e selvagens, pássaros e peixes criados anteriormente, em uma ordem inteligentemente projetada.
Salmo 8 L ORD , Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra!
Você colocou sua glória nos céus. quando eu considero seus céus, o trabalho de seus dedos,
a lua e as estrelas, que você estabeleceu, o
que é a humanidade que você está consciente deles,
os seres humanos que você cuida deles?
Você os fez um pouco menores que os anjos
e os coroou com glória e honra.
Tu os fiz governantes sobre as obras das vossas mãos; tudo põe debaixo de seus pés:
todos os rebanhos e manadas, e os animais selvagens, os pássaros no céu e os peixes no mar,
todos os que nadam nas veredas dos mares.
L ORDSenhor nosso, quão majestoso é o teu nome em toda a terra!
CRIAÇÃO POR INFORMAÇÃO
Nós já lemos João 1 sobre o Criador como a PALAVRA DE DEUS. Agora adicione o Salmo 33.
Salmo 33: 6,9 Pela palavra do Senhor, os céus foram feitos,
seu hospedeiro estrelado pelo sopro de sua boca …
Pois ele falou, e aconteceu;
ele comandou, e ficou firme.
Palavras são informações transmitidas pelo código da linguagem. Escrever é reproduzir essas palavras usando símbolos. Ao falar , Deus está transmitindo informações para criar coisas e vida. Seu discurso também deve incluir as regras ou relações pelas quais as coisas e os organismos sobrevivem, as regras que observamos como “leis da natureza”.
Jeremias 33:25 Isto é o que o L ORD diz: “… eu fiz… meu pacto de dia e de noite
e estabeleci as leis do céu e da terra.”
Astrofísicos e astrônomos que estudam o universo e suas origens reconheceram que a organização da matéria é “primorosamente sintonizada” para que o universo e a vida nela existam. Os astrônomos Guillermo Gonzales , Hugh Ross e Robert Jastrow reconhecem a sintonia fina da física e suas constantes, a localização precisa da Terra neste universo, que faz da Terra um planeta privilegiado para a vida existir.
As palavras de criação de Deus também estão presentes como um registro escrito. Sua informação é encontrada dentro de todas as células vivas. O DNA e o RNA no centro de cada célula é uma linguagem, um código, um conjunto de instruções complexas com seu próprio alfabeto de quatro letras, não apenas informando às células o que elas devem ser, mas também como e quando. Este software da vida é o sistema de armazenamento de informações mais eficiente conhecido. E ele vem com sistemas complexos de correção e duplicação de erros, preservando a vida, reproduzindo-a, mas permitindo variedade, adaptação, mudança e diversidade por seu design. Nossa doutrina da criação precisa levar em consideração não apenas a história da vida nas rochas, mas a história da vida registrada dentro de nossas células na linguagem do DNA.
ADORAÇÃO QUEM (Não Quando ou Como)
A doutrina-chave da Criação enfatizada em Apocalipse 14 é sobre quem criou, não quando ou como as coisas foram criadas.
Apocalipse 14: 6-7 Então eu vi outro anjo voando no ar, e ele tinha o evangelho eterno
para proclamar àqueles que vivem na terra – a toda nação, tribo, língua e povo.
Ele disse em voz alta: “Teme a Deus e dá-lhe glória, porque a hora do seu julgamento chegou.
Adorai aquele que fez os céus, a terra, o mar e as fontes das águas.
Deus que criou é o nosso amado e acessível Jesus que ama a paz e a alegria. Aquele que nos diz a verdade sobre quem é Deus e como Deus é, Aquele que nos diz: “Amém, sim, assim será”, é de fato o Governante da criação, a Origem de tudo o que é, a fonte de todo o universo.
HL Mencken explicou nosso problema desta maneira:
“Para cada problema complicado existe uma solução simples, direta, compreensível e errada”.
Apocalipse 3:14 Para o anjo da igreja em Laodicéia escrever: Estas são as palavras do Amém,
a testemunha fiel e verdadeira , o governante /originador / fonte da criação de Deus.
A doutrina adventista da criação não deve ser apenas “fiel”; também deve ser “verdadeiro”. Deve crescer o suficiente para conter toda a criação, desde muito antes dos seis dias da criação até muito depois da segunda vinda de Cristo e do mundo por vir. Deve ser capaz de incluir a vida fora deste planeta, anjos, querubins, serafins e filhos e filhas de Deus que cantaram. Ele também deve ouvir as verdades da astronomia, física, química, geologia da Terra, sua história fóssil e dos registros de DNA encontrados em todas as suas células. Deve ser capaz de coordenar esses fatos com o caráter de Deus revelado nas Sagradas Escrituras e o Grande Conflito ali explicado.
É provável que nossas ideias simples, diretas e compreensíveis do século XIX sobre como Deus criou esse mundo sejam muito provavelmente inadequadas e, na maioria das vezes, erradas. Esta é a triste morte do adventismo, ou o futuro emocionante do adventismo?
