Nenhuma denúncia contra Babilônia, nenhum alerta sobre sua queda. Novo formato circense de evangelismo adventista propõe a pregação apenas de boas novas!
Louvor e adoração em meio a palhaços, trapezistas, bailarinos e muita festa. As imagens aparecem neste e outros vídeos de cultos adventistas realizados no Circo Spacial, que circulam na internet. O “Espetáculo da Vida”, que já vai para a oitava edição, foi uma realização da equipe do SBN (Só Boas Novas) e do Koynonia, ambos ministérios da igreja Adventista do Sétimo Dia, liderados pelo Pastor Paulo Matos.
Como o próprio vídeo deixa claro, a proposta do novo projeto evangelístico seria fazer um culto totalmente diferente, nos moldes da arte circense. A página do evento, que pode ser acessada pelo endereço www.oespetaculodavida.com.br, informa que os cultos são realizados no Circo Spacial, localizado na cidade de São Paulo, próximo à estação de Metrô Tietê/Portuguesa.
A proposta evangelística casa bem com a filosofia do Ministério Koynonia, que tem como objetivos, “encantar convidados com um formato inovador e acolhedor, levando todos para mais perto de Deus e da Igreja; e preencher uma lacuna existente em termos de programação eclesiástica às sextas-feiras à noite entre jovens adventistas e amigos convidados de todas as religiões e raças”.
Em sua página na internet, www.facebook.com/mkoynonia, é possível descobrir que o nome do ministério originou-se da palavra grega koynonia, que significa comunhão. A página divulga outros eventos ecumênicos em que participam nomes como a apresentadora da TV Novo Tempo Darleide Alves e o pastor adventista Paulo Matos, orador frequente em semanas de oração realizadas em diversas igrejas espalhadas pelo Brasil. Várias das suas pregações podem ser assistidas no Youtube.
O pastor também aparece em programas da TV Novo Tempo. Ele é um dos mais atuantes no ministério Só Boas Novas (SBN), uma webradio que também tem uma proposta evangelística diferenciada. Saiba mais acessando: www.soboasnovas.com.br.
O formato diferenciado do culto no circo segue uma linha evangelística cada vez mais crescente no meio adventista, que promete atrair a sociedade pós-moderna. Seus promotores, alegam que tais pessoas não se sentiriam à vontade com uma abordagem e uma igreja “tradicional”.
As igrejas Nova Semente e Nova Perspectiva, ambas em São Paulo, seguem na mesma linha. A abordagem é tão diferente que, na página da Nova Semente, aparecem menos da metade das 28 doutrinas adventistas. O novo formato tem causado polêmica, especialmente porque o fundador desta igreja é o pastor emérito Kleber Gonçalves, membro do projeto norte-americano One Project, que já chegou a ser classificado como espiritualista, por membros da igreja. Segundo seus opositores, a Nova Semente replica fielmente o projeto norte-americano. A denúncia é do Ministérios Leigos Verdades Bíblicas e Clamor Final Brasil.