O Kasadyaan Festival é um evento anual que une as pessoas na cidade de Alabel, na província de Sarangani, nas Filipinas. Esta celebração de uma semana é uma mistura de atividades culturais (tribais), serviços religiosos, eventos esportivos, concursos de beleza, música mundana e dança secular.
Durante o Festival Kasadyaan de 2019, foi realizada uma missa católica na sexta-feira, 6 de setembro de 2019 e um culto inter-religioso na terça-feira, 10 de setembro de 2019. [1] A participação no serviço inter-religioso incluiu católicos romanos, adventistas do sétimo dia, evangélicos, muçulmanos. e outras igrejas cristãs não-denominacionais. [2]
“Vozes que agora devem ser ouvidas apresentando a verdade são silenciosas. As almas estão perecendo em seus pecados, e ministros, médicos e professores estão dormindo . Acorde os vigias! (Pacific Union Recorder, 20 de fevereiro de 1908).
Um dos desafios mais aterradores e inexplicáveis que o adventismo enfrenta hoje é o silêncio absoluto da parte daqueles que deveriam estar falando em voz alta e clara. É inescrupuloso e perturbador saber que alguns ministros e vigias na verdade suprimiram nossa mensagem para nos unirmos a Roma no culto inter-religioso. Por quê? Porque a igreja remanescente da profecia bíblica existe neste período da história da Terra com um propósito – dar o último convite de misericórdia ao mundo que está morrendo:
“O Senhor dá uma verdade especial para as pessoas em uma emergência. Quem se atreve a se recusar a publicá-lo? Ele ordena que seus servos apresentem o último convite de misericórdia ao mundo. Eles não podem permanecer calados , exceto por perigo de suas almas. ” (Grande Conflito, 609).
Será que realmente acreditamos que Deus nos salvará e nos protegerá nos próximos dias em que “desligarmos” Sua mensagem e a substituirmos pelo silêncio ou pelas platitudes ecumênicas de Roma? Realmente acreditamos que podemos defender melhor o adventismo permanecendo em silêncio? Como alguém pode acreditar honestamente que o silêncio salvará nossas instituições?
“O próprio Jesus nunca comprou a paz por meio de compromisso. Seu coração transbordou de amor por toda a raça humana, mas Ele nunca foi indulgente com os pecados deles. Ele era amigo demais para permanecer em silêncio enquanto seguiam um caminho que arruinaria suas almas ”(Desire of Ages, 356).
Jesus não ficou calado; e hoje temos uma mensagem de verdade presente do fim dos tempos que foi ordenada por Deus para ser dada a todas as nações, tribos, línguas e pessoas. Nossas vidas no planeta Terra se tornaram tão confortáveis e nossas instituições tão prósperas que, em vez disso, compraremos a paz à custa do nosso silêncio? Deus não permita!
“Acha que posso ficar calado quando vejo um esforço para varrer os pilares da nossa fé?” (3 Mensagens Selecionadas, Vol. 3, p. 38).
Não aprendemos nada na escola sabatina sobre a história da Bíblia? Esquecemos as advertências do Senhor ao Seu povo antigo? O Israel antigo também foi estabelecido para um propósito divino. Eles também receberam uma mensagem para levar. Essas instruções dadas na palavra de Deus são para nós hoje:
- “Fale com eles; diminuir nem uma palavra . ” Jeremias 26: 2.
- “Declare tudo o que você vê.” Ezequiel 40: 4.
- “Avise-os de mim.” Ezequiel 33: 7.
- “Fale com eles tudo o que eu ordeno.” Jeremias 1: 7.
- “Não acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela .” Deuteronômio 4: 2.
- “Porque, se neste momento mantiveres a tua paz … tu e a casa de teu pai serão destruídas” Ester 4:14.
- “Pois não me esquivei de vos declarar todo o conselho de Deus.” Atos 20:27
- “Declarei a tua fidelidade e a tua salvação: não escondi a tua benignidade e a tua verdade da grande congregação.” Salmo 40:10.