Precisamos de uma doutrina da Criação muito grande, robusta e competente, pois temos um Criador muito grande, robusto e competente para entender. Precisamos parar de ver como achamos que a criação deveria ter acontecido, para ver como isso realmente aconteceu. Precisamos parar de nos esconder atrás de uma amada teologia tradicional (e sua ciência do século XIX ) e encarar a maravilhosa e criativa realidade de Deus de forma honesta e corajosa com a ciência do século 21 e uma nova apreciação das Sagradas Escrituras.
Este tópico será continuado no próximo artigo: Adventist Tomorrow # 7b.) Criacionismo adulto.
FOOTNOTES:
[1] Para um adventista assumir o planejamento da criação muito antes de sua implementação, observe o que Ellen White acreditava nesta visão do planejamento pré-criação da Terra como a origem da Controvérsia Cósmica: “O Filho estava sentado no trono com o Pai … para trabalhar em união consigo mesmo na criação antecipada da terra e de todos os seres vivos que devem existir sobre a terra … Lúcifer era invejoso e ciumento … Cristo havia sido levado ao conselho especial de Deus em relação a Seus planos , enquanto Lúcifer não estava familiarizado com eles. Ele não entendeu, nem lhe foi permitido conhecer os propósitos de Deus … Ele deixou a presença imediata do Pai, insatisfeito e cheio de inveja contra Jesus Cristo. ” (EGWHistória da Redenção, páginas 13-14).
[2] Este artigo é o 7º de uma série.
Artigo 2 — Criacionismo Adulto
por Jack Hoehn
Há uma confluência de idéias vindas de dentro e de fora da igreja adventista do sétimo dia, que sugerem lugares onde esta igreja pode ir com sua teologia e missão. Jack quer falar com você sobre alguns deles. Este artigo é sobre um criacionismo expandido para o adventismo crescendo o suficiente para se encaixar na evidência. Existe um # 7a. artigo antes deste e haverá uma parte c. seguir.)
1 Coríntios 13:11 Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança.
Quando me tornei homem, deixei de lado maneiras infantis.
No artigo anterior [1] revisamos alguns textos da criação na Bíblia encontrados além do Gênesis. A Bíblia apresenta uma grande história de criação, uma que precisa ser “grande o suficiente” para manter todo o universo desde o seu início, com quaisquer formas de vida extraterrestres a um novo “céu e terra” profetizado para seguir a Segunda Vinda de Cristo. A Bíblia não considera a criação um ato mágico, feito em um instante, mas essa criação foi inteligentemente projetada com a sabedoria e planejamento de Deus feitos muito antes de sua implementação por Jesus Cristo com o poder do Espírito Santo.
A criação foi um processo, sequencial, passo a passo – primeiro isso foi feito, depois disso, então a próxima coisa foi feita. Sabedoria, inteligência, design, processo são os tipos de passos sugeridos nos textos. Gênesis também apresenta a criação como seqüencial, passo a passo – primeiro isto, então aquilo, então a próxima coisa.
Aqueles seis dias
A 19 ª compreensão adventista século de Gênesis, apoiada pelos escritos de Ellen White, é que Genesis nos dizer não só que criou e por isso, mas também nos diz quando e talvez como a criação tinha que acontecer. Entendemos que isso é rápido, de repente, em minutos ou horas, 24 horas por dia no máximo, não em anos ou longas.
Ao mesmo tempo em que os adventistas entendem o estudo científico do universo, o estudo científico da Terra, o estudo científico da vida simples e complexa na Terra – tanto vegetal quanto animal – não é consistente com uma interpretação bíblica da criação como uma recente e rápida , criação quase mágica. Múltiplas linhas de evidências para a idade do universo sugerem mais de 14 bilhões de anos para sua criação no chamado big bang. Várias linhas de evidência para o tempo de criação da Terra e sua lua sugerem um tempo de mais de 4 anos. bilhões de anos atrás. Evidências independentes para a criação da vida na terraHá mais de 600 milhões de anos, e para as múltiplas mudanças na vida registradas em camadas sucessivas de rochas fósseis, é impossível comprimir em uma idade de seis dias de vinte e quatro horas apenas 6 a 10 mil anos atrás, como já ensinamos. [2]
Embora Gênesis não tenha datas, os adventistas enfrentam um dilema. Nós nos apegamos à “fé de nossos pais” (ou no caso adventista a “fé de nossa mãe” – Ellen White) e lutamos contra a ciência, ou revisamos nossa interpretação de Gênesis para tentar e ver as mesmas verdades em tanto ciência e revelação complementando e explicando um ao outro?
Norte ou Sul?
Os adventistas ainda estão sendo informados pelos mais altos administradores denominacionais que no conflito entre ciência e Gênesis os crentes têm duas opções:
CRIAÇÃO | EVOLUÇÃO |
Palavra de Deus | Teorias de Darwin |
Cristo | Satanás |
Boa | Mal |
Preto | Branco |
Norte | Sul |
Mover-se para o norte? – Criacionismo da Nova Terra (YEC) :
Como a teimosa “agulha para o pólo”, os Criacionistas da Terra Jovem se apegam firmemente às tradições da “religião dos velhos tempos”. No passado, a maioria dos cristãos acreditava que a Terra foi criada há cerca de 6 mil anos em seis dias de 24 horas. Os adventistas em seguida ensinaram que todas as mudanças registradas como camadas de fósseis aconteceram com o dilúvio de Noé em todo o planeta, cerca de 4.000 anos atrás. Esta posição sustenta que os estudos científicos devem ser julgados com esta interpretação fundamentalista da Bíblia. Se um dado fato científico apóia uma criação recente em um curto espaço de tempo, eles são verdadeiros e podem ser usados como “Ciência da Criação”. Se um fato científico contradiz o “Criacionismo da Terra Jovem”, deve estar errado ou, pior ainda, ser um engano promovido por Satanás. apoiado por cientistas iludidos sob controle satânico.
