O Papa Francisco usou sua mensagem da Páscoa para defender um “salário básico universal” socialista.
Ao escrever para os líderes e organizadores de todo o mundo, Francis disse que a renda básica universal, algo que apenas os políticos americanos de extrema esquerda apoiam, atingiria um “ideal”.
“Talvez seja o momento de considerar um salário básico universal que reconheça e dignifique as nobres tarefas essenciais que você realiza”, escreveu Francis. “Isso garantiria e alcançaria concretamente o ideal, ao mesmo tempo humano e cristão, de nenhum trabalhador sem direitos”.
Ele continuou escrevendo que a civilização ocidental precisa “reduzir a marcha” de seu modo de vida “individualista” repleto de “lucros desproporcionais”, uma extensão da plataforma de justiça social que Francisco adotou como o primeiro papa jesuíta da Igreja Católica Romana.
De acordo com a Catholic American Magazine , Francis está orientando os formuladores de políticas em direção a um quadro transformador do pensamento econômico – um que altera completamente o terreno global, como o pagamento universal em dinheiro poderia fazer.
“Minha esperança é que os governos entendam que paradigmas tecnocráticos (centrados no estado ou orientados pelo mercado) não são suficientes para lidar com essa crise ou com outros grandes problemas que afetam a humanidade”, escreveu ele. “Agora, mais do que nunca, pessoas, comunidades e povos devem ser colocados no centro, unidos para curar, cuidar e compartilhar”.
A Espanha é um desses países que já se comprometeu a implementar imediatamente o UBI para atenuar as consequências econômicas do COVID-19. O papa está satisfeito com isso e quer que outros países façam o mesmo, incluindo a América.
Talvez ele tenha perdido essa parte da separação entre igreja e estado.
Fonte: http://www.fulcrum7.com/news/2020/4/15/pope-calls-for-universal-basic-income