Uma pessoa que ingeriu comida ou água contaminada terá sintomas entre 12 horas e cinco dias após o consumo. Se não for tratada, ele ou ela vai morrer dentro de horas.
Surtos de cólera geralmente ocorrem nas comunidades mais pobres, com o pior sistema de saneamento e purificação de água, e seguem desastres, particularmente tsunamis e inundações. Esses desastres expõem muitas pessoas a bactérias do mar que podem contaminar os sistemas de água. Surtos de cólera frequentemente acompanham inundações que deixam o esgoto não tratado nas fontes de água potável das pessoas. A diarreia do doente contribui para a contagem bacteriana da água e os riscos de transmissão. Áreas como favelas periurbanas e acampamentos superlotados para pessoas deslocadas internamente, onde os requisitos mínimos de água potável e saneamento não estão sendo atendidos, podem aumentar o risco de transmissão da cólera, caso as bactérias estejam presentes ou sejam introduzidas.
A cada ano, 1,3 a 4 milhões de casos de cólera são registrados e 21.000 a 143.000 pessoas em todo o mundo morrem por causa disso.
A chave para prevenir e interromper a epidemia de cólera é purificar sua água. Use água purificada para tudo que envolve ingestão, como lavar louça, escovar os dentes, preparar comida. Para certificar-se de que sua água é segura para beber e usar, deixe ferver por pelo menos um minuto. Lembre-se sempre de guardar sua água em um recipiente limpo e coberto.
6 Melhores Maneiras de Armazenar Suprimentos de Emergência em um Pequeno Espaço
Além disso, lembre-se sempre de lavar as mãos com sabão antes de comer ou manusear alimentos. Você também deve lavar as mãos depois de usar o banheiro, depois de limpar seu filho, e depois de cuidar de alguém doente com diarreia.
Outra maneira de prevenir a cólera é usar sistemas de saneamento para descartar as fezes. Evite defecar em qualquer massa de água. Depois de defecar, crie o hábito de sempre lavar as mãos com sabão e água potável. Caso não haja banheiros disponíveis, especialmente durante desastres, defecar pelo menos 30 m de qualquer massa de água e depois enterrar seus resíduos. Você pode escavar banheiros temporários que são pelo menos a meio metro de profundidade e 30 m de qualquer corpo de água.
[Sobrevivencialismo] Como Fazer sua Própria Penicilina… Só por Precaução
Quando cozinhar alimentos, especialmente frutos do mar, cozinhe bem. Certifique-se de cozinhar mariscos, como caranguejos e lagostins, até que estejam muito quentes durante todo o tempo. Evite comer qualquer alimento cru além de frutas e verduras que você mesmo descascou.
Além disso, é importante limpar com segurança. A cozinha e os locais onde a família toma banho e lava roupas devem ser devidamente limpos após o uso. Purifique-se, sua família, fraldas e roupas a 30 metros de fontes de água potável.
[Sobrevivencialismo] 5 Habilidades que Você Precisa Aprimorar Agora
Aqui estão outras coisas que você precisa lembrar sobre a cólera:
* O risco de cólera é baixo até que algum outro desastre perturbe o saneamento.
* As áreas costeiras têm um risco maior de ter problemas de cólera do que as áreas do interior.
* As áreas do interior não são imunes à cólera. As fontes de água locais também podem ser infectadas por um migrante – seja ele marisco importado ou humano.
* As grandes cidades são zonas de alto risco se praticarem saneamento precário.
O saneamento adequado é a chave para prevenir a cólera e outros surtos bacterianos.
9 Superalimentos que Você Pode Cultivar em Casa, sem Gastar uma Fortuna
Fontes:
– Natural News: Avoiding cholera after SHTF: What you need to know to be prepared
– Beans Bullets Bandages and You: PrepperMed 101: Cholera, the Follow-Up Disaster
– WHO: Cholera
– CDC: Five Basic Cholera Prevention Steps