O Criacionismo da Terra Jovem foi elevado em 2015 de uma opinião para uma doutrina SDA pela Conferência Geral controlada por Ted NC Wilson. [3] Para ir além do YEC, a única opção requer que os adventistas reconheçam que há maneiras alternativas de entender o Gênesis. Eles ainda podem manter Ellen White como uma profetisa de Deus, mas precisarão aceitar que nenhum profeta é infalível. [4] Eles também teriam que aceitar essas palavras de Ellen White:
“Não há desculpa para alguém em assumir a posição de que não há mais verdade a ser revelada,
e que todas as nossas exposições da Escritura são sem erro.
O fato de certas doutrinas terem sido mantidas como verdade por muitos anos por nosso povo
não é uma prova de que nossas idéias são infalíveis. A idade não cometerá um erro na verdade,
e a verdade pode ser justa.
Nenhuma doutrina verdadeira perderá qualquer coisa por investigação próxima. ” [5]
Vá para o sul? – Evolução Darwiniana (DE):
Nós vivemos em um mundo governado pela ciência. Nossos veículos, nossos cuidados médicos, nossas mídias sociais, nosso sistema educacional, nosso governo são todos controlados ou influenciados por dados científicos, estudos, pesquisas e informações. Você gostaria de viver sem os benefícios da ciência e tecnologia? Embora as interpretações tiradas da ciência sejam falíveis e frequentemente mudem com novos dados, uma resposta à evidência científica que desafia a compreensão literal da Bíblia é jogar fora a Bíblia. Leia a Bíblia como literatura, mas não questione quaisquer estudos científicos simplesmente porque eles “não concordam com a Bíblia”. Muitos que aceitam a ciência como a autoridade se tornam agnósticos (não sei sobre nenhum Deus ou deuses) ou ateus. (sem Deus ou deuses necessários). Tanto a Bíblia, milagres tão longos, tão longa ressurreição, tão longa Segunda vinda, tanto Deus. Os jovens adventistas, ensinados pelo fundamentalismo adventista quando se opõem à factualidade da ciência, desistem do adventismo ou o mantêm como uma presença estritamente cultural em suas vidas. Eles ainda gostam de hambúrgueres e montes de feno, mas não levam nada sério da teologia adventista que lhes mentiu sobre as verdades da ciência.
Leste e oeste?
Outros sustentam que há mais opções cristãs sobre esta questão do que apenas Norte ou Sul, Criação ou Evolução. Existem opções cristãs orientais e ocidentais entre o norte e o sul:
Sim, Deus CRIADO TALVEZ POR UMA OU MAIS DE destas formas : |
1.) Criacionismo jovem-terra (YEC) | |
2.) Criacionismo da Terra Antiga / Criacionismo Progressivo (OEC / PC) |
||
3.) Design Inteligente (ID) | ||
4.) Evolução 2.0 (E2) | ||
5.) Evolução Teística (TE) | ||
OR: Evolução Darwinista ou Neo-Darwiniana / Materialismo (DE) | NENHUM DEUS NECESSÁRIO. |
Teísta (Deus) Evolução (TE). Muitos sugeriram que Deus criou iniciando a Evolução e permitindo que ela fosse executada como proposto por Darwin. A Bíblia eles consideram mítica, mas útil para a moralidade. E eles aceitam qualquer marca atual da Evolução oferecida e acreditada pelos ateus e agnósticos, mas com a pequena modificação de que Deus era bom com o sistema de Darwin, ou ele apenas a cutucou muito raramente e sem nenhuma impressão digital visível. Esta é a forma de Bio-logos do Cristianismo e tem duas fraquezas muito óbvias na minha opinião – ciência ruim e teologia ruim.
A Evolução 2.0 (E2) foi oferecida recentemente como uma síntese por Perry Marshall [6] que diz que sim, tudo evoluiu, mas somente porque Deus criou ferramentas específicas para tornar isso possível. Isso dá a Deus muito mais crédito e nega as teorias neo-darwinistas que sugerem que a “mutação aleatória” tem poder suficiente para criar qualquer coisa que mereça ser selecionada pela seleção natural.
O Evolution 2.0 oferece os mecanismos de como as células (e as coisas feitas de células) mudam ou evoluem ao longo do tempo, como prova de que algo muito parecido com Deus tinha que estar envolvido. Transposição, Transferência Horizontal de Genes, Epigenética, Simiogênese, Duplicação de Genoma são 5 mecanismos extraídos de descobertas genéticas que mostram a Marshall as ferramentas que Deus usou para tornar tudo possível.
