O enviado (apostolo) Paulo queria dizer em Timóteo 3 :1
1- ESTA é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja.
Era para aqueles que queriam administrar, = (episcopado) επίσκοπος (epíscopos) isto não era título, era um desejo que alguns tinham na obra do senhor, de administrar alguma coisa.
Era uma excelente coisa, para aqueles que desejavam, veja a resposta de Paulo, como eles deveria se comportar, no verso 2
2- Convém, pois, que o bispo (o que administra) seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar.
O exemplo deveria começar pela casa deles, veja versículo. 5-5 (Porque, se alguém não sabe governar (administrar) a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?).
As cinco condutas contrárias destes que se dizem bispos.
1 – Os bispos (administradores) deveriam ser irrepreensíveis, acontece com os que dizem ter este título? Só vimos esses trazerem escândalos e vergonha a “casa” do senhor.
2 – Esses com este título errôneo, são humildes? Até agora não vi nenhum com a humildade de Cristo Jesus, e nem dos enviados (apóstolos).
3 – Esses com este título inventado, Não já vimos que os tais se ira com facilidade? E ainda dizem que devem beber, não que a bíblia proíba mas, se a bebida me domina, para que é que eu vou beber, para dar lugar a carne e aos escândalos? Lembrem-se, estes não deve se dado ao vinho. Tudo me é licito, mas nem tudo me convém, disse Paulo.
4 – Alguns nas escondidas, como já vimos comentários sobre isto, espancam suas esposas e seu filhos, e há outros que nem podem se casar, e ainda usufrui deste título e de outros, que dizem ser eclesiástico.
5-Agora,o mais pedido pela palavra de Deus, os mesmo que vivem e se refugiam se deste título mentiroso, fazem completamente ao contrario, São de uma cobiça espantosa, dinheiro é o que mais eles gostam, enganando os fieis menos avisados, com arrecadações ilícitas, para encher suas contas bancarias.
Confira agora o oposto disto, dito pelo enviado (apóstolo) Paulo em Tito 1:7 que diz: Porque convém que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância.
Administrador: bispo (do grego antigo επίσκοπος, “inspetor“, “supervisor“) é um título religioso presente em diversas confissões cristãs, tendo cada uma o seu conceito e suas tradições específicas. Antes do Cristianismo, o termo era utilizado para designar todo tipo de administrador (melhor tradução) nos domínios civil, financeiro, militar e judiciário. Uma mulher é uma episcopisa. fonte Wikipédia.
Exemplo: Na época de Paulo, uma mulher que cuidava de sua casa era uma Episcopisa (administradora do lar-termo civil) Paulo disse, neste sentido em todos os versículos.
A expressão bispo, também significava, uma administração no sentido de cuidar, como na figura de um pastor de ovelhas, não como título. Ver Atos 20:29 que diz: 28 Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.
Jesus é o que cuida, e administra as nossas almas, veja:
1 Pedro 2:25 – 25 Porque éreis como ovelhas desgarradas; mas agora tendes voltado ao Pastor e Bispo das vossas almas.
Não, como eles dizem e traduzem hoje em dia, para inspetor, supervisor, comandante, principal, maioral, como sacramento da ordem, hierarquias eclesiásticas.
Erro grotesco, dizer que isto é um título, só para tirarem vantagens encima dos menos avisados, Não existe hierarquia no reino de Deus, foi Jesus Cristo que disse: veja em Mateus 18:1 ao 4
1 NAQUELA mesma hora chegaram os discípulos ao pé de Jesus, dizendo: Quem é o maior no reino dos céus? E Jesus, chamando um menino, o pôs no meio deles, 3 E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus.4 Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus.
Veja também Mateus 23:1 ao12 que diz:
1 ENTÃO falou Jesus à multidão, e aos seus discípulos,
2 Dizendo: Na cadeira (posição na lei)de Moisés estão assentados os escribas e fariseus.(todos aqueles que mudam a lei para proveito próprio, e se exibem de sua falsa sabedoria)3 Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem; 4 Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com o dedo querem movê-los;5 E fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens; pois trazem largos filactérios, e alargam as franjas das suas vestes,6 E amam os primeiros lugares nas ceias e as primeiras cadeiras nas sinagogas,7 E as saudações nas praças, e o serem chamados pelos homens; Rabi, Rabi.8 Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi, porque um só é o vosso Mestre, a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos.9 E a ninguém na terra chameis vosso pai,(no sentido de dar honra a estes, papa, pastor, padre, bispo, reverendo, e etc…) porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus.10 Nem vos chameis mestres,(Teólogos, Phds, Professores ou qualquer outro título) porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo.11 O maior dentre vós será vosso servo. (sem hierarquia, um servindo ao outro)12 E o que a si mesmo se exaltar (viver de títulos, querer ser maior e melhor do que os outros) será humilhado (nada é, e nada terá) e o que a si mesmo se humilhar ( viver amando o próximo, e obedecer as sã palavras de Jesus) será exaltado.
Na verdade eles são mais para desobedientes, do que para servos.
Porque eles não obedecem as palavras do mestre Jesus?
Veja o que o enviado (apóstolo) Paulo disse em Tito 1:16 que diz:
16 Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda a boa obra.
A de se notar que os alunos (discípulos) de Jesus, fizeram conforme foram aprendido, não se ler nas escrituras, eles sendo chamado por nenhum título, e sim de servo. Se foi dito, que alguns são chamados e designado para um serviço especifico na obra do Senhor, e que os mesmo não teriam galardões terrenos, e sim nos céus.
Até a próxima!
David Bezerra.