Amostra de rocha lunar trazida pela Apollo 14 veio da Terra — Não do espaço!
Uma amostra de rocha da lua coletada pelos astronautas da Apollo 14 da NASA provavelmente se originou na Terra e não na Lua, revelou um estudo surpreendente.
Por SEBASTIAN KETTLEY
15:10, Ter, 29 Jan 2019
Um estudo publicado na revista Earth and Planetary Science questionou a origem de uma amostra de rocha da Lua coletada durante um pouso lunar da NASA em 1971 . O surpreendente estudo publicado nesta semana descobriu que a composição química da rocha lunar está muito mais próxima da rocha terrestre do que da rocha lunar. Pesquisadores descobriram vestígios de quartzo na rocha da Lua – um mineral normalmente não encontrado na Lua. A amostra de rocha da Lua em questão foi coletada pela missão Apollo 14 da NASA, que viu os astronautas Alan Shepard e Edgar Mitchell pousarem na Lua.
A rocha foi então emprestada pela NASA à Curtin University, na Austrália Ocidental, onde foi analisada por uma equipe de pesquisadores internacionais.
Os pesquisadores sugeriram agora que a rocha chegou à superfície da Lua depois que um asteróide atingiu nosso mundo natal bilhões de anos atrás.
O autor da pesquisa, o professor Alexander Nemchin, da Escola de Ciências da Terra e Planetárias de Curtin, disse em comunicado que a pequena amostra de 1,8 grama de rocha lunar é semelhante em composição ao granito.
O especialista disse: “A amostra também contém quartzo, que é uma descoberta ainda mais incomum na Lua.
Pouso na Lua da NASA: Uma amostra de rocha lunar coletada em 1971 provavelmente vem da Terra
Notícias da NASA: A missão Apollo 14 passou dois dias na superfície da Lua (Imagem: NASA)
“Ao determinar a idade do zircão encontrada na amostra, conseguimos identificar a idade da rocha hospedeira com cerca de quatro bilhões de anos, tornando-a semelhante às rochas mais antigas da Terra.
“Além disso, a química do zircão nesta amostra é muito diferente da de todos os outros grãos de zircão já analisados em amostras lunares e notavelmente semelhante à dos zircões encontrados na Terra.”
Com base na composição química da rocha, o professor Nemchin concluiu o zircão formado a uma temperatura baixa.
A rocha provavelmente também se formou na presença de água e oxigênio, sugerindo ainda que veio da Terra e não da Lua.
Ele disse: “É possível que algumas dessas condições incomuns possam ter ocorrido muito localmente e muito brevemente na Lua e a amostra seja o resultado desse breve desvio da normalidade.
Esta peça foi formada na Terra e trazida para a superfície da Lua como um meteorito
Alexander Nemchin, Universidade Curtin
“No entanto, uma explicação mais simples é que essa peça foi formada na Terra e trazida para a superfície da Lua como um meteorito gerado por um asteróide que atingiu a Terra há cerca de quatro bilhões de anos e jogou material no espaço e na Lua.
“Mais impactos na Lua em tempos posteriores teriam misturado as rochas da Terra com as lunares, inclusive no futuro local de pouso da Apollo 14, onde foi coletado por astronautas e comprado de volta para a Terra.”
A missão lunar da Apollo 14 foi uma missão de nove dias na Lua que decolou da Terra em 31 de janeiro de 1971.
Notícias da NASA: Apollo 14 coletou 45 kg de amostras de rochas da Lua durante o pouso lunar (Imagem: NASA)
Notícias da NASA: A missão Apollo 14 retornou à Terra em 9 de fevereiro de 1971 (Imagem: NASA)
A missão viu o comandante Alan Shepard, o piloto do módulo de comando Stuart Roosa e o piloto do módulo lunar Edgar Mitchell deixar a Terra em um foguete Saturno V.
Os astronautas da NASA passaram um total de dois dias na superfície da Lua, coletando amostras de rochas e leituras sísmicas da Lua.
No geral, a NASA coletou 45 kg (100 libras) de rocha da Lua para estudar na Terra.
A equipe da Apollo 14 retornou à Terra em 9 de fevereiro de 1971 e mergulhou no Oceano Pacífico Sul para ser resgatada.
A terra segue plena e plana!