Marshall não explica quanto ou quão pouco envolvimento Deus mantém com esses sistemas maravilhosos. Marshall alega que está melhorando o Design Inteligente, o Darwinismo e o Criacionismo, mas na realidade não está claro para mim como suas idéias não são apenas mais um sabor recauchutado do Design Inteligente?
O Intelligent Design (ID) não nega nenhuma das ferramentas científicas em que a Evolution 2.0 alega confiar. De fato, ID não nega quaisquer fatos científicos que os evolucionistas alegam apoiar o darwinismo. ID diz que é a interpretação dos fatos da ciência que é o problema. Eles afirmam que a ciência, longe de apoiar mutações aleatórias e seleção natural ao longo do tempo como base para a vida, apoia fortemente que a vida foi projetada de forma inteligente.
As primeiras células, os primeiros fósseis e todas as formas de vida mais complexas mostram as impressões digitais, não do acaso, mas do Design Inteligente. Os criacionistas da Terra Jovem atacam a identidade porque não tentam provar que a Bíblia é uma verdade simplista. ID abre a porta da ciência aberta para a possibilidade de que o Deus da Bíblia é o Designer, mas não é uma organização religiosa cujo objetivo é converter as pessoas a Cristo. Os evolucionistas teístas atacam o DI do outro lado porque o DI revela que as explicações darwinistas dos fatos são míticas e cientificamente insustentáveis se estudadas sem o viés naturalista que exclui qualquer possibilidade de um Designer.
Antigo = Criacionismo da Terra ou Criacionismo Progressivo (OEC / PC). O criacionismo progressivo é uma forma de identificação explicitamente cristã. É também conhecido como Criacionismo da Terra Antiga, uma vez que também não nega os fatos científicos que mostram que o universo e a Terra e sua lua têm bilhões de anos e que a vida complexa tem milhões de anos. Ao contrário do ID, no entanto, eles também afirmam que a Bíblia foi inspirada pelo mesmo Designer Inteligente que pode ser visto no estudo científico da vida. Então eles explicam Gênesis como uma revelação inspirada de quem é o Criador Inteligente.
Eles sugerem que os dias da criação em Gênesis são um esboço dos sucessivos passos na criação do mundo aos quais Adão e Eva foram apresentados. Eles sugerem que os eventos naturais foram orquestrados pelo Criador da natureza, quando e onde necessário para nos dar o planeta que os humanos modernos desfrutam. Eles escrevem livros mostrando por que Deus faria o mundo assim, e citam textos bíblicos para apoiar suas explicações. Boa ciência, boa teologia que eles afirmam ser parceiros para nos dar a verdade. Eles negam que a ciência e a revelação estão em guerra e querem que andem de mãos dadas.
Para mim, eles são ID para aqueles que valorizam a Bíblia. Eles, é claro, lêem a Bíblia como escrita nas culturas e com o entendimento daqueles que a escreveram, mas com Deus revelando-lhes verdades subjacentes. Gênesis, por exemplo, não exige para eles 6 x 24 horas por dia, mas mostra que o universo teve um começo (compatível com a cosmologia “big bang”), que a criação foi gradual e progressiva (compatível com os registros fósseis de uma criação progressiva começando com as células produtoras de O2, e terminando com os humanos modernos), e que a vida longe de ser acidental e aleatória, é proposital e dirigida pelo Deus revelado melhor por Jesus Cristo.
Os criacionistas progressistas da Terra antiga tentam ativamente levar os cientistas à fé, mostrando que a crença nos fatos da ciência não é uma barreira para a crença em Jesus Cristo.
Evolução do adventismo
Os adventistas foram ensinados a temer a palavra Evolução. Mas evoluir é mudar, adaptar-se. E a verdade é que a religião de Jesus Cristo sempre foi mudando e se adaptando. O texto citado de São Paulo, na introdução deste artigo, “Eu abandonei caminhos infantis”, sugere que a mudança e o desenvolvimento na compreensão são um fato da vida saudável. As crianças aumentam em sabedoria e conhecimento à medida que crescem. Compreender as alterações com maturidade. Deveríamos nos surpreender se nossa fé muda e amadurece, evolui, cresce à medida que nossa igreja amadurece? Estamos dispostos a sermos algemados aos jovens entendimentos não experimentados de fé mantidos por nossos pioneiros espirituais no século XIX?século? Estamos dispostos a que a Bíblia ajude a entender a ciência. Também estamos dispostos a ter a ciência para nos ajudar a entender nossas Bíblias? E se alguma coisa que o adventismo tem a oferecer para debater a fé e a ciência além do nosso pedido de desculpas?
Para aqueles que lêem e tentam entender a Bíblia no contexto de fatos científicos, não há mais uma escolha simples entre o darwinismo e o criacionismo. O fato de que Deus criou e que a informação externa é absolutamente necessária, é apoiado cada vez mais por toda a compreensão recente do código de DNA, e as limitações cientificamente comprovadas de mutações não guiadas como uma possível explicação para a origem ou a diversidade da vida. Mas há cada vez menos, e mais fraco e mais fraco apoio de qualquer tipo além da especulação para uma criação recente no passado próximo.