- “Não tenhas medo, mas fala, e não te cales.” Atos 18: 9.
“Se Deus abomina um pecado acima de outro, do qual Seu povo é culpado, não está fazendo nada em caso de emergência. A indiferença e a neutralidade em uma crise religiosa são vistas por Deus como um crime grave e igual ao pior tipo de hostilidade contra Deus ”(Testimonies, Vol. 3, p. 281).
Quem se beneficia hoje do nosso silêncio? Quem ganha mais quando diminuímos quase todas as palavras da Mensagem dos Três Anjos? Quem vence quando a verdade bíblica e a história da Reforma são substituídas pelo ecumenismo e o terreno comum por Roma? O Vaticano vence e seu objetivo está completo.
Em vez de se tornarem pregadores da justiça, muitos de nossos ministros se tornaram campeões do silêncio. Eles se desviam de nossa missão divinamente designada e, em vez disso, buscam um terreno comum com o mundo em muitas questões sociais e políticas. Grande parte da igreja hoje perdeu a fé.
Vemos oficiais da igreja se dedicando ao ambientalismo, ecumenismo, romanismo, feminismo e ao movimento LGBT +, em vez de dar ao povo as verdadeiras advertências da palavra de Deus sobre os perigos reais que os ameaçam. E não são apenas alguns no trabalho ministerial que fazem isso; o pecado do silêncio está em todo lugar. Está em nosso trabalho de liberdade religiosa, nosso trabalho humanitário (ADRA), nosso trabalho educacional e até nosso trabalho médico (AdventHealth).
Hoje, a mensagem do santuário, a questão do sábado versus o domingo, a obediência, refletindo o caráter de Deus e outros importantes pilares de nossa fé, são frequentemente negligenciadas, diluídas ou totalmente evitadas. A instituição do casamento está sob ataque. O feminismo e a quebra do sábado entraram na igreja. O relativismo cultural – faça o que é certo aos seus próprios olhos – tornou-se o novo evangelho. Sempre que ficamos calados sobre essas questões, na esperança de não ofender ninguém, acabamos desculpando e tolerando as más ações.
A era da igreja silenciosa deve terminar, porque um povo silencioso não é um povo verdadeiro. Um pastor silencioso não é um verdadeiro pastor. Um vigia silencioso não é um vigia verdadeiro. O silêncio horrível que existe no adventismo não é o resultado da ignorância. É o resultado de desobediência e rebelião voluntárias. O problema hoje é que nosso povo é silencioso de propósito. Não é de admirar que eles possam correr com Roma. Não é de admirar que sejam homens agradáveis.
O atual movimento ecumênico apenas confirma o que já sabíamos. Mais de 100 anos atrás, Deus nos alertou contra o silêncio da nossa mensagem, ao mesmo tempo em que buscamos nos unir àqueles que “se afastam da fé”. A declaração a seguir revela não nossa ignorância, mas nossa desobediência às instruções de Deus. É de admirar por que Roma está rindo de nós?
“O mundo conhece muito pouco das verdades em que acreditamos e, em linhas retas e claras, a mensagem para esse tempo deve ser dada a todo o mundo. A mensagem chega a mim: ‘Acorde os vigias’. Que todos agora entrem em funcionamento … Temos uma mensagem de teste para dar e sou instruído a dizer ao nosso povo: Unificar, unificar. Mas não devemos nos unir com aqueles que estão se afastando da fé, dando atenção a seduzir espíritos e doutrinas de demônios. Com o coração doce, bondoso e verdadeiro, devemos proclamar a mensagem, sem dar atenção aos que se afastam da verdade ”(Review and Herald, 19 de abril de 1906).
Fontes
[1] https://www.facebook.com/kasadyaan/photos/a.107992687223559/121265025896325/?type=1&theater [2] https://www.facebook.com/kasadyaan/posts/126187505404077.Fonte: