Em The Screwtape Letters, C. S. Lewis sugere que cometemos dois erros em relação ao diabo.
Um deles é dar a ele mais autoridade do que ele merece, então ele pode fazer tudo que quiser.
O outro é negar que ele existe, então ele pode fazer o que quiser.
As pessoas geralmente pensam em Satanás como um símbolo do mal, pintado de vermelho com uma cauda, e aquelas coisas dos desenhos. Ele fica mais feliz em ser ignorado do que temido.
Mas é impossível negarmos a sua obra: destruir corações e lares, abusos, doenças e imoralidade. Até mesmo aqueles que não admitem a existência de Satanás precisam admitir a existência do satanismo. Em alguns lugares dos EUA, a adoração a Satanás está crescendo dez vezes mais rápida do que a igreja cristã. Nos anos recentes, a Bíblia Satânica já vendeu mais do que a Bíblia Sagrada em muitas livrarias universitárias.
O texto de hoje está sendo escrito para convencê-los de que Satanás é real e derrotado. Ele quer que você acredite que nenhuma dessas duas coisas é verdadeira.
A escolha será sua.
ADMITA SUA EXISTÊNCIA.
Quem é Satanás?
Satanás aparece com vários nomes na Bíblia.
Os dois que mais conhecemos melhor são: “Satanás” e “diabo”.
O primeiro significa “acusador” e é encontrado 34 vezes na Bíblia. Aquele que nos acusa e abusa. Diabo é encontrado 36 vezes no Novo Testamento e literalmente significa “caluniador”.
Satanás também é conhecido como a “antiga serpente”, o “dragão” e o “maligno”. A descrição que Jesus faz da obra de Satanás está perturbadoramente resumida em João 8:42-47.
42Replicou-lhes Jesus: “Se Deus fosse vosso Pai, vós me amaríeis, pois Eu procedo de Deus e estou aqui. Eu não vim por mim mesmo, mas Ele me enviou. 43Por que vós não podeis entender minha linguagem? É porque vós sois incapazes de ouvir a minha Palavra. 44Vós pertenceis ao vosso pai, o Diabo; e quereis realizar os desejos de vosso pai. Ele foi assassino desde o princípio, e jamais se apoiou na verdade, porque não existe verdade alguma nele. Quando ele profere uma mentira, fala do que lhe é próprio, pois é um mentiroso e pai da mentira. 45Mas, porque Eu digo a verdade, vós não credes em mim. 46Quem de vós pode me condenar por algum pecado? E, se Eu estou dizendo a verdade, por que vós não credes em mim? 47Aquele que é de Deus, ouve as palavras de Deus. Entretanto, vós não ouvis; porque não sois de Deus.” Antes de Abraão, Eu Sou.
Primeiro: Satanás afirma ser possuidor de todas as almas não salvas.
Em João 8, nosso Senhor se refere aos seus inimigos como filhos de seu “pai” satânico (v. 44). Ele é o “deus dessa era” (2 Coríntios 4:4), o “príncipe desse mundo” (João 12:31) que controla essa era caída (1 João 5:19). Os cristãos vivem num mundo dominado por Satanás. Somos soldados parados em solo inimigo, vivendo num território ocupado.
Segundo: o diabo cega nossas mentes contra a verdade.
Ele é um “mentiroso e o pai da mentira” (João 8:44). É por isso que a pessoa que não recebeu o Espírito Santo não pode entender as coisas de Deus (1 Coríntios 2:14). Satanás deseja destruir a semente da Palavra dos corações que mais necessitam dela (Mateus 13:1-9).
Terceiro: Satanás mente sobre a Palavra de Deus.
Desde Gênesis 3 até os dias de hoje, ele manipula a verdade das Escrituras para nos engambelar. O mesmo que citou a Bíblia para tentar Jesus (Mateus 4:1-11) irá embaralhar a palavra de Deus para nos enganar também. Nem tudo que ouvimos ser ensinado como a verdade de Deus o é. Nosso inimigo pode citar a Bíblia melhor do que nós, mas sempre com um fim diabólico.