Para os adventistas de hoje, a questão é, com maior apoio a Deus necessário como Criador, e menos apoio para uma recente criação mágica e rápida, podemos expandir ou cultivar nossas doutrinas da Criação para permanecer não apenas belas e reconfortantes, mas também verdadeiras? O próximo artigo perguntará: os adventistas estão à altura da tarefa?
____________________________________________
Referências:
[1] Este artigo é 8 th de uma série sugerindo possíveis novas fronteiras para adventismo.
Adventist Tomorrow apresentou até agora:
# 7a.) Criacionismo robusto
Este é # 7b.) E um # 7c.) Seguirá.
[2] Jack discutiu relógios naturais usados para ajudar a sugerir as idades para a vida na Terra em uma série anterior disponível aqui , aqui , aqui , aqui , e aqui .
[3] Ted NC Wilson, 3 de agosto de 2015 anunciou: “Só nesta semana, afirmamos de maneira esmagadora, que a Igreja Adventista do Sétimo Dia tanto ensina quanto acredita no registro bíblico da Criação que ocorreu recentemente; em seis dias literais, consecutivos, contíguos, de 24 horas. A Igreja Adventista do Sétimo Dia nunca mudará sua posição ou crença nessa doutrina fundamental… ”[1] https://www.perspectivedigest.org/article/20/archives/15-4/uplifting-a-recent-creation
[4] Jack tem escrito sobre as formas de considerar o nosso 19 º profetisa século: https://atoday.org/inspired-expired-1/ , https://atoday.org/inspired-expired-2/ , https: // atoday.org/inspired-expired-3-last-three-part-series/ .
[5] Ellen G. White, Review and Herald , 20 de dezembro de 1892.
[6] Perry Marshall, Evolution 2.0 – Quebrando o impasse entre Darwin e Design, Ben Bella Books, Dallas, Texas, 2015.
Jack Hoehn é um colaborador frequente das versões impressa e online da Adventist Today . Ele serviu no conselho da Adventist Today Foundation desde 2012. Ele e sua esposa Deanne moram em Walla Walla, Washington. Ele é bacharel em Religião pela Pacific Union College e é MD pela Loma Linda University. Ele foi ministro licenciado da Igreja Adventista por 13 anos quando serviu como médico missionário na África.
Fonte: https://atoday.org/adventist-tomorrow-7b-grown-up-creationism/
Artigo 3 — Um Criacionismo Adventista à Altura?
por Jack Hoehn
Há uma confluência de idéias vindas de dentro e de fora da igreja adventista do sétimo dia, que sugerem lugares onde esta igreja pode crescer com sua teologia e missão. Jack quer falar com você sobre o crescimento de um Criacionismo Expandido para os Adventistas. Este é o terceiro de três artigos sobre este importante tópico. O primeiro artigo, # 7a Um criacionismo robusto está aqui. O segundo artigo , # 7b Creacionismo adulto está aqui. Este é o terceiro e último artigo da série e pergunta se o adventismo está à altura da tarefa.
Eu mudei lentamente ao longo de décadas de ser um criacionista da Terra Jovem para agora entender a criação como acontecendo por um longo tempo. Eu comecei a ver que o Criador projetou a vida para se adaptar (evoluir) por mecanismos encontrados no DNA que ele criou.
Eu não sou um darwinista ou mesmo um evolucionista teísta principalmente porque a evidência científica não suporta de Darwin 19 th mecanismos século, ou até mesmo os mais modernos sugestões neo-darwinista.
Os tão criticados cientistas do Design Inteligente mostram, a partir dos dados científicos, que a criação de organismos vivos não pode ser explicada pelos princípios darwinianos. Os evolucionistas atuais concordam que Darwin não oferece nenhum mecanismo para as origens da vida ou sua complexidade. Aqui está uma citação recente de um evolucionista admitindo que uma origem darwiniana da vida na Terra permanece impossível:
“A transformação de um conjunto de monômeros biológicos apropriadamente escolhidos (por exemplo, aminoácidos, nucleotídeos) em uma célula viva primitiva capaz de evoluir mais parece requerer a superação de um obstáculo de informação de proporções superastronômicas … um evento que não poderia ter acontecido dentro do período de tempo. a Terra, exceto, acreditamos, como um milagre (Hoyle e Wickramasinghe, 1981, 1982, 2000). Todos os experimentos de laboratório que tentam simular tal evento levaram até o fracasso (Deamer, 2011; Walker e Wickramasinghe, 2015). ” [1]
Sua solução? Panspermia! Em outras palavras, a semeadura da vida na Terra a partir de fontes desconhecidas em algum lugar não especificado no “espaço exterior”.
“… O artigo propõe que“ ovos criopreservados de Lulas e / ou Polvo, chegaram a gelados bilhões de anos atrás ”e que isso ajuda a explicar“ a repentina emergência do Octopus na Terra ca. 270 milhões de anos atrás. ”Isso mesmo: eles argumentam, entre outras propostas notáveis, por polvos alienígenas e lula das estrelas.” [2]
Se esta sugestão especulativa de 100% de meteoritos congelados (? Bolides ) abençoados com ovos de lula e miraculosamente preservados (cuja origem não é convenientemente discutida) viajando por eras através de anos-luz de espaço, você tenta desistir de hipóteses bíblicas (que inteligentemente concepção, criação de milagres, divindade que comunica a informação criou a vida), então eu tenho uma certa ponte famosa no Brooklyn eu acho que posso vender você! [3]
Devemos Votar?
Assim, diante da ciência que exige uma fonte sobre-humana e extraterrestre para a vida, mas impossibilita uma cronologia recente, o que os adventistas devem fazer? Deveríamos convocar outra Conferência Geral e debater isso por uma ou duas horas no plenário de algum grande centro de convenções, com um limite de dois minutos para discursos, e votar para mudar nossa crença fundamental nº 6 para afirmar que agora todos os adventistas devem acreditar em o criacionismo progressista Jack Hoehn suporta? Isso certamente daria ao Comitê de Supervisão da Uniformidade do GC [4] algo mais a ser aplicado.
Absolutamente não! Toda a heresia das mudanças da Crença Fundamental votadas na Conferência Geral de 2015 [5] consistiu em tornar uma opinião científica fracamente apoiada de uma idéia ou sugestão em uma doutrina! Nós não precisamos fazer isso de novo. A doutrina é que Deus é o Criador. Quando e como Deus criou, e quão grande foi o mundo e o dilúvio de Noé, ainda há coisas a serem decididas estudando as evidências, não pela convocação de votos pelos administradores da igreja oniscientes. Precisamos reorientar o que o adventismo realmente ensina sobre Deus, nosso Criador.
- Ele fez o 7 th- dia de sábado e sua semana como o memorial da criação (isto não requer a semana para ser um clone da criação).
- Gênesis pode ser verdadeiro sem ser detalhado ou abrangente. Pode ser uma música ou poema. Também pode ser uma condensação ou um esboço de quem criou e por quê sem revelar quando ou como.
- O hebraico permite yom como o “Inglês dia ” para ser “luz do dia” do nascer ao pôr do sol, o dia de 24 horas, ou um período indefinido, mas real, do tempo como “back in the day” ou “ com o Senhor um dia é como mil anos e mil anos como um dia. Foi-me dito que não há palavra hebraica para “idade” ou “era”, exceto para usar yom com o seu significado indefinido .
- Existe um conflito de Satanás em todo o universo com Deus que precedeu a criação da Terra e confundiu os planos de Deus desde o início da criação. Não houve morte humana antes da Queda, mas as plantas foram consumidas e a evidência fóssil mostra que os animais fora do Éden claramente morreram antes de Adão e Eva serem criados. (A evidência geológica sugere seis grandes eventos de extinção, seguidos de seis grandes explosões de vida; poderiam ser as eras de criação ou “Dias” ensaiados pelo Gênesis?)
- O Éden era uma parte separada e diferente do resto da terra. O mundo inteiro não era o Éden. [6]
- As profetisas são inspiradoras, não infalíveis. São luzes menores, não grandes provedores de insights secretos. Nossa profetisa entendeu que ela e nós poderíamos estar errados com alguns dos nossos ensinamentos. [7]
Alterando a Bíblia
Mesmo que Moisés achasse que a criação aconteceu em 144 horas, isso significa que temos que aceitar sua cosmologia de 2.300 anos como o caminho para entender a criação hoje? Nós abandonamos a idéia de Moisés de firmamento firme. [8] Não acreditamos, embora a Bíblia diga, que a chuva vem de janelas literais no céu. [9] Entendemos que realmente não existem fundações físicas com pilares reais que sustentam a Terra. [10] Embora os papas e Martinho Lutero se opusessem à idéia, a “Terra inamovível” bíblica está de fato acelerando sobre o nosso sol. [11] Nós aceitamos que o sol não se eleva realmente, corra pelo céu, ou retire-se de madrugada através de um túnel subterrâneo ou rio para recomeçar sua corrida, como os antigos pensavam e a Bíblia infere.[12]
Maneiras de crescer
É possível que um criacionismo adventista cresça grande e robusto o suficiente para enfrentar os fatos da ciência. Sugiro três possíveis abordagens ao tentarmos construir uma doutrina da Criação melhor. Talvez um seja melhor ou talvez nossos membros escolham diferentes abordagens, mas todas são opções cristãs exceto DE abaixo:
- Separatista – faça sua ciência como materialismo. Vá à igreja e seja uma boa pessoa, mas não tente misturar os dois juntos. Darwin maior cientista de sempre. Bíblia boa, mas mítica.
uma. Evolução teísta (TE) [13] – faça sua ciência como materialista, mas suspeite que Deus está por trás do que você está estudando, não certo quando ou onde ou como, mas vamos nos dar bem como evolucionistas cristãos. As escrituras não são científicas, portanto não espere nenhuma compreensão bíblica da ciência. Apenas moralidade geral. - Integração / Concordismo – tanto a ciência quanto as escrituras falam do mesmo Criador. Razão e Revelação devem concordar. O que a Bíblia diz sobre a natureza e o que a natureza diz sobre a Bíblia deve ser ouvida, e uma concordância ou concordância é encontrada com ambas.
uma. Design Inteligente (ID) como apresentado pelo Discovery Institute [14] – A ciência exige um Designer, você descobre quem é este. Nós não tentamos fazer a Bíblia se encaixar na Ciência; você pode, se você quiser. A evolução teísta está errada porque a evolução darwiniana não funciona, sem inteligência e design. (Evolução 2.0 pode ser uma forma de identificação.)
