Muita gente ainda desconhece, ou nem se interessa, mas a verdade é que isto que consomes todos os dias está a destruir os teus ossos, e está cheio de produtos químicos. Mas pior ainda, é que pode mesmo causar câncer.
Os riscos que o refrigerante pode causar para a saúde são inúmeros, mas o mundo inteiro continua-os a consumir. Houve um ligeiro decréscimo nas vendas graças a aqueles que os evitam, mas todos os anos são vendidos milhões e milhões de refrigerantes em todos os países.
Se ainda está a lutar contra o vício de açúcar e ainda não abandonou o refrigerante, aqui estão algumas razões surpreendentes porque deve evitá-lo:
-
1. Pode levar à osteoporose
O refrigerante possui ácido fosfórico que existe em muitos alimentos integrais, mas que em excesso pode levar a problemas de coração e rins, perda de massa muscular, osteoporose, e pode acelerar o processo de envelhecimento.O excesso de ácido fosfórico em relação à ingestão de cálcio pode causar perda óssea, e a cafeína no refrigerante pode interferir com a absorção de cálcio. Uma dieta que contém refrigerante diminui a densidade óssea e aumenta o risco de osteoporose.
-
2. Provoca ganho de gordura
Pesquisadores dinamarqueses descobriram que beber refrigerante leva a um aumento dramático no acúmulo de gordura em torno do fígado e músculos esqueléticos – ambos os quais contribuem para a resistência à insulina e diabetes.O estudo descobriu que aqueles que beberam um copo de refrigerante todos os dias durante seis meses registaram um aumento no gordura no fígado, gordura esquelético, gordura no sangue triglicerídeos e outras gorduras em órgão, juntamente com um aumento de 11% no colesterol.
-
3. Refrigerante contém aditivos que causam cancro
Eles são repletos de corantes e aromas artificiais, sem contar os ingredientes que os deixam durarem anos nas prateleiras de super mercados.
-
4. Provoca a cárie dentária
Os dentistas confirmaram que o refrigerante pode provocar cárie dentária em crianças e adultos que bebem muito refrigerante. O ácido cítrico presente no refrigerante corrói o esmalte e, eventualmente, a dentina, que é o núcleo do dente.
-
5. Leva à doença
Doença hepática: Consumir muita frutose através de bebidas açucaradas pode sobrecarregar o fígado, fazendo com que a frutose se transforme em gordura. Esta gordura pode permanecer no fígado e levar a esteatose hepática não-alcoólica. Resistência à Insulina: O consumo de muito açúcar também pode fazer com que as células se tornem mais resistentes aos efeitos da insulina. Quando isto acontece, o pâncreas deve produzir ainda mais insulina para remover a glucose a partir da corrente sanguínea, aumentando os níveis e a resistência a insulina. Diabetes tipo 2: Beber uma lata de refrigerante por dia tem sido associada ao risco de desenvolver diabetes tipo 2. Doença cardíaca: Muitos estudos descobriram fortes ligações entre a ingestão de açúcar e o risco de doença cardíaca. Apenas uma bebida açucarada por dia pode aumentar em 20% a probabilidade de uma doença cardíaca, ou de ter um ataque cardíaco ou morrer de um ataque cardíaco. Demência: Pesquisadores descobriram uma ligação entre o aumento do açúcar no sangue e um aumento do risco de demência. Grandes doses de bebidas açucaradas pode prejudicar a memória e capacidades de tomada de decisão, podendo levar a doenças como a doença de Alzheimer.
FONTES: POR TRÁS DA MÍDIA MUNDIAL e http://www.altamente.org/