Apenas a título de curiosidade e debate, faço algumas indagações que talvez sejam apropriadas a todos os adventistas e ex-adventistas.
A primeira: Ao passo que os adventistas cristãos estudam as lições da escola sabatina, porque as sinagogas judaico-adventistas estudam as parashiot?
A segunda: Enquanto as congregações judaico-messiânicas (que crêem em Yeshua – Jesus, e aceitam gentios em seu meio) estudam as parashiot (porções da Torah), mais as hartarot (Profetas), mais trechos do “Novo Testamento” (B’rit Chadashá), por que as sinagogas judaico-adventistas (que também crêem em Yeshua) estudam apenas as parashiot com as haftarot, deixando de lado a B’rit Chadashá, seguindo o costume dos judeus ortodoxos, reformistas, progressistas, etc. (estes não crêem que Yeshua seja o Mashiach)? Isto ocorre tanto nas sinagogas judaico-adventistas do Brasil ( http://www.bbts.org.br) quanto no World Jewish Adventist Friendship Center (http://www.jewishadventist.
Envio, anexo, um arquivo correspondente à porção da Torah que está disponível no site http://www.bbts.org.br/parashaElofer/003_Parasha-Behar-Behoukotai.pdf , bem como um arquivo com a tabelas das parashiot, haftarot e b’rit chadashá que os judeus messiânicos estudam, disponível no sitehttp://www.ensinandodesiao .org.br/ home/tabela_parashiot.pdf . e através de uma simples pesquisa na internet pode-se constatar que as congregações judaico-messiânicas, embora sejam autonômas, têm crenças similares.
A terceira: Diferentemente dos Adventistas do Sétimo Dia cristãos – que são obrigados a professar o credo adventista das 27 crenças fundamentais, por que as congregações judaico-adventistas professam apenas crenças correlatas, paralelas, que são uma adaptação dos 13 princípios da fé segundo Maimônides, conforme se pode ver no site da World Jewish Adventist Friendship Center (http://www.jewish adventist.org) que é ligado à Conferência Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia não precisando crer, nem nas 27 crenças fundamentais (credo adventista do sétimo dia), incluída aí a pretensa inspiração de Ellen G. White?
Os Treze Princípios da Fé – segundo Maimônides “Ani Maamin” – Creio plenamente:
-
Creio plenamente que D’us é o Criador e guia de todos os seres, ou seja, que só Ele fez, faz e fará tudo.
-
Creio plenamente que o Criador é um e único; que não existe unidade de qualquer forma igual à d’Ele; e que somente Ele é nosso D’us, foi e será.
-
Creio plenamente que o Criador é incorpóreo e que está isento de qualquer propriedade antropomórfica.
-
Creio plenamente que o Criador foi o primeiro (nada existiu antes d’Ele) e que será o último (nada existirá depois d’Ele).
-
Creio plenamente que o Criador é o único a quem é apropriado rezar, e que é proibido dirigir preces a qualquer outra entidade.
-
Creio plenamente que todas as palavras dos profetas são verdadeiras.
-
Creio plenamente que a profecia de Moshê Rabeinu é verídica, e que ele foi o pai dos profetas, tanto dos que o precederam como dos que o sucederam.
-
Creio plenamente que toda a Torá que agora possuímos foi dada pelo Criador a Moshê Rabênu.
-
Creio plenamente que esta Torá não será modificada e nem haverá outra ortorgada pelo Criador.
-
Creio plenamente que o Criador conhece todos os atos e pensamentos dos seres humanos, eis que está escrito: “Ele forma os corações de todos e percebe todas as suas ações” (Tehilim 33:15).
-
Creio plenamente que o Criador recompensa aqueles que cumprem os Seus mandamentos, e pune os que transgridem Suas leis.
-
Creio plenamente na vinda do Mashiach e, embora ele possa demorar, aguardo todos os dias a sua chegada.
-
Creio plenamente que haverá a ressurreição dos mortos quando for a vontade do Criador.
(Fonte: http://www.chabad.org.br/biblioteca/artigos/rambam/home.html)
Só falou besteira, daquilo que nada sabe. Pelo visto, esse daí nunca foi a uma congregação Judaico-Adventista.