Você não leu errado. Futuramente um porco pode ser o animal a salvar a vida de alguém que esteja precisando de doação de órgãos. Pesquisadores do Instituto Nacional de Saúde de Bethesda, nos EUA, fizeram experimento com o coração de um suíno e os resultados foram otimistas para a nova possibilidade.
Cientistas conseguiram manter corações dos porcos funcionando dentro de babuínos por mais de um ano, sem rejeição, um tempo recorde para o experimento.
No estudo, foram analisados cinco primatas e cada um deles teve um coração de porco ligado às próprias veias. Não foi um transplante ao pé da letra, uma vez que o órgãos dos babuínos foram mantidos junto com os novos. Mas a ideia da pesquisa era justamente observar e evitar os mecanismos de rejeição, um dos maiores empecilhos desses procedimentos.
O experimento foi um primeiro passo na direção dos transplantes interespécies – chamados de xenotransplantes , e o principal objetivo dos cientistas era ver a possibilidade de órgãos de animais serem transplantados em seres humanos. É por isso que esses dois bichos foram escolhidos para o estudo, pois eles tem características muito próximas aos seres humanos.
Crédito da Foto: Thinkstock
FONTE: YAHOO
Leia também: ‘Engenharia genética pode fazer porcos doarem órgãos para humanos’