NÃO ESPECIFICADO — CERCA DE 1754: Deus criando Eva da costela de Adão. Bíblia Gênesis. Ilustra o conceito de Thales de terra plana flutuando na água com ar e fogo acima. Quatro elementos gregos. Extraído de Margarita Philosophica (The Pearl of Philosophy), de Gregor Reisch (Basileia, 1508). Xilogravura. (Foto por Universal History Archive / Getty Images)
A monografia abaixo, da autoria de Fernando Carvalho Birznek sobre “A EVOLUÇÃO DAS TEORIAS COSMOLÓGICAS: DA VISÃO DO UNIVERSO DOS POVOS ANTIGOS ATÉ A TEORIA DO BIG BANG”, apresentada em 2015 como trabalho de conclusão de curso para a obtenção do titulo de Licenciado em Física na Universidade Federal do Paraná, resume as narrativas da criação ou surgimento do Universo desde a fase em que a Humanidade acreditava na existência e intervenção de espíritos ou deuses até os dias de hoje em que a Ciência pretende ter a explicação para tudo, sem que haja necessidade de recorrer à crença em Deus,
O relato bíblico do Gênesis sequer é citado, fundamentando o autor apenas em resumos de relatos mitológicos de diferentes povos, os quais sabemos ser derivados da Revelação original feita por Deus a Adão e deturpada por aqueles que se afastaram da crença no único Deus criador de todas as coisas. Contudo, é possível perceber ainda nessas outras narrativas resquícios do relato original, preservado pelos patriarcas e profetas bíblicos, especialmente Moisés.
Para o autor do trabalho, o retorno à crença na cosmologia bíblica nos primeiros séculos da era cristã representou um retrocesso intelectual e científico. Seu posicionamento é, contudo, mais honesto do que a opinião de teólogos e pesquisadores cristãos adventistas que tentam negar a revelação da criação da terra plana, cercada por águas e posicionada sobre elas, sendo coberta por um domo onde estão o sol, a lua e as estrelas e acima do qual mora o próprio Deus, afirmando que a suposta “Teria da Terra Plana” teria sido criada no século XIX para denegrir a imagem do cristianismo e minar a confiança na Bíblia, na qual de fato não acreditam.
Tanto Michelson Borges quanto outros teólogos adventistas metidos a cientistas, e especialmente o ex-presidente da Sociedade Criacionista Brasileira, Ruy Vieira, baseam-se no livro Inventando a Terra Plana do satanólogo Jeffrey Burton Russell para negar a Revelação divina sobre o formato da Terra. Uma vergonha para a Igreja que se dizia “o povo da Bíblia”!
Baixe a monografia clicando neste link: “Monografia_Fernando_Carvalho_Birznek – A EVOLUÇÃO DAS TEORIAS COSMOLÓGICAS DA VISÃO DO UNIVERSO DOS POVOS ANTIGOS ATÉ A TEORIA DO BIG BANG”
Link original: http://fisica.ufpr.br/grad/Monografia_Fernando_Carvalho_Birznek.pdf