Quarto: o diabo é um “assassino desde o princípio” (João 8:44).
Satanás é um leão a rugir, procurando alguém para devorar (1 Pedro 5:8). Aqueles que servem à sua causa se engajam em ataques físicos, emocionais e sexuais uns contra os outros e o resto de nós. O mestre deles nada mais quer do que uma destruição total da raça humana e especialmente do povo de Deus.
Quinto: Satanás governa os demônios.
Eles servem como seus asseclas e soldados na sua luta em andamento contra o Senhor e Seus filhos.
Em essência, Satanás de opõe a Deus.
Em João 8, ele inspirou os líderes religiosos a quererem a morte de Jesus. Ele depois os liderou levando-os a crucificarem nosso Senhor.
Satanás é o oposto de Deus em tudo:
- Nosso Senhor é luz; Satanás é a escuridão.
- Deus é santo, o fogo consumador; o diabo é o pecaminoso, repugnante, derrotado.
- Deus é Espírito; Satanás é a carnalidade ímpia.
- Deus te ama; Satanás te odeia.
- Deus deu Seu Filho por você; Satanás tomará sua alma.
- Deus é o seu Pai; o diabo é o seu inimigo.
NÃO DÊ A ELE TANTO PODER ASSIM
Satanás é real, mas ele também é um derrotado. Jesus veio para o mundo para derrotar a obra do diabo (1 João 3:8). Quando nosso Senhor morreu na cruz, o pecado morreu. Quando Ele levantou do seu túmulo, o túmulo perdeu. Um dia Satanás será jogado no lago de fogo e será atormentado dia e noite por toda eternidade (Apocalipse 20:10). Satanás não reinará no inferno, ele sofrerá sua punição lá para todo sempre.
Satanás está em guerra contra nosso Pai, e nós somos o campo de batalha onde este conflito está acontecendo. Ele não pode ferir Deus, então, ele ataca Seus filhos. A melhora maneira de ferir-Me é atacando Meus filhos.
Na nossa guerra espiritual com esse inimigo, quem de nós vencerá?
Primeiro: resistir a ele com a força de Deus.
“Portanto, sujeitai-vos a Deus. Resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós!” (Tiago 4:7). O momento no qual você é tentado, submeta o problema à Deus e escolha resistir: “e não deis lugar ao Diabo.” (Efésios 4:27). Nunca será fácil resistir ao pecado quando ele primeiramente aparecer em sua mente ou coração.
Segundo: clame sua vitória no poder de Deus.
Seu Pai prometeu que não permitirá tentação sem te dar a força necessária para combate-la (1 Coríntios 10:13). O momento que o inimigo aparecer na sua vida, mantenha-se firme nessa promessa. Assuma a vitória que Ele te prometeu.
Terceiro: vista-se com a armadura do Espírito Santo.
Efésios 6 nos exorta: “Fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder! 11Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do Diabo; 12Porquanto, nossa luta não é contra seres humanos, e sim contra principados e potestades, contra os dominadores deste sistema mundial em trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.”
Essa “armadura” espiritual inclui a Verdade, a Justiça, o Evangelho, a Fé, a Salvação, a Palavra de Deus e a oração (vv. 14-18). Permaneça neles. Pratique-os. Confie neles como o poder de Deus na sua vida. E eles serão a sua vitória.
Então, espere ser tentado pelo seu inimigo mortal.
Leões só rugem quando vão atacar. Permaneça no poder de Deus hoje. Quando você falhar, volte-se para Deus pedindo pelo perdão, graça e vitória.
E a próxima vez que o diabo lembra-lo do seu passado, lembre a ele do seu futuro!
Fonte: https://efesios612.com/2019/04/21/existe-mesmo-uma-criatura-chamada-satanas-por-ai-para-destruir-essa-geracao/