B. Criacionismo Progressivo / Criacionismo da Velha Terra (PC / OEC)apresentado por Hugh Ross Razões para Acreditar [15] – A Bíblia diz a verdade sobre Deus e sobre a Natureza. Nós achamos que a Ciência é verdadeira e a Bíblia é verdadeira, e tentamos explicar como entender a Bíblia como apoio ou não à Ciência contraditória. - Conflito – você tem que ser um materialista científico ou um teísta, mas você não pode ser os dois: Evolução Darwiniana ou Criação da Terra Jovem; faça sua escolha e lute.
uma. O Young Earth Creationism (YEC) [16] tende a sugerir biblicismo literal ou nada! Deus fez tudo rápido e recentemente. Há uma devolução muito rápida após a Queda Edênica, mas não há Evolução. A inundação de Noé responde a todos os nossos problemas com a geologia. Se ao menos pudesse!
b. Evolução Darwiniana (DE) [17] Ateísmo, Deus não é necessário, a ciência tem tudo planejado sem necessidade de um Designer ou Criador. Esta posição é cientificamente falsificável como os evolucionistas honestos admitem, embora eles procurem algum substituto extraterrestre para o Criador Bíblico.
Os “cientistas adventistas” estão sendo extintos?
Alguém afirmou corretamente: “Toda pessoa tem direito a sua própria opinião, mas ninguém tem direito a seus próprios fatos”. A alegação dos ateus de que os fatos da ciência apóiam seu ateísmo é uma opinião, não um fato. Mas a idade do universo, a idade da terra, a aparição progressiva da vida na terra, passo mais complexo em registros fósseis, a existência dos neandertais, o código do DNA e a história que revela, os fatos de múltiplas inundações locais , eras glaciais, múltiplos fluxos vulcânicos, etc. não são opiniões; Todos eles são fatos baseados em dados sólidos.
Como nós interpretamos os fatos, tanto na ciência quanto na Bíblia, é claro que é provável que mude. Mas negar fatos científicos como o YEC deve fazer, ou intencionalmente excluir a possibilidade de uma inteligência divina pelos darwinistas; ambos são posições anti-razão. Se quisermos levar cientistas honestos a Cristo ou impedir que cientistas adventistas honestos deixem o adventismo, precisamos deixar que os fatos descobertos pelos cientistas nos ajudem a interpretar a Bíblia, assim como a Bíblia pode nos informar sobre o caráter e as intenções do Intelligence Designer.
A verdade única que as pessoas não conseguem ouvir
O adventismo tem algo único para oferecer ao debate sobre as origens, que no momento é obscurecido por nosso casamento com uma cronologia insustentável da Terra jovem para a criação. O que eu ainda não encontrei em outras idéias do Cristianismo Criacionista (PC-OEC / ID / TE), é um conceito bem desenvolvido de Satanás, o Destruidor Inteligente. Se os teólogos e cientistas adventistas pudessem tirar suas cabeças da areia do YEC, poderíamos oferecer os esclarecedores insights do Grande Conflito sobre o debate da criação.
Nós podemos fazer isso, gente!
Estamos ensinando meias verdades e mentiras sobre a idade da terra e as evidências da geologia.
Existem 117 instituições adventistas do sétimo dia nomeadas como “Universidade”. Cada uma dessas instituições tem homens e mulheres educados e inteligentes, especialistas em teologia, interpretação da Bíblia e / ou em campos científicos. Todos são presentemente amordaçados contra a exploração da teologia e da ciência criacionistas expandidas por um dogmatismo do YEC. Os administradores que preservam o status quo e seus conselheiros fundamentalistas estão agindo de maneiras misóginas, homofóbicas e anticientíficas que não podem ser a vontade de Deus para sua igreja.
Liberdade Religiosa, Liberdade de Consciência e Honestidade Básica estão sendo reféns de dogmas cansados e interpretação inadequada das escrituras. Estamos ensinando meias verdades e mentiras sobre a idade da terra e as evidências da geologia. Deus deixou claro que ele valoriza a liberdade. Como alguns apontaram, Deus preferiria permitir que suas criaturas fossem livres e perdidas, do que ser autômatos. Certamente que a sua igreja deve colocar o mesmo valor sobre a liberdade de pensar, explorar, pesquisa, crescer e aprender a verdade além de 19 th-ignorância científica do século e timidez teológica.
O adventismo é robusto o suficiente para sobreviver à abertura e a discussões francas.
O que não podemos sobreviver é uma uniformidade dogmática forçada a um pequeno grupo de teologias masculinas de estreiteza, exclusão, desonestidade e medo. Libere nossos recursos adventistas para enfrentar esse desafio. Deixe o adventismo crescer em um Criacionismo Expandido, grande o suficiente para o grande Deus a quem servimos e o universo que ele nos presenteou.
