Em 2016, o presidente Obama declarou durante seu discurso sobre o Estado da União que estava colocando o vice-presidente Biden encarregado de realizar um “moonshot” de bilhões de dólares que Biden pediu para curar o câncer após a morte de seu filho. Infelizmente para Biden e para o público em geral, a indústria farmacêutica tem muito a perder com a cura do câncer e muito a ganhar mantendo-a sob controle. (1)
Em 2012, por exemplo, os americanos gastaram 325,8 bilhões de dólares em medicamentos e naquele ano os gastos com medicamentos diminuíram pela primeira vez em décadas. Assim como os remédios para gripes e resfriados geram bilhões de dólares a cada ano para a indústria farmacêutica, o mesmo acontece com os tratamentos contra o câncer que apenas se limitam a manter, em vez de curar, realçando a condição. (2)
Lucrando com câncer
Conforme relatado por Michael Snyder, no site End of the American Dream, os americanos têm uma chance em três de contrair algum tipo de câncer. Para os homens, a probabilidade é mais próxima de 1 em 2. Essas estatísticas dificilmente são chocantes na era moderna, uma vez que todos têm ou conhecem alguém com câncer. (2)
“Em 1940, apenas um em cada dezesseis americanos desenvolveria câncer. Algo aconteceu que fez com que a taxa de câncer neste país explodisse completamente, e está sendo previsto que o câncer logo superará as doenças cardíacas e se tornará a principal causa de morte nos Estados Unidos”, explica Snyder. (2)
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que aproximadamente 14 milhões de pessoas são diagnosticadas com câncer a cada ano. Essa estimativa deve aumentar em 70% nos próximos 20 anos. (2)
“Há muito poucas palavras na língua inglesa que causam mais medo do que a palavra ‘câncer’, mas apesar dos bilhões gastos em pesquisa e de todo o progresso tecnológico que fizemos ao longo dos anos, essa praga continua a aumentar descontroladamente,” disse Snyder. “Por quê isso?” (2)
De acordo com o Global Oncology Trend Report fornecido pelo IMS Institute for Healthcare Informatics, os gastos mundiais com medicamentos contra o câncer aumentaram em 10,3 em 2014 para 100 bilhões de dólares. Em 2010, os gastos com tratamento contra o câncer foram de apenas 75 bilhões de dólares. O instituto afirma que o aumento no preço foi causado pela introdução de novos medicamentos contra o câncer mais caros no mercado entre 2010 e 2014. (3)
Leia também: Como Funciona a Medicina da Doença
Novos tratamentos contra o câncer são caros e, em muitos casos, ineficazes
Murray Aitken, diretor executivo do IMS Institute, observou que o instituto “progrediu enormemente sob uma perspectiva científica na compreensão do câncer” e que “estamos à beira de um grande avanço em termos de tratamento contra o câncer“. (3)
As autoridades de saúde têm afirmado há anos que estão à beira de uma cura para o câncer com o advento de tratamentos novos e mais eficazes. Mas se esses novos medicamentos realmente são uma forma eficaz de manter o câncer sob controle, então por que os diagnósticos de câncer estão aumentando a um ritmo sem precedentes?
Conforme relatado pelo site Health Impact News, no início do século 20, uma pessoa em cada 20 teria câncer. No final da década de 1940, esse número subiu para 1 em 16; e na década de 1970, 1 em 10. Agora, espera-se que 1 em cada 3 pessoas tenham câncer em sua vida. (2)
Para piorar a situação, os bilhões de dólares que a indústria farmacêutica bombeia para tratamentos tradicionais de câncer não são tão eficazes quanto sugerem. A taxa de sobrevivência de cinco anos para aqueles diagnosticados com câncer é de 65 por cento. Os 35% restantes não sobreviverão a esse período. (2)
Felizmente, você não precisa ser outra estatística. Abster-se de drogas e álcool juntamente com uma dieta saudável e equilibrada pode reduzir drasticamente o risco de câncer. Isso salvará sua saúde e seu bolso.
Referências:
(1) – USA Today: Vice President Biden will head pursuit of cancer cure
(2) – Natural News: Why won’t Big Pharma ever cure cancer? They reaped $100 billion on cancer drugs in 2014
(3) – U.S. News: Global Cancer Spending Reaches $100B