Muito provavelmente se está lendo esse texto você é um preparador. Nós, e eu digo isso porque eu me incluo nessa, temos a péssima conduta de nos prepararmos sozinhos. É como se fossemos abandonar nossos entes queridos ou então garantir tudo pra eles durante uma situação de crise, desde alimento à segurança, mas se você já é mais amadurecido no âmbito sobrevivencialista sabe que isso não se aplica a realidade.
Pense comigo, você com certeza deve dominar várias atividades, talvez seja um socorrista, ou até mesmo um instrutor de tiro, mas e a sua esposa? Ela sabe pelo menos o básico das mesmas atividades que você desempenha?
Vamos aqui abordar os 5 pilares do Sobrevivencialismo.
DEFESA
Seus familiares conseguem proteger a residência caso você não esteja em casa? E se alguém sob efeito de drogas atacasse a sua filha adolescente enquanto ela volta do colégio? A defesa é um dos mais importantes aspectos a se pensar quando falamos de preparação, e eu sei que você quer que sua família esteja segura. Leve sua esposa para que tenha seu primeiro contato com o mundo das armas, incentive seus familiares a praticarem um estilo de luta ou um sistema de defesa. Você não é, e nunca será onipresente.
RESGATE
Aqui falamos basicamente de primeiros socorros. A pergunta aqui é a seguinte: E se for você o ferido? Toda a sua família estará desamparada nesse quesito crucial. Não terá ninguém com o mínimo de conhecimento para cuidar de você e se mais outra pessoa necessitar de cuidados ela ficará sem amparo, afinal você está incapacitado. Se você já tem um curso básico de APH e está planejando aumentar ainda mais seus conhecimentos, cogite levar algum familiar com você, talvez em um futuro essa decisão salve a sua vida.
SUSTENTABILIDADE
Você é o único que sabe plantar e cultivar hortaliças? Aqui é aos poucos, mas talvez seja nessa categoria onde seja mais fácil trazer aqueles que estão ao seu redor para dentro da cultura preparadora. A melhor técnica para ser usada é apelar para a questão financeira, todo mundo quer reduzir os gastos e pequenos atos lhe deixam mais preparado e ainda te fazem economizar. Faça uma compra grande e gaste menos gasolina com viagens ao supermercado, plante alguns temperos com seus filhos e faça com que eles cresçam perante essa visão de preparador.
SOBREVIVÊNCIA
Aqui não entra somente a sobrevivência na selva e as habilidades primitivas. Essa palavra é muito ampla e se abrange à todos os cenários. Talvez nem mesmo você tenha se atentado a isso, mas a questão aqui é conseguir trabalhar da melhor forma possível com poucos recursos. Para isso existe uma atividade perfeita que você pode treinar em casa ao lado da esposa: Culinária, os dois podem aproveitar um final de semana e começar a criarem refeições que demandem poucos insumos, e com o passar do tempo evoluir as atividades.
LIBERDADE
Em contraste a sustentabilidade aqui é onde as coisas são mais complicadas. Incutir valores de liberdade nos outros não é fácil, principalmente se a pessoa tem uma visão de mundo contraria a nossa. Entretanto lembre-se, esse pilar é sobreposto sobre todos os outros e é o mais importante, se conseguir trabalhar esse aspecto com as pessoas que você visa ter ao seu lado durante uma situação difícil, todos os anteriores irão se facilitar.
“ — Mas você não me explicou como eu faço todas essas coisas…”
Pessoas diferentes requerem métodos diferentes. Encontre o seu.
Texto escrito por Welthon Tavares