O ANJO DO ABISMO
A Bíblia revela que houve outrora harmonia e total lealdade ao Criador nas cortes celestes. Os anjos do Senhor ali viviam triunfantes, em gozo santo e em delícias. Louvavam e serviam continuamente ao seu Autor. Mas eis que uma nota dissonante se fez ouvir em meio aos gloriosos acordes e aleluias. Partira exatamente do regente da magnífica orquestra celeste, um ser glorioso e de excepcional poder e beleza. Ocupava, ele, cargo assaz elevado na hierarquia universal. Era o “querubim da guarda ungido” que permanecia “no monte santo de Deus (…) em meio ao brilho das pedras”, e que se comparava à “estrela da manhã” e a um “filho da alva”.
Lúcifer, o portador de luz, permitiu que sua formosura o embriagasse por tal modo que pretendeu situar-se acima do próprio Altíssimo. “Subirei ao Céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono (…) subirei acima das mais altas nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo”, arquitetava intimamente. Assim, negava pela primeira vez na História do Universo os justos princípios da lei divina ao amar mais a si do que a Deus. Desrespeitava a proposição dessa lei quanto à relação criatura-Criador: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento”.
A rebelião de Lúcifer contra a lei de Deus criara raízes bastante profundas no seu coração. Logo, passou a afetar também os demais anjos, criaturas de Deus como ele, fazendo-os desconsiderar também a santa norma, e perturbando o relacionamento entre aqueles que anteriormente desconheciam quaisquer outros sentimentos entre si que não fossem baseados no amor ao próximo e no amor a Deus.
Lançando a campanha subversiva, “o filho da alva”, a “estrela da manhã” atraiu, por seu resplendor e influência, “a terça parte das estrelas do Céu”. Fez, em seu egoísmo, com que um terço dos anjos rompessem o elo de perfeita obediência que os prendiam ao Eterno Deus e aos demais que Lhe permaneceram leais. Começou, portanto, sua escalada descendente não amando a Deus sobre todas as coisas, o que o conduziu a também não amar seus semelhantes como a si mesmo. Bem disse o salmista que “um abismo chama outro abismo”.
Nessas circunstâncias, “houve peleja no Céu”. E “pelejaram o dragão (ex-Lúcifer) e seus anjos; todavia não prevaleceram; nem mais se achou o lugar deles”. A justiça derrotou a injustiça; a verdade triunfou sobre a falsidade!
Ele “jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere a mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira”. Assim Cristo o descreveu muitos milhares de anos após sua queda – pelo menos depois de aproximadamente 4.000 anos de história humana.
A batalha no Céu representou apenas um lance na grande guerra que prossegue através dos séculos. E a Terra tem sido a grande arena onde se travam os tremendos combates entre o bem e o mal.
Portanto, desde quando existe a lei de Deus? A resposta parecerá bem clara a esta altura: desde a eternidade, pois sendo que “pecado é transgressão da lei” e diante do fato de que “onde não há lei, também não há transgressão” conclui-se que o primeiro a pecar, desobedecendo aos termos da divina constituição, foi Lúcifer. Desgraçadamente, ele fez com que tantos anjos como homens o acompanhassem em sua iniquidade. Estes, em consequência disso, conheceram a morte e o sofrimento. “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens porque todos pecaram”.
Quando, no Jardim do Éden, Satanás conseguiu tentar e atrair Adão e Eva para o seu lado, ele pensou que eles e seus descendentes (você e eu) seriam seus escravos para sempre. Mas Deus interferiu no plano de Satanás, enviando o Senhor Jesus Cristo para nos libertar. Essa é uma das razões por que o Senhor Jesus morreu na cruz.
Hoje, cada ser humano tem a oportunidade de se colocar ao lado do Eterno Deus. Aqueles que assim o fizerem estarão assegurando para si mesmos a vida eterna e um lugar para sempre no reino de Deus.
SINOPSE OU UM RESUMO DO 34º HANGOUT
TEMA: LÚCIFER – SATANÁS, O PRÍNCIPE DA POTESTADE DO AR! A ORIGEM E A QUEDA DE SATANÁS!
LÚCIFER era o Sinete da perfeição. Ezequiel 28:12-16.. Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor DEUS: Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura.
Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados.
Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.
Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti.
Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas. No livro de Lucas, está o relato da tentação de Jesus. Ali o diabo declara que: V 6: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero. Jesus o repreendeu.
Era Querubim da guarda celestial, grande posto de comando sobre os anjos.
Isaías 14:13 – A QUEDA DE LÚCIFER – E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.
Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.
Começou a se imaginar semelhante ao Altíssimo.
MIGUEL- SEMELHANTE A DEUS – # JESUS #
Enquanto Lúcifer queria subir acima das estrelas de Deus, JESUS desceu a esse mundo com missão de salvar os pecadores, fazendo-se homem, e por Ele somos salvos. Filipenses 2:5
Tiago 1:13-16 Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.
Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.
Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.
Não erreis, meus amados irmãos.
(CONCUPISCÊNCIA = INIQUIDADE= COBIÇA).
Isaías 9:15 – A CAUDA DE SATANÁS – (O ancião e o homem de respeito é a cabeça; e o profeta que ensina a falsidade é a cauda).
CAUDA = PROPAGAR MENTIRAS.
I João 3:4 – O QUE É PECADO? = TRANSGRESSÃO DA LEI!
Provérbios 27:4 – O QUE É INVEJA? = CRUEL É O FUROR, MAS QUEM PODE ENFRENTAR À INVEJA?
Satanás estava propondo aos anjos, novidades, liberdade;…e isso é SEDUTOR, não precisavam mais estar debaixo das ordens do Criador. E tudo que as pessoas querem é serem LIVRES, então satanás propõe a ANARQUIA, e uma sociedade sem LEI, onde prevalece o mais FORTE. Satanás sabia que ele era o mais forte e prevaleceria a todos os anjos.
Se Deus der liberdade, você pode viver no pecado do jeito que quiser. Exemplo: Se meu vizinho jogar lixo no meu quintal, eu posso ir até ele e matá-lo. Mas ele pode vir até mim, e matar meu filho também. O livre arbítrio tem que ser vivido com responsabilidade, senão vira TIRANIA. A minha liberdade , ela termina quando começa a sua.
Mas lá no céu, aqueles anjos, eles não tinham noção do que seria uma ANARQUIA, nunca tinha acontecido antes uma igual no céu, para que pudessem comparar.
A LEI DA LIBERDADE Tiago 1:25 – Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecediço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.
Somos livre dentro de um certo limite! Se não tem Lei, vira o Caos, e satanás queria Ordem no Caos.
O livre arbítrio foi o que levou satanás a pecar.
O mesmo livre arbítrio, também é a condição para que possamos amar.
Somos livres para escolher entre o bem e o mal.
O que satanás propôs foi uma UTOPIA, uma MENTIRA! E o que ele fez com os anjos, fez também com Eva. A árvore no Jardim, simbolizava o ( NÃO ).
O amor para existir, ele tem que coexistir com o NÃO.
O amor só existe quando temos a possibilidade do SIM e do NÃO.
O Apóstolo PAULO nos disse que o amor é sofredor!.
Ler também: Salmo 15:1 e Salmo 24:3
Santo Monte – Santo Lugar = Santuário.