21A língua tem poder sobre a vida e sobre a morte; os que a usam habilmente serão recompensados. (Provérbios 18:21)
1Caros irmãos, não vos torneis muitos de vós mestres, porquanto sabeis que nós, os que ensinamos, seremos julgados com maior rigor. 2Afinal, todos tropeçamos de muitas maneiras. Se alguém não peca no falar, tal pessoa é perfeita, sendo igualmente capaz de dominar seu próprio corpo. 3Ora, ao colocarmos freios na boca dos cavalos, para que eles nos obedeçam, conseguimos controlar o animal todo.
4Observai, por exemplo, os navios: embora sejam de grande porte e impelidos por fortes ventos, são dirigidos por um leme muito pequeno, de acordo com a vontade do piloto. 5Do mesmo modo a língua é um pequeno órgão do corpo, no entanto se vangloria de grandes realizações. Vede como um bosque imenso pode ser incendiado apenas por uma fagulha. 6Semelhantemente, a língua é fogo; é um mundo de iniquidade; a língua está localizada entre os órgãos do nosso corpo, e pode contaminar a pessoa por inteiro, e não somente põe completamente em chamas o curso da nossa existência, como acaba, ela mesma, incendiada pelo inferno. 7Pois toda espécie de feras, aves, répteis e criaturas marinhas é possível domar e, de fato, tem sido domada pelos seres humanos; 8a língua, contudo, nenhuma pessoa consegue dominar. É um mal incontrolável, cheia de veneno mortal. 9Com a língua bendizemos o Senhor e Pai, porém com ela amaldiçoamos nossos semelhantes, criados à imagem de Deus. 10Da mesma boca procedem bênção e maldição. Meus queridos irmãos, isso não está certo! 11Acaso pode, uma mesma fonte, jorrar água potável e água salobre? 12Ora, meus irmãos, é possível que uma figueira produza azeitonas ou uma videira, figos? Assim, também, uma fonte de água salgada não pode jorrar água doce. Cultivemos a sabedoria dos céus 13Quem, dentre vós, é sábio e tem verdadeiro entendimento? Que o demonstre por seu bom proceder cotidiano, mediante obras praticadas com humildade que têm origem na sabedoria. 14No entanto, se abrigas em vosso coração inveja, amargura e ambição egoísta, não vos orgulheis disso, nem procureis negar a verdade. 15Porquanto, esse tipo de sabedoria não vem dos céus, mas é terrena; não é celestial, mas demoníaca. 16Pois, onde existe inveja e rivalidade, aí há confusão e todo tipo de atitudes maléficas. 17Porém, a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura, repleta de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sem hipocrisia. 18Ora, a justiça é a colheita produzida por aqueles que semeiam a paz. (Tiago 3)
Alguém fala mal de você?
Sua boca está ocupada falando sobre todos os problemas em sua vida? Parece que sua boca tem vontade própria? Coloque sua língua em um curso de imersão para a vitória. Você pode controlar as palavras que fala e fazê-las trabalhar para você! Esse estudo lhe mostrará como treinar sua língua para dizer palavras que o colocarão em um lugar superior nesta vida. O estudo enfatiza que falar a Palavra de Deus deve vir acompanhado de viver uma vida em completa obediência à Bíblia para ver o pleno poder do Eterno Deus fluindo em sua vida.
“Domadores da língua”
“Tens visto um homem precipitado no falar? Maior esperança há para um tolo do que para ele.” (Provérbios 29:20)
“O que responde antes de ouvir comete estultícia que é para vergonha sua.” (Provérbios 18:13)
“Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo.” (Mateus 12:36)
“Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.” (Efésios 4:29)
“O homem se alegra em responder bem, e quão boa é a palavra dita a seu tempo!” (Provérbios 15:23)
“O que guarda a sua boca e a sua língua guarda a sua alma das angústias.” (Provérbios 21:23)
“A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.” (Provérbios 15:1)
“A língua benigna é árvore de vida, mas a perversidade nela deprime o espírito.” (Provérbios 15:4)
“Até o tolo, quando se cala, é reputado por sábio; e o que cerra os seus lábios é tido por entendido.” (Provérbios 17:28)
“As palavras do mexeriqueiro são como doces bocados; elas descem ao íntimo do ventre.” (Provérbios 18:8)
“Porque Quem quer amar a vida, E ver os dias bons, Refreie a sua língua do mal, E os seus lábios não falem engano.” (1 Pedro 3:10)
“Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã.” (Tiago 1:26)
“A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto.” (Provérbios 18:21)
Assista a Palestra da Missionário cristã Joyce Meyer contextualizando com a mensagem do Estudo.
OU
_______