O que esperar de um evento nascido num dos berços da promoção da filosofia pagã, idolatria e da homossexualidade no Ocidente?
Haja vista que um dos maiores filósofos gregos Sócrates (469-399), era adepto do amor homossexual, pregava que o coito anal era a melhor forma de inspiração – e o sexo heterossexual, por sua vez, servia apenas para procriar. Para a educação dos jovens atenienses, esperava-se que os adolescentes aceitassem a amizade e os laços de amor com homens mais velhos, para absorver suas virtudes e seus conhecimentos de filosofia. Após os 12 anos, desde que o garoto concordasse, transformava-se em um parceiro passivo até por volta dos 18 anos, com a aprovação de sua família. Normalmente, aos 25 tornava-se um homem – e aí esperava-se que assumisse o papel ativo…
Deus Lua
Deus Sol
Deus da Bíblia! Sua Marca:
_______
A maioria dos cristãos observa hoje o domingo como sagrado dia de descanso. Creem sinceramente ser a sua observância ordenada pelo Eterno Deus, e surpreendem-se não pouco ao descobrir que não existe nas Escrituras Sagradas tal mandamento. O culto do Sol remonta às mais antigas civilizações. Da Babilônia espalhou-se para os mais remotos confins da Terra.
Voltemos aos dias em que o Eterno Deus tirou a Israel do Egito, onde se adorava o Sol. Ao pé do Monte Sinai ouviram-lhe a voz, proclamando, em meio de trovões e relâmpagos, os Dez Mandamentos. Israel prometeu obediência. Entretanto, poucas semanas depois encontramo-los prostrando-se ante a imagem do deus do Sol, o boi Apis. “Sacrifícios ofereceram aos diabos, não ao Eterno Deus”, diz a Escritura em Deuteronômio 32:17. Milhares foram mortos por não quererem renunciar a esse sedutor e fascinante culto diabólico.
Tinha o culto do Sol certos dias e tempos em que se adoravam suas numerosas divindades. O primeiro dia da semana era dedicado ao deus-sol. Como o Israel da antiguidade, a igreja apostólica achava-se rodeada do idólatra culto do Sol. O mitracismo, outro nome desse culto, conseguiu firmar-se em Roma no ano 67 antes de Cristo. Adotado pelos imperadores e os exércitos de Roma como sua religião, disseminou-se por toda parte, de maneira que, nos meados do terceiro século chegou a ponto de se tornar a religião universal.
“O domingo, sobre o qual presidia o Sol, era especialmente santo”, diz o dr. Francisco Cumont, em seus Mistérios de Mitra. Inconscientemente, em grande parte, seguiu a igreja cristã o apóstata Israel, inclinando-se ante o ídolo do deus-sol. Esta apostasia estava predita na Palavra de Deus.
______
INTERESSANTE: Na Bíblia, a vida cristã é muitas vezes comparada a uma corrida. O apóstolo Paulo frequentemente usava termos do atletismo para descrever o que é ser um cristão. Ele escreveu: “Vocês não sabem que dentre todos os que correm no estádio, apenas um ganha o prêmio? Corram de tal modo que alcancem o prêmio.” (1 Coríntios 9:24). Paulo disse aos efésios que ele havia terminado a sua corrida com alegria.
Continuemos a correr a nossa corrida e combater o bom combate. Vamos correr ecombater para ganhar o prêmio e terminar a corrida e o bom combate com alegria.
_______
UOL
Foto: Reuters
A alta sacerdotisa ergueu os braços em direção aos céus e invocou o deus do sol Apolo no berço da antiga Olimpíada, durante o último ensaio da cerimônia de acendimento da tocha olímpica que irá arder nos Jogos Rio 2016.
Usando uma vestimenta longa com pregas, ela se ajoelhou solenemente no chão e acendeu a tocha em segundos, usando um espelho côncavo para captar os raios do sol.
Centenas de pessoas observavam em silêncio perto das ruínas do templo dedicado à deusa Hera em Olímpia, no sul da Grécia, onde os gregos competiam nos Jogos da antiguidade. O ritual com a alta sacerdotisa e a tocha foi criado oito décadas atrás para os Jogos de Berlim.
A chama será mantida como reserva caso um céu nublado ameace a cerimônia oficial de quinta-feira, mas os meteorologistas preveem que o evento será igualmente abençoado com luz solar abundante.
“É muito especial. Durante muitos, muitos anos foi um sonho meu vir aqui”, disse Mark Ledeux, um turista britânico, de pé nas encostas gramadas do estádio onde os gregos competiam nos Jogos do passado.
Ledeux tem uma coleção de cerca de doze tochas de outras Olimpíadas, que podem ser compradas em vários locais como itens de colecionador.
Durante o ensaio, mulheres jovens vestidas com roupas compridas, e acompanhadas por homens jovens, dançaram ao ritmo de um tambor e ao som de uma flauta, em respeito à antiga tradição grega.
O ensaio terminou quando a alta sacerdotisa, interpretada pela atriz Katerina Lehou, entregou a chama e um ramo de oliveira a um voluntário que substituía o primeiro portador da tocha – o ginasta grego Eleftherios Petrounias, campeão mundial nas argolas em 2015.
Na quinta-feira, Petrounias irá entregar a tocha ao ex-jogador de vôlei brasileiro Giovane Gavio, dono de duas medalhas olímpicas de ouro conquistadas em Barcelona em 1992 e em Atenas em 2004.
A tocha chegará ao Brasil no dia 3 de maio para um percurso de 100 dias, viajando por 500 cidades e vilarejos de todos os Estados brasileiros e levada por cerca de 12 mil portadores até seu destino final, a cerimônia de abertura da Rio 2016 no dia 5 de agosto.
Quem era, história e atributos do deus do sol Apolo
Na mitologia grega, Apolo era o deus das artes, da música, da profecia, da verdade, da poesia, da harmonia, da perfeição e da cura. Considerado um dos mais importantes, versáteis e venerados deuses da Grécia Antiga, pois era um dos deuses olímpicos. Era também muito importante na mitologia romana.
Era filho de Zeus (deus dos deuses) e Leto (deusa do anoitecer) e irmão de Ártemis (deusa da caça). Era pai de Asclépio (deus da Medicina e da cura) e Aristeu (deus da agricultura e vegetação).
Possuía vários atributos e funções, tais como:
– Tornar as pessoas conscientes dos pecados cometidos;
– Agia na purificação dos pecados cometidos pelas pessoas;
– Responsável pelas leis religiosas;
– Tinha comando sobre as musas (entidades mitológicas que inspiravam as atividades artísticas);
– Responsável e patrono do Oráculo de Delfos;
– Iniciar os jovens no mundo dos adultos.
Apolo: deus da música, das artes e da cura.
Um dos fatos interessantes deste deus é que ele podia agir de forma positiva ou negativa. Ele tinha poder para criar pragas e doenças, mas também podia trazer a cura e a proteção contra as forças maléficas.
Representação
Em grande parte das esculturas, Apolo era representado com um jovem bonito e saudável. Aparece muitas vezes nu ou com o corpo coberto com um manto fino. Em suas mãos estava uma lira ou um arco e flechas. Era também comum ser representado ao lado de um de seus animais símbolos (corvo, grifo e serpente).
Curiosidade:
– Apolo era o deus patrono dos marinheiros, arqueiros e pastores.