____________________________
[1] Causa da Explosão Cambriana – Terrestre ou Cósmica? , que defende a panspermia. Em outras palavras, a semeadura da vida na Terra do espaço exterior. Publicado na revista Progress in Biophysics and Molecular Biology , traz um conjunto impressionante de mais de trinta autores de instituições confiáveis em todo o mundo. Os editores da revista são altamente credíveis, incluindo Denis Noble, da Universidade de Oxford.Este artigo 7c.) Discussões Criativas é o último de três sobre o tópico de um Criacionismo Expandido ,
que faz parte da série Adventista de Amanhã sugerindo novas fronteiras para o adventismo:
[2] https://evolutionnews.org/2018/05/with-new-theory-of-the-cambrian-explosion-scientists-reach-literally-for-the-stars/
[3] https://en.wikipedia.org/wiki/George_C._Parker “ George C. Parker … era um trapaceiro americano mais conhecido por suas tentativas surpreendentemente bem-sucedidas de“ vender ”a Ponte do Brooklyn. Ele ganhava a vida conduzindo vendas ilegais de propriedades que ele não possuía, muitas vezes marcos públicos de Nova York, para imigrantes desavisados … dando origem a frases como “e se você acredita nisso, eu tenho uma ponte para vender”, uma maneira popular de expressando a crença de que alguém é ingênuo. ”
[4] https://atoday.org/the-great-ejection/ discute este desafortunado comitê do GC e sua tarefa ímpia.
[5] https://atoday.org/site/1/issuepdf/2015-03.pdf discutiram as questões envolvidas nas mudanças da Crença Fundamental projetadas pela administração da Conferência Geral de 2015. Veja as páginas 42-47 desta edição especial da revista Adventist Today .
[6] Ellen White sugeriu esta ideia provocativa do que poderia ter acontecido ao resto do mundo fora do Éden. Eden foi “uma amostra da obra perfeita da criação de Deus, intocada pela maldição do pecado – uma amostra do que toda a terra teria se tornado, se o homem tivesse cumprido o glorioso plano do Criador”. Patriarca e Profetas , página 62.
[7] Ellen G. White, Review and Herald , 20 de dezembro de 1892.
[8] SDA Bible Dictionary, FIRMAMENT. “Hebr. Raqia ‘ , “prato de ferro batido”, “Cofre forte (do céu)”.
[9] Janelas do Céu: Gênesis 7:11; 8: 2; 2 Reis 7: 2,19; Isaías 24:18; Malaquias 3:10.
[10] Fundações da Terra: Miquéias 6: 2; 2 Samuel 22: 8,16; Salmo 18: 7,15; 82: 5; Provérbios 8:29; Jeremias 31:37.
[11] Terra inanimada: 1 Crônicas 16:30, Salmo 93: 1, 96:10,
[12] Circuito do Sol: Salmos 19: 5,6; Eclesiastes 1: 5,6. “Aqui, mais uma vez, temos que pensar na crença de que, entre o pôr do sol e o nascer do sol, o sol tinha uma longa jornada para realizar, como os gregos pensavam, pelo grande rio Oceânico, até que retornou ao ponto em que subira dia anterior. ”Cambridge Bible for Schools and Colleges, Eclesiastes 1: 5,6.
[13] As melhores fontes para TE seriam: BioLogos.org
A melhor crítica da TE seria: Evolução Teística – Uma Crítica Científica, Filosófica e Teológica, Crossway, Wheaton, Illinois, 2017.
[14] Instituto da Descoberta. https://www.discovery.org/id/about/ Embora não seja uma organização religiosa, posso dizer por experiência pessoal que muitos, se não a maioria, dos cientistas e filósofos do Discovery Institute são cristãos crentes, embora o espectro da ID Defensores, Darwin duvidosos, vai do YEC aos judeus ortodoxos, aos muçulmanos e aos agnósticos. Eles tendem a não ser evolucionistas teístas, embora a maioria concorde que a vida evoluiu com o tempo.
[15] A organização de Hugh Ross é Razões para Acreditar. http://www.reasons.org/about Hugh Ross tem um ponto de vista reformado ou calvinista sobre a Escritura que é a única advertência que ofereço aos adventistas que não apoiam um inferno literal ou inerrância escriturística, por exemplo. Mas Hugh Ross e sua equipe têm muito a nos oferecer no entendimento da ciência e da Bíblia como verdade.
[16] O apoio da Adventist ao Geoscience Research Institute, que é necessário apenas para apoiar o Young Earth Creationism e modela as conferências que admitem apenas esta única filosofia de criação.
As respostas de Ken Ham em Genesis seguem a mesma linha, e seu Museu de Criação em Petersburg, Kentucky, oferece dioramas bem feitos, como Walt Disney, que apoiam a mitologia dos dinossauros e dos humanos existentes juntos.
A história das origens adventistas do “Criacionismo Científico”, do autor adventista Ron Numbers, The Creationists , foi recentemente reeditada com o subtítulo de Criacionismo Científico à Edição Expandida de Design Inteligente.
[17] Todas as fontes acima são refutações do darwinismo. Mas talvez minhas refutações favoritas do ateísmo seriam,John Lennox em Deus e Stephen Hawking ; Sete dias que dividem o mundo ; Peter Hitchens a raiva contra Deus ; Michael Novak Ninguém vê Deus .
Fonte: https://atoday.org/adventist-tomorrow-7c-creative-discussions/#_edn12